Alimentando pepinos com cinzas
A cinza de madeira é um fertilizante de pepino eficaz que muitos jardineiros adoram. O produto natural permite não só melhorar o rendimento dos canteiros, mas também protegê-los de diversas pragas.
Benefício e dano
A cinza tem sido usada para fertilizar parcelas por muito tempo. Portanto, a maioria dos jardineiros sabe que ela tem muitas vantagens. Possui muitas funções úteis.
- Aumenta o rendimento da colheita. Os pepinos, alimentados com cinzas de madeira de qualidade, frutificam muito melhor.
- Fortalece os cílios do pepino. Por se tornarem mais duráveis, as plantas se sentem melhor com o mau tempo.
- Melhora a aparência das plantas. A folhagem dos pepinos fica escura e bonita.
- Torna a cultura mais resistente às mudanças de temperatura. Pepinos, alimentados com cinzas a tempo, toleram melhor a seca.
- Protege as plantas de pragas... As cinzas de madeira podem ser utilizadas tanto para controle quanto para prevenção.
- Torna pepinos resistentes a doenças infecciosas... Muitas vezes, os jardineiros alimentam os canteiros com cinzas apenas para proteger as plantas da podridão e de outras doenças semelhantes.
- Melhora a qualidade do solo. A cinza de madeira é um fertilizante versátil que pode ser aplicado em quase qualquer tipo de solo. A única exceção é alcalina. Acima de tudo, as turfeiras e areias claras precisam desse fertilizante.
Em geral, os pepinos adoram cinzas. Portanto, eles sempre respondem bem à alimentação com base nisso.
A cinza de madeira pode prejudicar os pepinos apenas se for usada incorretamente.
Como procriar?
Antes de adicionar cinzas ao solo, deve-se prepará-lo adequadamente. Existem várias maneiras de fazer isso.
Solução de cinza
O produto mais simples usado para alimentar pepinos que crescem em campo aberto ou em uma estufa é a solução clássica de cinzas. Para prepará-lo, um copo de cinza seca deve ser diluído em 10 litros de água. O conteúdo do recipiente deve ser misturado e depois infundido por uma semana. O produto resultante pode ser usado imediatamente para regar os arbustos.
Se o jardineiro tiver mais tempo livre, ele também pode preparar uma decocção de qualidade com as cinzas secas. Para fazer isso, despeje a cinza de madeira com água fervente na proporção de 3 para 1. A mistura resultante deve ser infundida por vários dias. Em seguida, o produto deve ser filtrado e despejado em um borrifador. Além disso, alguns jardineiros fervem o produto resultante por meia hora.
Com chá de ervas
Este produto também é muito popular entre os jardineiros. Para prepará-lo, você precisa coletar urtigas verdes e encher um terço de um balde vazio com elas. Verduras devem ser despejadas com água em temperatura ambiente. Você pode usar a água da chuva para isso. Depois disso, 200 gramas de cinza seca devem ser adicionados ao recipiente. O produto deve ser infundido por duas semanas. De vez em quando, esta infusão deve ser agitada.
Antes de cozinhar, a tintura deve ser diluída na proporção de 1 a 10. Você pode alimentar o site com esse produto no máximo uma vez por semana.
Com sabonete
Adicionar sabão em pó à mistura de cinzas e água é benéfico para o produto. Esse remédio dura mais nas plantas. Por isso, o produto também ajuda a proteger a cultura dos efeitos dos pulgões.
Um produto à base de sabão é preparado a partir de um copo de cinza de madeira e um litro de água limpa.O produto é infundido por 2-3 dias e, em seguida, colocado em um balde de dez litros. Água limpa é adicionada adicionando 100 gramas de sabão em pó ralado.
Com iodo
Bem adequado para alimentar pepinos e solução de cinza de iodo... Para prepará-lo em um balde de água, é necessário diluir 300 gramas de cinzas secas. Você também precisa adicionar 30 gotas de iodo lá. Após a mistura, esta infusão deve ser enviada para um local escuro por dois dias.
A infusão pronta pode ser usada para fertilizar a área com os canteiros. A cobertura pode ser aplicada ao solo a cada 12-14 dias.
Com fermento
A receita com cinzas e fermento também é popular entre os jardineiros. Esse produto pode acelerar significativamente o processo de frutificação dos pepinos.
Para preparar a solução, é necessário aquecer 3 litros de água. Deve estar morno, mas não quente. Nessa água, você precisa diluir 100 gramas de fermento. Depois disso, coloque a mesma quantidade de cinzas e açúcar no recipiente. Todos os componentes devem ser bem misturados e enviados para uma sala quente por três dias. Antes do uso, o produto não pode ser filtrado, mas deve ser diluído. Para isso, 1 copo do produto é misturado com 4 copos de água pura.
Esta composição satura o solo com cálcio e potássio. Use fermento apenas em dias quentes. Caso contrário, não haverá benefício na alimentação.
Como usar para fertilização?
Existem muitas maneiras de usar cinzas de madeira para nutrição de plantas.
Rega
Muitas vezes, as camas com pepinos regam-se simplesmente. A quantidade de rega depende das condições do solo, bem como da forma como as plantas se desenvolvem. Regue os arbustos pela raiz. O fertilizante é perfeitamente absorvido e os nutrientes chegam imediatamente às raízes. Recomenda-se realizar tal alimentação de manhã ou à noite. Se estiver chovendo lá fora, é melhor adiar o procedimento para outra hora. O alagamento do solo leva ao apodrecimento dos frutos, reprodução de lesmas e, às vezes, ao aparecimento de sinais de várias doenças nos arbustos.
Pulverização
Na fase de frutificação ativa, as camas de pepino podem ser pulverizadas com uma solução de cinzas. Este curativo foliar é geralmente feito de manhã cedo ou tarde da noite. Não é recomendável processar seu site dessa forma durante o dia. As plantas podem queimar devido ao tratamento térmico.
Produtos menos concentrados costumam ser usados para pulverizar a área. É necessário tratar os leitos com uma solução de cinzas diluída regularmente. Isso geralmente é feito a cada 10 dias. É muito importante borrifar as folhas não só de cima, mas também do lado sujo.
Graças à pulverização, todos os nutrientes são absorvidos mais rapidamente pelas plantas. Por causa disso, os pepinos imediatamente "ganham vida" e crescem.
Tratamento de cinzas secas
As cinzas de madeira seca podem ser usadas para fertilizar o local durante a temporada.
- Ao pousar. Pela primeira vez, cinzas secas são introduzidas no solo durante o plantio de mudas cultivadas no parapeito de uma janela ou em uma estufa, para um local permanente. Nesse estágio, não mais do que 10 gramas de cinza seca são adicionados a cada poço.
- Durante a floração. Nesse período, assim como durante o aparecimento dos ovários, o solo próximo aos arbustos também pode ser polvilhado com cinzas. Isso é feito para proteger as plantas de doenças e pragas comuns. A área coberta com cinzas deve ser regada com água morna. É importante fazer isso em uma área aberta e em estufas de policarbonato. Graças à rega, todos os nutrientes chegam às raízes da planta mais rapidamente.
- Após a colheita. Nesta fase, o solo também pode ser fertilizado com cinzas. Um copo de pó seco é adicionado a cada 3 metros quadrados de área. Recomenda-se trazer cinzas durante a escavação do local. A cinza de madeira também pode ser misturada com verbasco bem podre. Um copo de cinza seca é adicionado ao balde do produto. O fertilizante acabado é simplesmente espalhado sobre a área onde os pepinos serão plantados no próximo ano. Eles desenterram na primavera. É assim que o fertilizante entra no solo.
Vale lembrar que a cinza de madeira não se mistura bem com fertilizantes minerais.Portanto, não vale a pena adicionar esses produtos ao mesmo tempo.
Como aplicar cinzas de pragas?
A cinza de madeira também é útil no combate a várias pragas. Ajuda a livrar-se dos seguintes inimigos, os pepinos.
- Broto de mosca. Para combater essa praga, assim como a pulga do repolho, costuma-se usar um produto seco. Você pode adicionar cinzas aos canteiros tanto na forma pura quanto em uma mistura com tabaco picado. Normalmente, brotos secos são borrifados com o produto. Este método é mais eficiente para estufas. Se os pepinos forem cultivados ao ar livre, a camada protetora de cinzas os removerá rapidamente.
- Pulgão... Recomenda-se combater esta praga comum usando soluções com cinzas e sabão. Você também pode adicionar duas colheres de sopa de ureia a um recipiente com esse produto. Espere 2-3 dias antes de usar. Em seguida, será possível tratar a área com infusão. Preste atenção especial ao final de cada folha. É lá que muitas vezes se esconde um grande número de insetos.
O processamento do local com cinzas secas, assim como as soluções a partir delas, também permitem proteger os canteiros de pepinos de lesmas e lagartas. As cinzas espalhadas pelo solo impedem que essas pragas se movam. Portanto, eles deixam a área tratada com esses produtos em paz.
Como usar para se proteger contra doenças?
A cinza de madeira seca também ajuda a combater doenças fúngicas. Este produto é ótimo para proteger arbustos de mofo cinzento e oídio.
Para plantas de processamento, uma solução simples é usada, consistindo de 10 litros de água morna e um copo de cinzas secas. É cozinhado à noite e insistido durante a noite. De manhã, as plantas são regadas com o produto acabado. Este produto é adequado para o processamento de plantas adultas e mudas jovens.
Vale lembrar que este produto é usado apenas como profilaxia, pois é impossível curar completamente uma planta adulta da podridão.
A mistura de cinza de madeira e carvão triturado também protege as plantas do apodrecimento. Esses produtos são misturados em proporções iguais. Deve ser adicionado ao solo mesmo durante o plantio de plantas.... Adicione cerca de 200 gramas da mistura em cada poço. Você também pode colocar uma camada de húmus por cima. É possível usar uma mistura de cinza e carvão na fase de formação do ovário. Nesta fase, as cinzas secas são borrifadas no solo ao lado dos pepinos. Pequenos pedaços de carvão estão espalhados nas proximidades. No final do verão, as brasas se dissolverão no solo e não sobrará nada delas.
Erros de aplicativo
Muitos jardineiros novatos cometem alguns erros no processo de preparação e uso de curativos.
- Armazenamento impróprio. Como regra, as cinzas de madeira são colhidas no outono. Nesse caso, ele pode ser usado com segurança para alimentar canteiros de pepino no início da primavera. Para que o produto não perca suas propriedades úteis, deve ser armazenado nas condições corretas. É muito importante que a umidade não entre no recipiente das cinzas. É aconselhável guardá-lo em sacos apertados ou recipientes com tampa. As cinzas devem estar em um local seco. Pode ser uma despensa ou um galpão. Você pode armazenar cinzas nesta forma por cerca de dois anos. Mas é melhor usá-lo na próxima primavera.
- Uso de cinza de baixa qualidade... Para fertilizar os canteiros e o jardim, é altamente recomendável não utilizar o produto obtido com a queima do lixo, bem como plantas afetadas por doenças. Essas cinzas só vão prejudicar o local. Para alimentar pepinos, é melhor usar cinzas de alta qualidade deixadas após a queima de galhos secos, madeira e folhas caídas. As cinzas de peras, macieiras e bétulas são consideradas as mais valiosas.
- Aplicação intempestiva... Pepinos jovens podem ser alimentados com cinzas de madeira somente depois que pelo menos duas folhas aparecerem nas mudas.
- Usar cinza de madeira junto com cal. Se você adicionar simultaneamente dois desses produtos ao solo ao mesmo tempo, os pepinos ficarão menos saborosos.
- Uso excessivo de cinzas de madeira... No processo de preparação de infusões e soluções, é importante observar as doses indicadas dos produtos.Alimentar os arbustos com cinzas de madeira não é muito ativo e frequente. O aumento do teor de minerais no solo, que chegam junto com as cinzas, afeta negativamente a saúde das plantas.
- Regar com água fria. Para preparar infusões com cinzas, é necessário usar água morna. Os pepinos, devido à hipotermia, ficam mais sujeitos a doenças fúngicas. É melhor regar os canteiros com água decantada.
O uso correto da cinza de madeira ajuda a manter os canteiros de pepino em boas condições e também melhora significativamente a qualidade da colheita. Portanto, tendo se familiarizado com todas as informações necessárias, você pode aplicar com segurança esse curativo de cobertura.
O comentário foi enviado com sucesso.