Os melhores remédios populares para o besouro da batata do Colorado

Contente
  1. Revisão dos métodos "secos" de controle
  2. Como se livrar por pulverização?
  3. Quais plantas plantar nas proximidades?
  4. Recomendações

Muitos acreditam que o besouro da batata do Colorado pode ser exterminado de uma vez por todas com produtos químicos. Não é assim - se uma praga apareceu no local, pode levar mais de um ano para combatê-la. Os insetos se adaptam rapidamente às mudanças de fatores externos e desenvolvem resistência aos medicamentos adquiridos. Por isso é necessário usar o “efeito surpresa”, alternando entre diferentes métodos de exterminação da praga.

Revisão dos métodos "secos" de controle

Infelizmente, os cientistas ainda não foram capazes de desenvolver uma variedade de batata que seja absolutamente resistente aos ataques do besouro da batata do Colorado. Os jardineiros anualmente gastam muito esforço, dinheiro e tempo para lutar contra esse inimigo. A colônia do besouro da batata do Colorado consegue sobreviver mesmo com o início do clima frio - os indivíduos são enterrados no solo e, com o primeiro calor da primavera, a base é ativada. Esses insetos podem voar para o jardim das áreas vizinhas, por isso é impossível proteger 100% as plantações dos ataques da praga.

Uma fêmea pode colocar até 1000 ovos por vez, enquanto as larvas se alimentam ativamente de brotos de batata.

Se você não destruir o inimigo e deixar a situação seguir seu curso, a colônia será capaz de destruir completamente a parte aérea das plantas em poucos dias.

Em escala industrial, o besouro é geralmente destruído com produtos químicos. No entanto, se você envenenar um besouro, os tubérculos acumularão venenos que, junto com a comida, entrarão no corpo humano. Portanto, os proprietários de fazendas individuais estão tentando usar remédios populares mais econômicos.

Nos domicílios particulares, os chamados "tratamentos a seco" se generalizaram. Nesse caso, o solo entre as fileiras e os brotos jovens é polvilhado com pós que são seguros para o homem. Normalmente, o pó é feito de manhã cedo, enquanto as gotas de orvalho permanecem na folha. Recomenda-se repetir o tratamento quinzenalmente, desde o aparecimento dos primeiros rebentos até à formação dos botões, no final da floração é realizada outra polinização única. Para o beneficiamento, pode-se usar diferentes substâncias secas, entre as mais eficazes estão as cinzas, a farinha de milho, o cimento e o gesso.

Espanando com cinzas

A cinza triturada até o estado de cinza, obtida principalmente da madeira de bétula, inibe o desenvolvimento de larvas e espanta a praga adulta. Para cada metro quadrado de área de plantio, é retirado 1 kg de pó seco - as folhas úmidas são polvilhadas com uma camada fina e distribuídas uniformemente na superfície do solo próximo aos arbustos e nos corredores.

Processamento com farinha de milho

A farinha de milho atrai o besouro da batata do Colorado com seu sabor e cheiro. Ele o come com grande prazer, mas no estômago do inseto a composição incha rapidamente e causa a morte. O amido de milho tem um efeito semelhante.

Uma condição importante para o processamento, neste caso, é a presença de líquido na superfície das placas foliares, portanto, a pulverização é realizada no início da manhã ou após a pulverização preliminar com água.

Polinização com cimento ou gesso

Você pode destruir as pragas com gesso ou cimento, eles funcionam da mesma forma que a farinha de milho. mas Ao trabalhar com esse agente, é preciso ter cuidado, pois quando molhado, o pó pode endurecer e bloquear a respiração celular de uma planta jovem. Portanto, o tratamento deve ser feito durante o dia, a planta deve estar seca.

Polvilhando serragem

A proteção ambientalmente correta dos canteiros de batata contra o besouro da batata do Colorado é fornecida pela cobertura morta com palha ou serragem. O melhor é usar serragem de bétula ou pinheiro, eles são despejados entre as fileiras e ao redor dos arbustos.

No entanto, o cheiro de aparas de madeira frescas assusta o besouro apenas por um tempo, então a cobertura morta deve ser renovada pelo menos 2-3 vezes antes que as flores apareçam e após a floração todos os meses.

Como se livrar por pulverização?

Outra forma eficaz de combater o Colorado é pulverizar com várias decocções e infusões. Ao realizar o processamento, você deve seguir as seguintes regras.

  • A pulverização é desejável em tempo seco e sem vento, o melhor de tudo à noite.
  • Os brotos devem estar secos, pois a umidade nas folhas pode reduzir a concentração do ânimo de trabalho.
  • Para garantir a máxima adesão dos líquidos à superfície das chapas, um pouco de substância ensaboada pode ser adicionada à solução - pode ser preparações especiais de sabão verde ou sabão doméstico comum, esmagadas em um ralador.
  • Para o processamento de plantações de batata, apenas soluções preparadas na hora são usadas, elas devem ser misturadas no máximo 8-10 horas antes do uso.

O besouro se adapta muito rapidamente aos componentes ativos das soluções, portanto, vários ingredientes diferentes devem ser alternados durante o processamento. A pulverização a seguir é mais eficaz.

  • Noz. Mistura-se 1 kg de folhas e frutos de nogueira com 300 g de casca de ovo e despeja-se 1 litro de água. A solução é insistida por uma semana, depois filtrada e pulverizada, tentando pulverizar em todas as superfícies verdes do arbusto.
  • Mostarda. O pó de mostarda seca é diluído em água a uma taxa de 200 g por balde de líquido, adicione 100 ml de vinagre e misture bem para que a mostarda se dissolva completamente. Em seguida, as plantas danificadas pelo besouro da batata do Colorado são filtradas e tratadas.
  • Alho. Uma infusão de trabalho é preparada com 300 g de dentes de alho picados ou flechas de alho cortadas e despejada com um balde de água. Para eficácia máxima, 50 g de sabonete líquido são adicionados à solução.
  • Celandine. Para combater a praga, a erva celandine é esmagada e despejada com água até ficar 3 a 5 cm mais alta que a grama.Ferva por 15 minutos, esprema e filtre com um pano de algodão. Antes de usar o concentrado resultante, diluir com água na proporção de 500 ml de caldo por balde de água.
  • Tabaco. Brotos secos de tabaco vegetal são um remédio eficaz contra o besouro da batata do Colorado; se ele não estiver disponível, você pode usar tabaco para fumar ou makhorka. 500 gramas de pó são diluídos em 10 litros de água e embebidos por alguns dias, depois filtrados e adicionados 50 g de sabão triturado.
  • Álamo. Folhas de choupo perfumadas são altamente eficazes. Meio balde de massa verde é derramado com água e fervido por 15-20 minutos. Em seguida, dilui-se novamente com água, elevando o volume do medicamento a 10 litros. O concentrado acabado é infundido por 3-4 dias e processado.
  • Cânhamo. O besouro da batata do Colorado odeia o cheiro de cânhamo. Para preparar uma solução, 200 g de folhas são despejadas em 2 litros de água e fervidas por 15 minutos. Em seguida, eles filtram, resfriam e borrifam as plantas afetadas.

Como base para infusões protetoras, você pode usar verduras de absinto amargo, rabo de cavalo, elecampane e dente de leão. Dos outros componentes, tais são usados.

  • Alcatrão. Diluir 30 ml da substância em 1 litro de água e pulverizar. Ao trabalhar com alcatrão, não use atomizadores mecânicos, pois neste caso os bicos do atomizador ficam entupidos e será muito difícil limpá-los. Basta colocar a solução em uma garrafa plástica, fazer furos na tampa e distribuir suavemente sobre a superfície do arbusto. O processamento deve ser realizado pelo menos quatro vezes por temporada, mas jardineiros experientes aconselham o uso de uma ducha de alcatrão 2 a 3 vezes por semana.
  • Refrigerante e sabonete. 200 ml de sabonete líquido e 50 g de bicarbonato de sódio são diluídos em 1 litro de água, misturados e pulverizados.
  • Refrigerante e fermento. 50 g de fermento fresco ou 10 g de fermento seco e 1 copo de bicarbonato de sódio são despejados em água morna, infundidos por 3-4 horas e, em seguida, usados ​​para processar plantas.

Soluções de produtos químicos, como a uréia, podem ajudar na luta. 50 g deste produto são diluídos em um balde de água, infundidos por meia hora e, em seguida, borrifados sobre os arbustos com um borrifador.

Surpreendente, mas é verdade: o uso da Coca-Cola dá um bom efeito. 2 litros da bebida são diluídos em 5 litros de água, misturados e pulverizados sobre os arbustos de batata.

Quais plantas plantar nas proximidades?

As pragas Solanáceas são sensíveis a aromas fortes. Portanto, se você plantar algumas safras entre duas fileiras de batatas, poderá contar com o fato de que o cheiro delas assustará o besouro da batata do Colorado e ele se estabelecerá em outro lugar. Para plantações mistas, essas culturas podem ser usadas.

  • Marigold. Para que essas flores assustem as pragas, elas precisam ser plantadas o mais próximo possível das batatas. Nesse caso, você não deve engrossar demais as plantações de flores, pois isso pode afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento dos frutos da batata.
  • Borago. O besouro da batata do Colorado tem medo do cheiro desta flor. Para proteção máxima, borragem e batatas devem ser alternadas. Essas plantas não só criam uma proteção eficaz para o jardim, mas também decoram as plantações com suas flores azuis.
  • Calêndula. Os malmequeres protegerão as batatas se forem plantadas ao mesmo tempo. É aconselhável plantar flores não só em volta do jardim, mas também no interior dos arbustos.
  • Coentro. Esta planta tem um aroma específico que mantém os parasitas de pragas longe das plantações de erva-moura. Para que o resultado seja o mais eficaz possível, os jardineiros são aconselhados a plantar flores entre os arbustos de batata na proporção de 1 para 2.
  • Mattiola tem dois chifres. Uma das plantas mais eficazes com belos botões lilases-rosa. Seu cheiro tem um poderoso efeito dissuasor sobre os parasitas, então apenas uma flor é suficiente para quatro fileiras de batatas.

Outras plantas que podem afastar o besouro da batata do Colorado incluem ervas condimentadas (cebola e endro), legumes (lentilhas, ervilhas, feijão) e raiz-forte.

Alguns jardineiros usam absinto para assustar o Colorado - se essa cultura perfumada crescer em algum lugar próximo, você pode cortar os brotos e enterrá-los nos corredores das batatas. Seu cheiro amargo combate eficazmente os ataques de pragas.

Recomendações

Infelizmente, a luta contra a praga na maioria das vezes começa depois que ela apareceu no site. No entanto, a melhor maneira de se livrar do inimigo é evitar que ele se espalhe entre seus patamares. Se você cultivou uma plantação de batata por um ano inteiro e lutou ativamente contra o besouro da batata do Colorado, isso não significa que a praga não aparecerá mais. Mas haverá muito menos disso. É por isso que é importante seguir as práticas agrícolas tradicionais.

  • Para evitar o aparecimento do besouro da batata do Colorado, o amontoado alto provou ser bom. É realizado de forma que as folhas inferiores do arbusto fiquem imediatamente no subsolo. Sobre eles estão as larvas e os ovos do besouro da batata do Colorado, uma vez no solo, cerca de 60% deles morrem.
  • Após a colheita no outono, é necessário arar bem o jardim até a profundidade de uma pá de baioneta, é aconselhável usar um arado para revolver o solo. Então, alguns dos besouros estarão na superfície e congelarão no inverno. É melhor fazer isso imediatamente antes da geada ou neve.
  • Nos estágios iniciais do aparecimento do besouro, a coleta manual da praga será um método eficaz de controle. Nesse caso, os besouros adultos e suas larvas são coletados em uma garrafa ou jarro de plástico. E as folhas nas quais os ovos são colocados são cortadas. Quanto mais você fizer isso, melhor.
  • Se possível, tente usar inimigos naturais do besouro. Isso inclui formigas, percevejos, gafanhotos, joaninhas, besouros terrestres e crisopídeos. Esses insetos são capazes de exterminar algumas das pragas do local.

A indústria moderna oferece meios eletrônicos para combater o Colorado. Os repelentes transmitem ondas ultrassônicas. O inseto não tolera tais sons e sai para uma área onde não existem tais dispositivos. Nos estágios iniciais do desenvolvimento da cultura, enquanto os frutos ainda não se formaram, podem ser utilizadas substâncias bioativas.

  • Fitoferm. Este medicamento não é prejudicial a humanos ou animais de estimação. Sua ação se baseia na supressão de alguns processos vitais do organismo da praga. Comendo uma folha tratada com Fitoverm, o besouro da batata do Colorado perde o apetite e logo morre de fome e falta de comida.
  • "Agravertine". É altamente eficaz contra adultos e larvas do besouro da batata do Colorado. No entanto, é ineficaz contra os ovos, portanto, para atingir o efeito máximo, dois tratamentos devem ser realizados com uma frequência de duas semanas.
  • "Bitoxibacilina". Esta substância pode ser utilizada durante todo o período vegetativo, uma vez que não se acumula nos tubérculos. Quando uma praga entra no corpo, ela causa intoxicação e, após alguns dias, a praga morre. Demora uma semana para destruir uma colônia inteira.
  • Boverin. A droga é baseada em fungos. Quando seus esporos pousam no corpo do besouro da batata do Colorado. Eles começam a crescer dentro dela - isso inevitavelmente leva à morte do inseto.

Se a escala da derrota for grande e não for mais possível salvar a safra, faz sentido usar meios químicos. Nesse caso, você pode criar uma defesa de besouro para a próxima temporada.

  • "Colorado". Depois que os componentes ativos dessa droga entram no corpo do besouro, os impulsos nervosos do inseto são bloqueados. Como resultado, ele perde a capacidade de se mover e logo morre de exaustão nervosa.
  • "Regente". Produto à base de fipronil. Também atua no sistema nervoso da praga e leva à morte desta.
  • Aktara. Essa toxina perturba o sistema digestivo do parasita. Depois de comer as folhas, ele morre depois de um dia. Nas batatas, o medicamento pode durar 4 semanas, após as quais o tratamento deve ser repetido.
  • "Soneto". A droga contém veneno hexaflumuron, ele bloqueia a cobertura das larvas e, portanto, impede o seu desenvolvimento. Não mata adultos, mas as fêmeas não podem mais criar descendentes viáveis. Portanto, no futuro, a colônia morrerá de qualquer maneira.
  • "Tornado". Ele é usado para processar os próprios arbustos e o solo ao redor deles, permite destruir as larvas e os ovos escondidos no solo.
  • Tanrek. Um poderoso agente nervoso. Em um dia, esse veneno é capaz de destruir quase toda a colônia inimiga. É absolutamente seguro para humanos, mas pode levar à morte de abelhas polinizadoras.
4 comentários
Bozhenov 27.05.2021 17:32
0

O grande número de diferentes métodos e composições para lidar com o besouro da batata do Colorado sugere que nenhum deles é confiável. Por que não aproveitar as conquistas científicas do século 19, que ainda funcionam de forma confiável?

Dia bom! E o que isso significa - a conquista do século 19, revele o segredo, por favor, Sr. Bozhenov?))

Anfitriã 16.06.2021 21:26
0

E estou muito interessado em saber ...

Lyubov Grigorievna 27.06.2021 16:33
0

Lembro-me da época em que apareceu o besouro da batata do Colorado, quando eu era adolescente recolhi numa caixa de fósforos, admirei: um lindo listrado ... E quando o vi comendo as folhas, deixando apenas bylochki, aí a luta com o besouro começou. E eles fizeram isso: o pó em pó foi despejado em uma meia de náilon, depois de amarrado seu nariz e boca com um lenço, óculos foram colocados e borrifados sobre arbustos de batata. Sim, o efeito foi, o besouro foi destruído, mas me pareceu que as batatas também cheiravam a essa poeira, embora ninguém tenha se machucado com a poeira naquela hora ...

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário