Como se livrar dos insetos nos cereais e na farinha?
Um dos sonhos terríveis da patroa são insetos-praga na cozinha. Você abre uma jarra de cereais pela manhã e lá estão eles. E o clima azedou, e o produto. E você terá que verificar todos os outros produtos para a propagação de insetos. É verdade que existem meios confiáveis para se livrar de hóspedes indesejados e métodos de prevenção muito eficazes para que tal força maior não aconteça na cozinha.
Que tipo de insetos são encontrados na farinha e nos cereais?
Os besouros pragas diferem tanto na aparência quanto no sabor. Existem aqueles que nunca entrarão na farinha, mas farão com prazer o seu caminho para o arroz, por exemplo. Existem diferentes tipos de besouros na alimentação.
- Traça de comida. Uma das pragas mais irritantes e ativas. Este inseto lepidóptero gosta muito de produtos a granel e se esconde nas profundezas dos armários da cozinha. Os adultos não são nem de longe tão perigosos quanto as larvas de pequenas lagartas. Uma praga pode penetrar na cozinha através da ventilação ou simplesmente voando pela janela. Se os cereais estão bem embalados e a traça alimentar foi encontrada de qualquer maneira, ela pode ter sido atraída por seus frutos secos - damascos secos, ameixas secas, passas.
- Insetos de farinha. O muco-comedor-vermelho tem uma cor castanha característica. Adulto, mal atinge 2 mm. Além da farinha, essa praga adora biscoitos, concentrados e certos produtos de cereais. É muito difícil encontrar os sítios de alvenaria desses insetos, portanto, assim que os bichinhos forem encontrados nos produtos, eles devem ser descartados apressadamente e todo o gabinete deve ser lavado e limpo.
- Besouros pequenos... Este também é um bug da farinha, mas já marrom-avermelhado. Ele tem uma antena pequena, não pode voar e é um pouco mais comprido que o mucoed. Prefere arroz, farinha, semolina e trigo sarraceno. Representantes desta espécie também vivem no milheto. E, por falar nisso, eles costumam encontrar isso em waffles Artek. Esta é uma das pragas mais difíceis de remover.
- Moedor de pão. O inseto tem forma cilíndrica, de cor marrom ou marrom. O besouro está coberto de pequenos pelos, a praga não tem mais de 3,5 mm de comprimento. Só é possível encontrar besouros mortos no peitoril da janela, é difícil encontrar habitats de moedores vivos. Eles gostam muito de nozes, cereais, grãos, frutas secas, levam até plantas de interior e livros.
- Gorgulho... Um agressor versátil que come de quase tudo: de alimentos a granel a frutas e vegetais frescos. O besouro preto cresce até 5 mm, tem tromba, vagueia livremente pelas paredes e voa.
- Mariposas do sul do celeiro... Eles se parecem quase com uma mariposa e têm uma cor acastanhada. Este inseto prefere nozes, frutas secas e chocolate. Se maçãs secas forem guardadas no armário, esta é uma iguaria favorita dos vaga-lumes. Você pode encontrá-los nas maçãs pelas fatias de frutas embrulhadas em "seda", que se transformaram em pedaços secos e malcheirosos.
A barata, aliás, também pode ser encontrada na farinha ou nos cereais. Mas, muito provavelmente, ele vagará por lá por acidente. Essa praga, com incríveis propriedades de sobrevivência, se alimenta de resíduos alimentares e é mais provável que as pessoas a encontrem na pia ou na lata de lixo.
Razões para o aparecimento
Na maioria das vezes, os insetos entram na cozinha junto com o produto. Ou seja, os cereais contaminados com traças alimentares podem ser facilmente trazidos do armazém. Se as condições técnicas de armazenamento de um produto em uma loja forem violadas, se forem processados indevidamente, isso muitas vezes acontece. Além disso, uma praga começa no apartamento, que o vizinho "compartilhou". Um inseto pode voar da rua, ser trazido em uma cesta com uma colheita do campo.
E ainda, os casos em que os bugs começaram de vizinhos são os mais comuns. Os insetos se reproduzem de forma ativa e rápida em uma residência onde há pouca limpeza, vêm do porão, do sótão, da lixeira, usam dutos de ventilação e poços para se mover... Se houver uma mercearia embaixo do apartamento, a questão de onde vêm as pragas tem uma resposta completamente óbvia. Como eles têm muitas maneiras de entrar em casa e se espalharão rapidamente pela cozinha, você deve agir imediatamente.
Como se livrar?
Os bugs encontrados são um momento perigoso para o valor e a segurança do produto e precisam ser resolvidos com mais rapidez. Não são poucas as medidas para salvar a cozinha. Você precisa lutar ao mesmo tempo, usando diferentes meios, e rapidamente colocar as coisas em ordem neste espaço.
Tratamento térmico de alimentos
Os pequenos insetos têm muito medo das mudanças de temperatura - eles simplesmente não as suportam. Se forem encontrados insetos no inverno, basta levar os recipientes com cereais para a varanda: as pragas não sobrevivem ao gelo. É verdade que a geada deve ser forte. Se você precisa guardar semolina ou farinha, este método é bom.
Mas, no caso dos cereais, o calor ajuda. Você pode despejar todo o conteúdo do recipiente em uma assadeira e enviá-lo ao forno. Mesmo uma temperatura de + 50 ° é suficiente para que após 15 minutos os insetos não tenham chance de sobreviver. Para grandes garantias, os cereais são mantidos no forno por meia hora. Claro, você também pode colocar cereais no congelador. Mas isso deve ser feito com cuidado: deixe-os ficar lá por pelo menos um dia. Além do tratamento térmico, você pode se livrar dos insetos usando a química.
Produtos químicos
O processamento químico é um caso excepcional quando a derrota já é grande, e é hora de guardar quase todos os produtos nas prateleiras e nos armários. É necessário fazer isso respeitando as regras de segurança estritamente de acordo com as instruções, sem exceder a dosagem não autorizada. O trabalho deve ser feito com luvas, óculos de proteção e respirador. Não deve haver crianças ou animais de estimação em casa no momento do processamento. Existem remédios eficazes que ajudarão na luta contra os insetos.
- Lovin Fire Protection. O produto funciona perfeitamente contra comedores de farinha e moedores de grãos. Mas os vapores do agente são perigosos para os humanos, ele só pode ser usado protegendo totalmente o sistema respiratório.
- Pó de piretro. O produto deve ser espalhado em um armário ou outro local para armazenamento de cereais. O inseticida não é prejudicial a humanos e animais. Depois de alguns dias, as pragas param de comer alimentos.
- "Antizhuk". Todas as superfícies de madeira são tratadas com esta ferramenta: ela também atua contra as pragas, e até previne seu possível aparecimento (não garante, mas reduz as chances de as pragas gostarem aqui). O agente não deve atingir a pele e as mucosas.
- Rogneda. Também um agente de base ampla, deve ser usado de acordo com as instruções.
Muitas vezes surgem dúvidas sobre "Diclorvos". Ao utilizá-lo, todos os produtos alimentícios devem ser escondidos, os estragados devem ser enviados para a lixeira. O recipiente para cereais deve ser lavado, como todas as superfícies dos armários de cozinha. Durante o trabalho, ninguém deve estar na sala. A pessoa que realiza o tratamento usa respirador e luvas. A sala é pulverizada com um aerossol, a cozinha é fechada por 30 minutos. Então você deve ligar o exaustor e abrir a janela - a sala precisa ser bem ventilada.
O ácido bórico também é usado ativamente, embora o método seja trabalhoso. É criado em proporções iguais com cereais ou doces de fluxo livre. Por exemplo, milho, açúcar em pó e ácido bórico são misturados. Ou simplesmente tomam ácido e semolina com um pouco de açúcar de confeiteiro. A mistura deve ser enrolada em pequenas bolas ou simplesmente despejada em um recipiente. O principal é que a mistura fica próxima aos habitats dos besouros. Eles definitivamente morderão a isca, mas será fatal para eles.
Atenção! Se essas armadilhas forem armadas, todos os membros da família devem ser avisados sobre elas.
Processamento de armários e prateleiras
Depois que as pragas são encontradas, a cozinha precisa ser lavada: essa é a ação mais lógica de proprietários contrariados. Ao lavar e limpar os armários, você pode encontrar comida velha, possivelmente estragada. Em uma palavra, você precisa se livrar de tudo o que é supérfluo. Às vezes, os proprietários decidem mudar os recipientes. Quando todos os gabinetes estão vazios e limpos, eles precisam ser examinados com cuidado. Talvez seja assim que as garras dos parasitas serão encontradas. É muito cómodo usar um aspirador normal: remove pequenas partículas que permanecem após a lavagem. As superfícies podem ser tratadas com vinagre, assim como os recipientes de armazenamento.
Prateleiras e recipientes não devem ser deixados molhados - este é um fator de risco para pragas. Seque-os com toalhas de papel após a lavagem. Então, em prateleiras limpas e atualizadas, você pode deixar "surpresas" para hóspedes indesejados, por exemplo: pires pequenos ou xícaras com folhas de louro, lavanda, alho. Essas plantas não gostam muito de insetos e não se atrevem a se instalar em um armário de cozinha assim.
Podem ser usados cereais contaminados?
Não é mais possível comer alimentos contaminados, dos quais poderia haver muitos mais. Caso contrário, torna-se não apenas desagradável, mas também perigoso. Mercearias, cereais e farinha, nos quais os insetos já começaram, devem ser destruídos. A opinião de que basta peneirar os grãos está errada. As larvas de pragas simplesmente não podem ser notadas, elas são muito pequenas. E os resíduos de parasitas - e ainda mais.
Os resíduos de insetos podem ser tóxicos e causar intoxicações ou alergias se entrarem no corpo humano com alimentos cozidos. E em pessoas com doenças crônicas (asma, por exemplo), esses elementos tóxicos podem causar uma exacerbação. Se o recipiente não puder ser processado, você terá que jogar fora os alimentos com ele. Você não pode deixar comida na lixeira: os insetos vão se mover de volta para o armário. Este é um dos erros mais comuns de proprietários que não entendem novamente de onde veio a praga.
Você precisa retirar os produtos afetados de casa imediatamente. E você também não deve adiar a lavagem e a limpeza dos armários.
Profilaxia
Se alguém está procurando uma receita de como se livrar dos insetos para sempre, eles simplesmente não existem. Não há como garantir que os insetos não voltarão a aparecer, não entrarão na casa dos vizinhos ou não serão trazidos da loja. As medidas preventivas rigorosamente observadas serão salutares.
Este ponto é um dos mais importantes. E a pureza prevalece nele (a esterilidade médica não é necessária). Ninguém está imune a insetos e outros parasitas, mas a rapidez com que desaparecem da cozinha depende dos esforços dos proprietários. Existem 12 regras para prevenir o aparecimento de insetos na cozinha.
- Se a comida ficar na mesa e em outras superfícies da cozinha, mesmo migalhas, isso já é um golpe para a ordem na sala.... A peste ama esses donos "generosos" que criam todas as condições para sua habitação na cozinha. Portanto, as superfícies devem ser limpas, lavadas e secas, a louça também não deve ser deixada na pia.
- A limpeza úmida deve ser feita na cozinha todos os dias. Você não precisa esfregar cada canto e fissura dia após dia, mas limpar o chão é uma obrigação.
- Ventile a sala também é necessário com freqüência.
- Os produtos a granel precisam de armazenamento adequado. Não os armazene em sacos, na embalagem da loja. Cada produto deve ter seu próprio recipiente. O recipiente pode ser feito de plástico ou lata, pode ser um recipiente de vidro. O principal é que ele tem uma tampa confiável de rosca ou bem ajustada. É conveniente que todos os recipientes estejam assinados - desta forma, você não precisa abri-los com frequência, criando uma oportunidade extra para a entrada de pragas.
- A manutenção do gabinete deve ser permanente. Pelo menos uma vez a cada 3 meses, tudo precisa ser retirado dos armários, lavado e limpo e deixado ao ar durante a noite (ou por várias horas).
- Se você tiver dúvidas sobre se um produto com pragas foi trazido da loja, você deve contornar esses pontos de venda.
- É necessário desmontar os presentes, produtos, vegetais, frutas trazidos da dacha imediatamente. Lave, separe por locais de armazenamento, retire cestos e baldes da cozinha - no mesmo dia em que trouxe tudo.
- É melhor não comprar muitos produtos. Se o fizerem, então em caso de necessidade urgente. Todos os outros casos apenas aumentam os riscos de pragas.
- Se você abriu um pacote de arroz, por exemplo, e há seus caroços grudados, isso deve alertar os proprietários. O mais provável é que haja uma praga lá.
- Não é necessário processar prateleiras e armários com solução de vinagre quando o parasita já apareceu... Isso deve ser feito regularmente, pelo menos uma vez a cada seis meses. A receita da solução é simples: 1 litro de água, uma colher de vinagre. Nessa mistura, umedece-se um pano macio, com o qual as superfícies são bem limpas.
- Se parecer que o recipiente pode estar contaminado, ele também deve ser processado.... É muito bem lavado com sabão, enxaguado com água a ferver e mantido um pouco sobre o vapor. A praga e sua alvenaria serão destruídas e o contêiner estará pronto para armazenar novos produtos.
- Vai ajudar na prevenção de bichos e cravos secos, cujos botões podem ser colocados num pequeno pires dentro do armário. A casca de limão seca funciona com a mesma missão.
Os óleos essenciais também serão úteis: alecrim, lavanda, bergamota. Apenas algumas gotas são enviadas para os cantos dos móveis da cozinha, e isso já assusta potenciais agressores.
Para obter informações sobre como se livrar de insetos em cereais e farinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.