O uso de cinzas para cebolas
Ash é um fertilizante versátil usado para alimentar muitas plantas, incluindo cebolas. Este produto pode ser usado tanto para alimentar plantas quanto para protegê-las de várias pragas e doenças.
Benefício e dano
As cinzas de madeira contêm os principais oligoelementos de que as plantas precisam.
-
Cálcio. Este elemento é especialmente necessário para as plantas durante o período de crescimento. Sua falta leva ao fato de que a cebola começa a se desenvolver lentamente e, com o tempo, morre totalmente. O uso de cinzas ricas em cálcio pode melhorar a saúde das plantas e a estrutura do solo.
-
Potássio. As plantas precisam desse elemento para formar frutos. Isso os torna mais resistentes a várias doenças e temperaturas extremas. A falta de potássio pode retardar o crescimento das mudas jovens.
-
Fósforo. Ele garante o desenvolvimento normal dos frutos e os torna maiores.
Infelizmente, não há nitrogênio nas cinzas de madeira, de que as cebolas também precisam. Portanto, os jardineiros preferem alimentar as plantas jovens com uma mistura de cinzas de madeira e fertilizantes contendo nitrogênio. Para a alimentação das cebolas, é melhor usar cinzas, que foram obtidas no processo de queima de árvores decíduas. Afinal, ele contém mais potássio.
Em geral, a cinza de madeira tem muitas vantagens em relação a outros produtos para alimentação de cebola. Isso ajuda:
-
melhorar a estrutura do solo e acelerar o processo de decomposição de resíduos vegetais no solo;
-
proteger cebolas de doenças comuns;
-
acelerar o processo de crescimento das lâmpadas;
-
melhorar a segurança da colheita;
-
aumentar a resistência da cebola à seca.
Este fertilizante é excelente para quase todos os tipos de solo. Não é recomendado usá-lo somente se o nível de pH do solo for muito alto. Nesse caso, a alimentação só prejudica as plantas.
Como você pode usar isso?
As cinzas de madeira podem ser usadas simplesmente para alimentar as plantas e protegê-las de pragas.
Top curativo
As cinzas para a alimentação das cebolas são utilizadas na forma seca e líquida. Na maioria das vezes, as plantas são regadas com misturas de nutrientes úteis. Existem várias maneiras de prepará-los.
-
Solução clássica de cinzas. É preparado com 1 copo de cinza seca e 10 litros de água. A mistura é usada imediatamente após a preparação. Para fertilizar a cebola basta colocá-la sob a raiz com a solução. Recomenda-se usar este curativo superior no final de junho ou início de julho.
-
Infusão de cinzas. Para a sua preparação, utiliza-se um quilo de cinza seca e 10 litros de água a ferver. Tudo isso é misturado em um recipiente adequado e infundido por 2 dias. Antes de regar, a infusão deve ser diluída. Geralmente, um litro dessa mistura é adicionado a um balde de água fria. Muitos jardineiros estão tentando tornar este fertilizante ainda mais útil adicionando manganês ou ácido bórico a ele.
-
Infusão de ervas com cinzas. Para preparar este produto, você precisa usar grama recém-cortada. Deve ser despejado em um grande barril junto com 2 baldes de composto e 5 kg de cinzas de madeira. Você também precisa adicionar água lá. A mistura é infundida por 2 semanas. Você precisa usar este concentrado depois de misturá-lo com água limpa na proporção de 1 para 10. A cobertura ajuda a acelerar o processo de crescimento da cebola e formação de frutos. O produto vegetal resultante pode ser regado ou pulverizado.
Vale a pena alimentar a cebola com fertilizantes de cinzas em várias etapas. É fertilizado pela primeira vez duas semanas após o plantio.Nesta fase, a solução de cinzas deve ser combinada com fertilizantes nitrogenados.
Na segunda vez, as plantas são alimentadas após 3-4 semanas. Nesta fase, as cebolas precisam de fósforo, nitrogênio e potássio. A cobertura de cinzas pode ser alternada com a introdução de uréia no solo. Pela terceira vez, as plantas são alimentadas na fase de formação do bulbo.
Se a cebola for cultivada para penas, ela será alimentada apenas uma vez, em maio. Nesta fase, geralmente é aplicado fertilizante de nitrogênio e, após uma semana, o solo é regado com infusão de cinzas. Essa alimentação tem um grande efeito no crescimento da cebola.
Útil para plantas e cinzas secas. As cinzas, como os morteiros, podem ser usadas de várias maneiras.
-
Para a preparação do material de plantio. Antes do plantio, as sementes de cebola são embebidas por algumas horas em uma solução de cinzas. Para seu preparo, uma colher de chá de pó seco deve ser diluída em 1 litro de água. Esse processamento do material de plantio permite desinfetá-lo e torná-lo mais resistente a diversas doenças.
-
Para alimentação. Para alimentar as cebolas, eles usam não apenas várias infusões, mas também cinzas secas. Muitos jardineiros misturam este produto com pó de tabaco. O produto resultante é geralmente polvilhado com corredores. O uso do produto também ajuda a proteger as plantas de pragas e doenças.
-
Para guardar cebolas. Depois de colhidas, as cinzas podem ser usadas para estender sua vida útil. Eles são simplesmente despejados sobre as lâmpadas coletadas antes de colocá-las na adega. Se tiverem algum dano, podem ser tratados com as mesmas cinzas.
-
Ao cavar. Muitas vezes, a cinza seca em sua forma pura ou com tabaco é introduzida no solo e durante a escavação dos canteiros no outono. Para 1 metro quadrado, 500-600 gramas de cinza seca são usados. As cebolas, como a maioria das plantas, adoram esse tipo de alimentação.
Contra doenças e pragas
Ash também é muito útil no combate a várias doenças e insetos que atacam as camas.
Freqüentemente, este produto é usado para afastar os gorgulhos de seu jardim. Para se livrar dessa praga, basta borrifar os corredores com cinza de madeira seca no verão.
Este produto também auxilia no combate à traça da cebola e pulgões. Para preparar a solução, use uma solução composta por 300 gramas de pó e 3 litros de água morna. O conteúdo do recipiente é misturado e infundido por 2 dias. No final do período, sabão líquido ou aparas de sabão são adicionados à infusão. O produto pode ser usado imediatamente após a preparação. Recomenda-se processar cebolas à noite, com tempo calmo e sem vento.
O produto também funciona bem para se livrar do oídio. Para combater a doença, utiliza-se uma solução concentrada de cinzas com adição de sabão. Eles precisam processar a planta 2-3 vezes com uma pausa por semana. Como regra, durante esse tempo, você pode se livrar completamente das pragas.
As cinzas também podem ser adicionadas ao composto. Além disso, é usado para cobertura do solo. Neste caso, utiliza-se uma mistura de cinza com serragem e tabaco. Esta cobertura é ótima para proteger as cebolas de ataques de pragas e clima seco.
Quando não deve ser usado?
Para não prejudicar as plantas, é preciso usar o curativo de maneira correta. Não adicione cinzas a solo rico em cálcio. O excesso desse elemento é evidenciado pela coloração muito clara das folhas e o lento desenvolvimento dos brotos. E também é impossível usar fertilizantes de cinzas no caso de haver excesso de potássio. Isso é evidenciado pelo murchamento das folhas e uma desaceleração no desenvolvimento dos frutos.
UMA Além disso, os especialistas não recomendam o uso de cinzas de madeira junto com matéria orgânica e misturas fosfóricas. Antes de fazer curativos diferentes, você precisa fazer pequenos intervalos.
A cinza de madeira é um verdadeiro achado para todos os amantes de fertilizantes naturais de alta qualidade. O uso regular das cinzas ajuda a crescer e manter um excelente rendimento de cebola.
O comentário foi enviado com sucesso.