Lã de isolamento acústico: características técnicas dos materiais

Lã de isolamento acústico: características técnicas dos materiais
  1. Peculiaridades
  2. Âmbito de aplicação
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Como usar corretamente?

O isolamento e a insonorização do edifício é uma das etapas mais difíceis da construção. O uso de materiais isolantes simplifica muito este processo. No entanto, a questão da escolha dos materiais continua relevante - é necessário escolher um produto adequado, para montá-lo corretamente.

Peculiaridades

A lã de isolamento acústico, mais comumente conhecida como lã mineral, é um material usado para reduzir o nível de ruído ao entrar em uma sala. Este material não deve ser confundido com um análogo de absorção de som, que absorve o ruído dentro da sala, evitando que ele se espalhe para fora da sala.

A base do isolamento amassado são fibras inorgânicas longas e flexíveis obtidas de quartzo, basalto, calcário ou dolomita.

O processo de produção envolve a fusão da base de pedra, após o qual as fibras são retiradas, que são então transformadas em fios.

Folhas à prova de som são formadas a partir dos fios, e o material é caracterizado por um arranjo caótico de fibras. Numerosas "janelas" de ar são formadas entre eles, devido às quais o efeito de isolamento acústico é alcançado.

Os materiais amassados ​​para isolamento acústico têm as seguintes propriedades técnicas:

  • baixa condutividade térmica, que permite o uso de algodão hidrófilo também como isolante;
  • resistência ao fogodevido à base de pedra do material;
  • força - estamos falando de características de alta resistência não de uma única fibra, mas de um lençol de algodão;
  • resistência à deformação, inclusive quando o material é comprimido, aquecido ou resfriado;
  • hidrofobicidade, ou seja, a capacidade de repelir partículas de água;
  • durabilidade - a vida útil dos materiais de isolamento acústico amassados ​​é em média 50 anos.

Âmbito de aplicação

A lã mineral hoje é caracterizada por uma ampla gama de aplicações. O material é utilizado ativamente para isolamento de superfícies expostas a aquecimento, paredes e tetos, proteção contra incêndio de várias estruturas, bem como para isolamento acústico de residências e não residenciais, incluindo instalações industriais.

As seguintes áreas de uso de isoladores de som de algodão são diferenciadas:

  • isolamento da parte externa de gesso e edifícios com dobradiças;
  • isolamento do interior de edifícios - paredes, teto, piso de um apartamento, casa particular, bem como em edifícios residenciais;
  • isolamento de estruturas envolventes multicamadas;
  • isolamento de equipamentos industriais, estruturas de engenharia, dutos;
  • isolamento de estruturas de telhado.

Visualizações

Dependendo da composição, propriedades e âmbito de aplicação, existem 3 tipos principais de lã para isolamento acústico:

Material

Basalto

O material é baseado em basalto, que se distingue por sua resistência. Isso determina os melhores indicadores de isolamento acústico e térmico do produto acabado, a capacidade de suportar o aquecimento, mantendo as propriedades técnicas até uma temperatura de +600 graus.

Para a fabricação de lã de basalto, utilizam-se fibras com comprimento de 16 mm. Seu diâmetro não excede 12 mícrons. Ao contrário da escória e do vidro, este tipo de lã mineral é ecologicamente correto, é conveniente cortar, quando usado durante a instalação, não pica.

Copo

A lã de vidro é um produto do processamento do vidro e do calcário, ao qual se adicionam areia e refrigerante.O resultado é um material forte e resiliente, porém com menor resistência ao fogo. A temperatura máxima de aquecimento é de 500 graus. O material é muito frágil e espinhoso. Forma de lançamento - rolos.

A lã de vidro laminado é bem conhecida mesmo por pessoas que estão longe da construção. Se as regras para instalação segura não forem seguidas, fios finos e longos (até 50 mm) do material penetram instantaneamente na pele. Por isso a instalação da lã de vidro deve ser feita apenas no macacão, protegendo as mãos e os olhos.

Escória

A base do material são as escórias de alto forno, caracterizadas pela acidez residual. Nesse sentido, mesmo uma pequena quantidade de água que penetre no isolamento, desde que colocada em cima do metal, provoca o surgimento de um ambiente agressivo.

Caracterizada pelo aumento da higroscopicidade, a lã de escória não é usada para isolar fachadas e tubulações. O aquecimento máximo possível do material não excede 300 graus.

Ecowool

É um material composto por 80% de celulose reciclada. Inicialmente, o edifício foi isolado com ecowool, mas rapidamente descobriu-se que também era adequado para isolamento acústico. Em termos de propriedades de isolamento térmico, não é inferior à espuma, no entanto, as placas de poliestireno rígido não são adequadas para isolar tubos e outras estruturas complexas.

A instalação do ecowool requer equipamentos especiais, além de ser inflamável e capaz de acumular umidade.

Densidade

Dependendo dos indicadores de densidade, os seguintes tipos de algodão hidrófilo são distinguidos:

Fácil

Indicadores de densidade - até 90 kg / m³. Serve para isolamento térmico e acústico, montado em locais não sujeitos a tensões. Um exemplo deste tipo de materiais é a lã mineral insonorizante P-75 com densidade de 75 kg / m³. É adequado para isolamento térmico e acústico de sótãos e telhados, dutos de sistema de aquecimento, dutos de gás.

Duro

É caracterizado por uma densidade superior a 90 kg / m³, durante a utilização pode ser submetido a alguma carga (o seu grau é determinado pela densidade do algodão). A lã dura P-125, usada para isolar paredes e tetos de edifícios, divisórias internas de instalações, é referida como rígida.

Técnico

É utilizado para isolamento de equipamentos industriais, capazes de suportar cargas significativas. Por exemplo, a lã mineral PPZh-200 é usada no isolamento de estruturas de engenharia, serve para aumentar a resistência ao fogo das estruturas.

Formulário de liberação

Dependendo da forma de liberação, os produtos de lã mineral são dos seguintes tipos.

Esteiras

Conveniente para uso em uma grande área para instalação em tetos falsos, divisórias. Para facilitar o transporte e armazenamento, o material é produzido na forma comprimida, e após abrir o pacote, adquire os parâmetros declarados. A desvantagem é a dificuldade de cortar em pedaços pequenos.

Lajes

Os produtos ladrilhados distinguem-se pelas boas propriedades de isolamento acústico (especialmente quando absorvem o ruído do "ar"), fáceis de instalar. É usado para isolar inclinações de telhados, paredes e tetos. Os indicadores de densidade geralmente não excedem 30 kg / m³

Lajes rígidas

Esse material em lajes é recomendado para absorção de ruído de "impacto". Eles são fáceis de instalar, fáceis de cortar. Um requisito importante é a colocação de uma camada de barreira de vapor entre o material isolante e o piso.

Rolos

O material de dureza pequena a média é geralmente enrolado em rolos. Devido ao seu formato, é conveniente e fácil de transportar, o usuário tem a capacidade de cortar camadas de material com o comprimento desejado. A largura do material é padrão e geralmente é de 1 m.

Finalmente, há lã acústica, que tem uma camada de folha de um lado. O isolamento acústico com material revestido de folha é eficaz, mas adequado para partes externas de edifícios ou ao isolar cuidadosamente o material com folha.

O material com folha não requer impermeabilização adicional, além disso, suas propriedades de isolamento térmico são aumentadas devido à capacidade de refletir a radiação térmica.

A forma de liberação do isolador de folha são rolos e placas de lã de basalto ou fibra de vidro com folha aplicada em um dos lados. A espessura do material é de 5 a 10 cm.

Junto com os indicadores de densidade da lã mineral, seus valores de eficiência térmica, resistência ao fogo e capacidade de isolamento acústico estão crescendo.

Como escolher?

  • Um dos critérios de seleção mais importantes é a densidade do algodão. Quanto maior for esse indicador, maior será o custo da lã mineral, o que se deve ao alto consumo de matéria-prima.
  • Ao comprar lã mineral de certa densidade, vale a pena considerar sua finalidade. Caso seja necessário aumentar o isolamento acústico e da fachada e demais elementos de uma casa particular, deve-se dar preferência à opção de densidade média (50-70 90 kg / m³).
  • A lã de rocha é considerada a melhor opção - é um material ecológico e resistente ao fogo que é conveniente para o trabalho. Em termos de suas características técnicas, supera a lã de vidro e o análogo da escória, porém, o custo também é superior.
  • Se for necessário isolar uma estrutura de formato irregular, é mais conveniente usar uma lã de vidro mais plástica e com densidade baixa ou média (quanto menor a densidade, mais macio é o material, o que significa que é mais fácil de encaixar na superfície de uma forma complexa). No entanto, durante a operação, ele encolhe, o que é importante considerar durante a instalação.
  • Se as propriedades de isolamento térmico do algodão não são menos importantes do que as à prova de som, escolha o algodão com um arranjo caótico de fibras. Esse material, em comparação com análogos orientados verticalmente, contém mais bolhas de ar, o que significa que possui indicadores de eficiência térmica mais elevados.
  • Um parâmetro importante é a permeabilidade ao vapor do material, ou seja, sua capacidade de passar a umidade do vapor sem acumular líquido dentro do material. O valor da permeabilidade ao vapor é especialmente importante ao isolar paredes de edifícios residenciais, principalmente de madeira. A lã de rocha é a melhor barreira de vapor.
  • Na produção, polímeros e outras substâncias são usados ​​como elementos de ligação. É importante que eles não contenham resinas de formaldeído. Nesse caso, a toxicidade do material é inegável.
  • Assim como na compra de qualquer material de construção, ao escolher a lã mineral, você deve parar de escolher produtos de marcas conhecidas. A confiança dos clientes foi conquistada por produtos de fabricação alemã. Marcas como Isover, Ursa, Rockwool têm críticas positivas.

Como usar corretamente?

Ao aplicar o isolamento de lã mineral com as próprias mãos, em primeiro lugar, deve-se ter o cuidado de proteger o trato respiratório superior e a pele. Todos os materiais em consideração tendem a irritar as membranas mucosas do trato respiratório superior em maior ou menor grau.

Uma das regras mais importantes para o isolamento acústico é a estanqueidade absoluta. Todas as juntas entre os materiais devem ser seladas com selante de silicone. O uso de espuma de poliuretano não é recomendado, pois isso não permitirá atingir a estanqueidade.

A forma mais comum de instalações de insonorização é a instalação de estruturas de gesso cartonado com materiais de lã mineral no interior. Em primeiro lugar, você deve engessar as superfícies. Isso não só eliminará os defeitos, mas também aumentará o isolamento acústico da sala.

Além disso, suportes e perfis especiais são instalados nas paredes, sobre os quais as folhas de drywall são fixadas. Camadas de isolamento são colocadas entre eles e a parede.

Um ponto importante - a estrutura deve ser disposta de forma que haja uma junta de ar entre o drywall e a parede. A eficácia do isolamento acústico depende de sua presença e espessura.

Lembre-se de que soquetes e pontos de entrada de tubos nas paredes também são fontes de ruído. Eles também precisam ser à prova de som e as costuras devem ser preenchidas com selante de silicone.

No próximo vídeo você verá a instalação do isolamento acústico TECHNOACUSTIK da TechnoNICOL.

1 comentário
0

Obrigado pela apresentação clara.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário