Características dos besouros de fogo
Os pequenos insetos com patas vermelhas são familiares à grande maioria dos jardineiros e jardineiros. No entanto, nem sempre que você se encontra, você pode ver esse inseto. Via de regra, quando uma pessoa se aproxima, o besouro de fogo foge. Vale ressaltar que tem uma história milenar, e a prova disso é a descoberta de seus ancestrais em âmbar libanês e birmanês com mais de 100 milhões de anos.
Você pode julgar as características da aparência de um inseto por seu nome. Mas nada, a não ser o traje típico do transporte especializado, não conecta de forma alguma os besouros com o corpo de bombeiros.
Descrição
O besouro bombeiro é um inseto de tamanho médio, assim chamado devido à sua originalidade na aparência. E, neste caso, estamos falando sobre os elementos vermelhos brilhantes do padrão de coloração dos insetos. Aliás, muitas vezes são confundidos com outros representantes da fauna, também chamados de “bombeiros”. Isso se refere a insetos soldados, abelhas heterogêneas e chocalhos de cebola. Mas é importante lembrar que esses são tipos diferentes de insetos que parecem diferentes e não são nada semelhantes aos besouros descritos.
Os biólogos também chamam o besouro em questão de besouro macio, o que se deve à ausência de quitina, bem como à cor bordô brilhante das pernas. Uma das características é o elytra macio e flexível. De acordo com muitas pessoas, os besouros vermelhos moles têm maior probabilidade do que outros de serem atacados por predadores. No entanto, na verdade, isso é um equívoco, já que o bombeiro é capaz de se defender.
Outro fato interessante é que, infelizmente, esses insetos não duram muito. É por isso que eles têm a capacidade de se reproduzir dentro de um mês após o nascimento.
Apesar da existência de vários "bombeiros" diferentes no mundo dos insetos, é muito fácil descobrir o presente. Para isso, é necessário conhecer as principais características do aparecimento desse representante do destacamento de Coleoptera.
- Mais do que original, assim como a cor mais marcante e marcante do corpo. Os élitros são pretos e o abdômen e as pernas são de um vermelho brilhante ou marrom. Se considerarmos este pequeno animal de cima, ele realmente se parecerá com um carro de bombeiros real em miniatura.
- O corpo é médio e ligeiramente achatado. Uma das principais características distintivas neste caso é a estrutura flexível. Um ponto igualmente importante é a ausência completa de uma cobertura quitinosa dura do corpo. Ao mesmo tempo, seu comprimento muito raramente excede 15 mm em adultos. Visto de cima, o corpo do besouro é coberto por pêlos bastante grossos.
- A cabeça retraída do inseto tem uma mancha escura característica em sua base, pelo qual o inseto se distingue de outros parentes. Também possui antenas, finas como fios, compostas por 11 juntas e em constante movimento.
- Cinza escuro suave asas localizado em todas as costas.
- Patas vermelhas tenazes têm garras e são fortes o suficiente.
- Para os besouros, os bombeiros são caracterizados por diferenças de sexo. É importante notar que as mulheres são maiores do que o sexo mais forte. Além disso, o pronoto nas mulheres é decorado com uma mancha simétrica, que é individual e única para cada indivíduo.
- Os bombeiros têm mandíbulas ligeiramente curvas, mas muito afiadas... É uma espécie de arma, pois com a ajuda deles os besouros conseguem beliscar com força. Naturalmente, ele é usado com sucesso na caça de insetos menores.
Na esmagadora maioria dos casos, esses insetos podem ser caracterizados como trazendo mais benefícios para os humanos. Isso se deve ao fato de que os bombeiros, sendo predadores, exterminam ativamente muitos insetos nocivos durante sua caça. Uma exceção pode ser os casos em que a população está crescendo demais e você tem que se livrar dela. Ao mesmo tempo, não é necessário exterminar os besouros, pois bastará apanhá-los e expulsá-los do local. Por outro lado, uma abordagem tão humana e o desejo de evitar a poluição da horta ou da horta serão relevantes se a colônia não conseguir crescer a uma escala crítica.
A aparência do besouro macio de patas vermelhas inevitavelmente atrai a atenção e desperta o interesse. Isso se aplica tanto a crianças como a muitos adultos, pois é difícil passar por esse inseto lindo e brilhante na estação quente. Na maioria das vezes, durante este período, você pode encontrar um bombeiro em jardins, hortas e outras áreas com plantas adequadas. Em princípio, esse inseto é onipresente, mas acima de tudo sua atenção é atraída por arbustos de framboesa e groselha. Este tipo de besouro macio pode ser encontrado em locais com climas temperados e frios. Ao mesmo tempo, previsivelmente, a principal condição para a permanência dos besouros de fogo será a disponibilidade de alimentos suficientes. Um número bastante grande de insetos é registrado no território da Federação Russa e em ex-repúblicas soviéticas como Ucrânia, Geórgia e Bielo-Rússia. Além disso, eles são comuns em países europeus. Mas é importante ressaltar que esses pequenos representantes da fauna preferem não se tornar objeto de atenção e, quando alguém se aproxima deles, tendem a sair o mais rápido possível.
Os besouros de fogo são muito ativos. Eles voam muito ao longo do dia, movendo-se constantemente de um lugar para outro entre diferentes plantas. Uma das principais características desta espécie de inseto é a atenção e uma reação muito boa. Como regra, quando qualquer objeto se aproxima, ele imediatamente decola no ar. Se, por algum motivo, isso não puder ser feito, o besouro pode fingir que está morto. Em tais situações, ele simplesmente aperta as patas.
Além de tudo o que já foi dito, é importante focar na diversidade da família descrita de besouros moles, que, de acordo com os dados atuais, possui cerca de 4 mil espécies. Ao mesmo tempo, os especialistas distinguem quatro subfamílias.
Em nossas latitudes, além dos besouros de pés vermelhos que lembram carros de bombeiros, esses parentes vivem.
- Besouro macio marrom, que é um habitante principalmente de florestas e regiões de estepe florestal. O comprimento do corpo dos besouros preto-avermelhados, neste caso, é de 10 a 15 mm. As larvas desta espécie têm três pares de patas e cabeça chata. Sua dieta inclui pequenos vermes e outros insetos de tamanho inferior. Aliás, até casos de canibalismo são registrados.
- Besouro macio de flor ou, como também é chamado, vermelho... Distingue-se de outras variedades por um pronoto quadrado, bem como pontas pretas do élitro. Como o nome sugere, é predominantemente de cor vermelha. O comprimento do corpo desses besouros na maioria das vezes não excede 10 mm. Você pode encontrá-los, via de regra, em matagais e prados floridos de maio a setembro.
Aliás, a grande maioria dos representantes da família em questão são predadores e preferem se alimentar de pequenos insetos. No entanto, também existem vegetarianos convictos que preferem alimentos exclusivamente vegetais.
Além dos parentes diretos dos besouros, vale a pena prestar atenção ao seu congênere relativamente raro. E, neste caso, estamos falando de vaga-lumes pertencentes à família dos insetos com élitros macios.Essas lanternas vivas únicas vivem nos trópicos e climas subtropicais. É importante notar que nem todos esses insetos têm a capacidade de brilhar no escuro devido à falta de órgãos luminíferos correspondentes em alguns indivíduos. Em casos diferentes, a habilidade pode ser característica apenas de mulheres ou, inversamente, de homens.
Completando a descrição geral dos besouros de fogo e seus parentes mais próximos, é necessário destacar outra característica importante. Apesar da indefesa externa e do tamanho corporal diminuto, eles não fazem parte da dieta alimentar das aves. Isso se deve à presença de substâncias tóxicas bastante potentes nos tecidos dos insetos. Previsivelmente, os pássaros preferem evitar qualquer contato.
Benefício e dano
Analisando as características da atividade vital dos considerados representantes da classe dos invertebrados, Em primeiro lugar, deve-se notar que eles procuram ativamente:
- pequenas lagartas;
- pulgões;
- todos os tipos de larvas;
- os escaravelhos das folhas, que são prejudiciais a muitas culturas;
- pequenos vermes;
- centopéias e outros insetos de tamanho inferior.
Levando este fato em consideração, podemos afirmar com segurança os benefícios desses insetos vermelhos brilhantes, uma vez que combatem com sucesso muitas pragas. A propósito, esses insetos são os meios mais seguros, naturais e, como mostra a prática, altamente eficazes de remover uma praga tão desagradável e perigosa para os humanos como as baratas. Para que os prussianos saiam de casa, você precisará pegar alguns besouros com cuidado e lançá-los ao lugar certo, deixando-os sozinhos com as baratas.
No entanto, é difícil chamá-los inequivocamente de animais úteis. Se os besouros moles forem criados ativamente e sua população em um determinado local tiver crescido significativamente, eles podem se tornar parcialmente vegetarianos.
Ao mudar para alimentos vegetais, os insetos podem estragar as folhas e flores de muitas culturas hortícolas e hortícolas. Em tais situações, os próprios bombeiros dos exterminadores de pragas se transformam em tal.
No entanto, em algumas situações, as pessoas os culpam erroneamente. Por exemplo, em lírios, muitas vezes você pode encontrar uma praga que come suas folhas. No entanto, neste caso, o dano é causado por um besouro ruivo, que também é popularmente chamado de bombeiro. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que os insetos descritos aqui são predadores universais. Isso significa que eles não categorizam suas presas em potencial. Como resultado, insetos benéficos, entre outras coisas, podem se tornar suas vítimas. Isso inclui, por exemplo, larvas de crisopídeos.
Mas, mesmo levando em consideração tudo o que foi dito acima, a esmagadora maioria dos especialistas, bem como jardineiros e jardineiros experientes, acredita que os benefícios dos besouros moles são muito mais do que prejudiciais... De acordo com as estatísticas, eles causam danos com muito menos frequência e, via de regra, não em uma escala crítica. Mas vale a pena prestar atenção em um momento como o perigo potencial para os animais e, claro, os humanos.
Existem vários pontos de vista neste contexto. Portanto, de acordo com alguns relatos, qualquer perigo está excluído. Isso se deve ao fato de que os besouros moles de pés vermelhos não têm a capacidade de morder. Por outro lado, existe a opinião de que os besouros de fogo teoricamente podem morder e ser bastante doloridos, pois ainda têm mandíbulas.
Nutrição
Uma análise da dieta dos besouros de fogo permite determinar com quem eles estão mais relacionados: pragas ou ainda amigos e assistentes de jardineiros e jardineiros. O menu de besouros moles de patas vermelhas inclui a maioria dos insetos menores do que eles. Outra condição é a ausência de cobertura quitinosa no corpo dos objetos de caça, como a do próprio predador. Mordendo a vítima com mandíbulas como a boca de uma cobra, o bombeiro injeta suco digestivo e veneno nela.
Em busca de vítimas potenciais, os besouros sobem o suficiente no céu, de onde é mais fácil procurar alvos.Tendo decidido por eles, o caçador prossegue para o ataque, seguido de "preparar o jantar" da maneira descrita. O processo aparentemente simples não é tão simples. O besouro macio pousa ao lado de sua vítima ou diretamente sobre ela e morde várias vezes, injetando a composição mencionada anteriormente. A partir dele, o inseto mordido morre rápido o suficiente. No futuro, o coquetel digestivo começa a amolecer ativamente (praticamente liquefazer o corpo), o que permite que o besouro o absorva facilmente.
Um inseto pequeno e enfraquecido não tem chance de escapar das poderosas mandíbulas do caçador. No entanto, espécimes maiores serão capazes de lidar com esta tarefa. É com esses riscos em mente que os bombeiros selecionam cuidadosamente os alvos para o ataque.
É importante notar que não só os adultos, mas também as larvas caçam.
Reprodução e expectativa de vida
Inicialmente, deve-se observar que, como todos os besouros macios, os representantes de suas espécies de pés vermelhos acasalam-se exclusivamente em climas quentes. Condição principal, para que o ar e o solo sejam bem aquecidos pelos raios solares. Na esmagadora maioria dos casos, o período de reprodução dos besouros de fogo cai em julho. Antes do acasalamento, as fêmeas e os machos são divididos em pares. Depois disso, as fêmeas fertilizadas colocam os ovos em um substrato que deve ser morno e macio. Folhagem, plantas em decomposição, restos de madeira, bem como tocos e galhos podres, tornam-se abrigos ideais para eles.
O período de incubação dura de 15 a 20 dias e depende diretamente da temperatura ambiente. Depois que os ovos estão totalmente maduros, aparecem as larvas, que externamente se parecem com contas muito pequenas, cobertas por listras e com três pares de patas. Eles estão se desenvolvendo em um ritmo recorde, mas ao mesmo tempo já estão nessa fase há muito tempo. É importante notar que, como os insetos adultos, as larvas de bombeiro são predadoras. Sua dieta na fase de crescimento ativo é composta por pequenos vermes e centopéias. Outra característica deles é a implementação do processo de digestão fora dos intestinos e do corpo como um todo. Isso se refere ao uso de veneno que a larva injeta em sua presa. Esta substância potente dissolve os tecidos muito rapidamente, após o que resta apenas para absorver os alimentos na forma líquida.
Com a aproximação do inverno, algumas das larvas do besouro macio de pés vermelhos transformam-se em pupas. Os animais restantes sobrevivem desta vez no abrigo. Com o início da primavera, as pupas se transformam em lagartas e saem do abrigo. A propósito, levando em consideração as peculiaridades da aparência dessas criaturas peludas e rastejantes, elas são chamadas de "vermes da neve". Besouros já crescidos aparecem assim que o clima quente diminui. Infelizmente, os processos descritos associados a esses insetos únicos não duram muito. Esses representantes da família do besouro macio são caracterizados por uma curta vida independente.... Os bombeiros alados vivem apenas cerca de dois meses.
Como atrair?
Como já observado, os benefícios dos besouros de fogo em locais superam em muito o dano potencial deles. É por isso que alguns jardineiros e jardineiros procuram atrair esses besouros macios. Em princípio, para que eles se instalem no jardim ou entre as árvores do jardim, você não terá que fazer esforços sobrenaturais. É que todas as ações devem ser focadas na agricultura natural. Estamos falando sobre o que será exigido em certos lugares para evitar:
- escavando o solo;
- arrancar folhas caídas antes do inverno sob arbustos e árvores, especialmente por queimá-las;
- o uso de produtos químicos no processo de implementação de medidas agrotécnicas que têm um efeito extremamente negativo sobre todos os seres vivos.
Naturalmente, essas estão longe de ser as únicas maneiras de chamar a atenção dos bombeiros.É importante lembrar que pulgões, carrapatos, lagartas, ovos de gafanhotos e muitas outras pequenas pragas são a base da dieta dos insetos descritos. Os especialistas, assim como jardineiros e jardineiros, há muito notaram que os besouros moles são atraídos por representantes da família Asteraceae (eles também são Compositae) e Umbelliferae. Além disso, os bombeiros também estão interessados em plantas com cachos de pequenas flores. Isso inclui, por exemplo, euphorbia.
Na maioria das vezes, eles fazem uma escolha em favor de inflorescências que têm flores amarelas brilhantes, cuja lista inclui:
- funcho;
- Yarrow;
- goldenrod;
- espaço amarelo-enxofre e muitos outros.
Outro ponto importante é que esse tipo de polinização, assim como a cantarofilia, também é realizada por besouros de fogo. Levando em consideração tudo o que foi exposto, pode-se concluir que, para atrair um habitat confortável para o besouro-de-perna-vermelha, é necessário garantir a presença das plantas correspondentes no local. E sua principal característica é a floração durante todo o verão. A fonte de água não será menos significativa neste caso, uma vez que os percevejos em questão procuram escolher locais húmidos.
Paralelamente, deve-se lembrar que, para a vida dos insetos, não é desenterrado e nem solto, mas ao mesmo tempo terra coberta com cobertura morta. São essas áreas que são ideais para a formação de pupas nas larvas do besouro-de-pés-vermelhos.
Como se livrar?
Se a situação se desenvolveu de tal forma que os besouros de fogo se multiplicaram excessivamente e passaram a causar danos significativos às lavouras cultivadas no local, então vale a pena pensar em combatê-los. E, neste caso, a forma mais simples de ação é coletar os insetos com as mãos e depois expulsá-los da propriedade. Deve-se ter em mente que, em tese, o inseto pode picar, por isso recomenda-se cautela.
Uma alternativa para coletar besouros é pulverizar seus habitats. A mistura preparada de acordo com a seguinte receita popular provou ser a melhor.
- Pó de tabaco (você pode esmigalhar cigarros baratos) - 1 colher de chá.
- Cinza de madeira - 3 colheres de chá
- Pimentão vermelho.
- Lúpulo-suneli e ervas provençais.
Os dois últimos ingredientes são adicionados, como dizem, a gosto. Via de regra, uma pequena pitada de cada tempero é suficiente. Com o pó assim preparado, será necessário processar abundantemente as plantações limpas de besouros moles. Claro, você sempre pode recorrer a medidas menos suaves ao lidar com insetos.
Muitos lutadores de besouro aconselham usar o lendário remédio para baratas para isso. Estamos falando do famoso giz de cera "Mashenka", que precisará ser esfarelado e depois pulverizado com as áreas contaminadas com o pó resultante.
O comentário foi enviado com sucesso.