Qual é a aparência do besouro da batata do Colorado e como lidar com isso?
O besouro da batata do Colorado é considerado uma das principais pragas da batata e de outras beladonas. Portanto, todos os que planejam plantar essas plantas em sua área devem saber com antecedência como lidar com essa praga listrada.
descrição geral
Este inseto foi descoberto pela primeira vez na América do Norte. Ela ganhou esse nome por ter destruído a cultura da batata em todo o estado do Colorado. Chegou à Europa no final do século XIX. No território da Rússia, o besouro apareceu apenas na segunda metade do século passado. Inicialmente, ninguém entendeu de onde veio e como lidar com isso. Agora, os jardineiros já aprenderam como destruir essas pragas. Mas isso ainda é muito difícil de fazer.
Primeiro você precisa entender como esse inseto se parece em diferentes estágios de seu desenvolvimento. As pequenas larvas são de cor cinza. Eles ficam avermelhados com o tempo. Já nesta fase, as larvas destroem ativamente a folhagem.
Os adultos são grandes. Eles comem verduras no jardim ainda mais ativamente. Em besouros adultos, uma concha mais densa aparece. Sua cor pode ser preta e vermelha ou preta e amarela. As patas de tal besouro são muito tenazes. Portanto, ele se move sem problemas em qualquer superfície. Se necessário, os besouros voam de um lugar para outro.
Esses besouros hibernam no subsolo. Eles são resistentes a todas as condições meteorológicas. Portanto, as pragas se sentem bem até mesmo nas regiões do norte do país. Após o final do inverno, os besouros do Colorado vêm à superfície. Eles também começam a comer verduras jovens ativamente. Os besouros se reproduzem rapidamente. As fêmeas colocam ovos no interior dos lençóis. É desses ovos laranja-avermelhados que as novas larvas são retiradas.
Como um inseto faz mal?
O besouro da batata do Colorado vive não mais do que um ano. Mas mesmo durante esse tempo, ele consegue prejudicar muito as plantas. Essas pragas são extremamente gulosas. Eles destroem as camas com batatas, berinjelas e tomates. Os besouros comem completamente a folhagem verde, deixando apenas os caules para trás.
Isso é muito ruim para o estado das camas. Nesse caso, definitivamente não há necessidade de esperar por uma boa colheita. Lutar contra os besouros do Colorado é difícil. Eles se multiplicam rápida e facilmente se acostumam aos efeitos de vários inseticidas.
Portanto, os jardineiros precisam constantemente buscar novas maneiras de combater as pragas.
Colheita manual da praga
Um dos métodos mais fáceis de matar besouros do Colorado é a coleta manual. Isso deve ser feito no início da safra, quando não há muitas pragas no local. Nenhum dispositivo especial é usado para isso. Basta pegar um pote vazio onde serão colocados os insetos capturados.
Recomenda-se coletar os besouros no início da manhã.... Para evitar que rastejem para fora do pote, vale a pena derramar uma solução salina forte ou água e sabão nele. Não é recomendado esmagar os besouros durante o processo de coleta.
Se o local for pequeno, o processo de localização e eliminação de pragas não demorará muito. Jardineiros maiores ficam em melhor situação usando outros métodos de controle de insetos.
Visão geral das drogas para a luta
Na maioria das vezes, os jardineiros usam drogas químicas ou biológicas. É muito conveniente envenenar os besouros da batata do Colorado com esses meios.O veneno destrói rapidamente as pragas.
Químico
Existem dois tipos de produtos químicos de controle do besouro do Colorado. Os primeiros são usados para pulverizar batatas cultivadas e outras plantas. Os segundos inseticidas são usados para tratar tubérculos antes do plantio. Eles tornam as batatas resistentes a essas pragas.
Os seguintes produtos recebem boas críticas de jardineiros.
- Aktara. Esta preparação é perfeita para tratar canteiros de jardim. Esta solução é resistente ao calor. No entanto, não é combinado com vários inseticidas, bem como estimulantes de crescimento.
- "Comandante"... Este inseticida também é considerado muito eficaz. É vendido em pequenas ampolas. O produto é diluído em água morna antes do uso. O produto acabado é derramado em um pulverizador. Você pode usar o dispositivo com uma solução em qualquer clima.
- "Prestígio"... Este produto é bom na medida em que ajuda a proteger o local não só dos besouros do Colorado, mas também de doenças fúngicas. A substância é usada para tratar os tubérculos antes do plantio. Antes do uso, o produto deve ser diluído e só então utilizado para borrifar batatas.
- "Regente"... Este veneno é vendido em embalagens de 500 gramas. É excelente para a luta contra o besouro da batata do Colorado. O produto é utilizado na pulverização de espaços verdes. Via de regra, são realizados 1-2 tratamentos por temporada.
No processo de tratamento do local com produtos químicos, vale a pena seguir as seguintes regras.
- Sempre verifique a data de validade antes de usar produtos químicos. Não adianta usar produtos vencidos.
- Trate o local no início da manhã ou no final da noite. Não é recomendado o uso de produtos químicos em climas quentes. Seus vapores podem ser muito prejudiciais para os humanos.
- Você precisa preparar os produtos para pulverizar as camas, seguindo as instruções da embalagem. Não é recomendado quebrar as proporções.
- Antes de tratar o local, certifique-se de usar roupa de proteção, luvas de borracha e óculos de proteção.
- Após o término do procedimento, é aconselhável tomar banho e lavar a roupa.
Todas as preparações tóxicas devem ser usadas 7-8 semanas antes da colheita. Caso contrário, não será seguro comer batatas processadas.
Biológico
Os produtos biológicos são bastante populares entre os jardineiros. Eles são menos tóxicos do que os produtos químicos. Após o processamento dos arbustos, os frutos podem ser colhidos em 7-9 dias. Eles não representam nenhum perigo para as pessoas.
Recomenda-se tratar a área com preparações biológicas 2 a 3 vezes durante toda a temporada. O fato é que eles destroem apenas pragas e larvas adultas. Os ovos permanecem intactos.
Para se livrar dos besouros da batata do Colorado, as batatas podem ser pulverizadas com preparações como Fitoverm, Apache ou Koragen... Eles são altamente eficazes e protegem bem as plantas.
Vale lembrar que todas as preparações biológicas possuem características próprias de uso. Portanto, antes do uso, é muito importante ler atentamente as instruções que estão nas embalagens.
Os melhores remédios populares
Alguns jardineiros preferem usar remédios populares para o controle de pragas. Os residentes de verão devem prestar atenção aos seguintes produtos.
- Cinza de madeira. Freqüentemente, a cinza de madeira seca é usada para o controle de pragas. Para o trabalho, você precisa usar cinzas limpas sem misturas de detritos queimados. Você pode tratar o local de pragas com cinzas secas e uma solução preparada com base nela. Para preparar tal produto, 2 kg de cinzas devem ser diluídos em 10 litros de água limpa. O produto deve ser diluído antes do uso. Um litro de tal produto é diluído em 8-10 litros de água pura.
- Mostarda... Tratar as camas com uma solução de pó de mostarda também é bom para o controle de pragas. 100 gramas do produto são diluídos em 5-6 litros de água. Adicione 50 ml de vinagre.Esta ferramenta pode ser usada para tratar arbustos mesmo durante a floração.
- Cebola... A casca da cebola também ajuda a destruir as pragas. Precisa ser colocado em uma jarra de três litros. O recipiente deve estar um terço cheio de casca. Em seguida, você precisa adicionar água morna à jarra. Depois disso, o recipiente com a casca deve ser enviado para um local aquecido por dois dias. Antes do uso, o produto é diluído em água morna na proporção de um para dois. Depois disso, um pouco de solução de sabão ou sabonete líquido é adicionado ao recipiente. Você pode borrifar as camas com o produto resultante imediatamente.
- Pimenta amarga. Outro produto à base de sabão é uma solução de pimenta. Para prepará-lo, é necessário levar 10 litros de água para ferver. Você precisa colocar 100 gramas de material seco no recipiente. A mistura deve ser fervida por duas horas. Quando esfriar, coloque uma pequena quantidade de raspas de sabão na frigideira. Misture tudo bem e use para pulverizar arbustos verdes.
- Nozes Você pode se livrar dos besouros sem o uso de produtos químicos com a ajuda de frutas e folhas de nozes. Eles devem ser colocados em um recipiente fundo e preenchido com água fervente. O produto é infundido por 7 a 10 dias e, em seguida, filtrado. A preparação resultante pode ser pulverizada na área.
- Alcatrão de bétula... Você também pode matar as pragas com preparações à base de alcatrão de bétula. Para seu preparo, 100 gramas do produto são diluídos em 10 litros de água. A pulverização da área com tal ferramenta é realizada à noite.
- Amônia. Uma solução baseada neste produto é preparada de acordo com o mesmo princípio de um produto com alcatrão. Em 10 litros de água, 500 ml da substância são diluídos. Antes de pulverizar, você pode adicionar uma pequena quantidade de sabão em pó a um recipiente com água. O produto acabado é completamente misturado e, em seguida, usado para processar os leitos.
Todas essas ferramentas permitem que você lute com bastante eficácia contra os besouros do Colorado em casa.
Usando armadilhas
Armadilhas caseiras também podem ser usadas para controlar pragas. Esses dispositivos são muito simples de fazer. O jardineiro precisa de algumas garrafas de plástico. Seu número depende do tamanho do jardim.
A borda de cada garrafa deve ser cuidadosamente cortada. Dentro você precisa colocar as batatas em cubos. O recipiente deve ser cuidadosamente imerso no solo. Com o tempo, a armadilha ficará cheia de pragas. Depois disso, você precisa pegá-lo e matar os insetos. Você pode usar esta armadilha várias vezes seguidas.
Inimigos naturais
Os besouros do Colorado têm muitos inimigos na natureza. Um grande número de pássaros se alimenta desses insetos. Atraí-los para o seu site é bastante simples. Para fazer isso, pendure vários comedouros no jardim.
As aves também podem ser ensinadas a comer insetos. Gansos, galinhas e também pintadas fazem um excelente trabalho nessa tarefa. Vale a pena ensinar as aves a comer besouros do Colorado desde a infância. As galinhas devem entrar no jardim com muito cuidado e não por muito tempo. Caso contrário, eles também podem bicar a folhagem jovem e prejudicar a colheita.
Separadamente, deve-se notar que, nos besouros do Colorado que se alimentam de beladonas, os pássaros acabam parando de comer. Na verdade, uma grande quantidade de substâncias tóxicas se acumula em seu corpo.
De quais plantas os besouros têm medo?
Os besouros do Colorado encontram leitos de beladona pelo cheiro. Portanto, faz sentido plantar ao lado ervas e flores com aroma forte. Isso tornará mais difícil para os besouros do Colorado encontrar comida.
Para isso, pode-se usar endro, coentro, manjericão e calêndula. Cebola e alho também podem ser plantados próximo ao terreno. É útil colocar leguminosas ao longo dos canteiros.
Variedades de batata resistentes
Uma vez que as pragas se adaptam rapidamente às novas condições e se acostumam com vários inseticidas, ainda não foi possível criar uma raça completamente resistente aos besouros da batata do Colorado. Mas há plantas que não parecem tão atraentes para as pragas.
Vale a pena prestar atenção às seguintes variedades de batatas.
- "Sorte"... Esta é uma variedade despretensiosa. As plantas não precisam ser pulverizadas regularmente. Batatas também rendem bons rendimentos. A única desvantagem dessa variedade é que a cultura costuma ser afetada por um nematóide.
- "Kamensky"... Essas plantas se distinguem pela boa resistência aos efeitos dos besouros. As batatas são caracterizadas pelo aumento da produtividade. Os frutos amadurecem cedo, o que também é considerado uma grande vantagem.
- "Lasunok". Este tipo de batata é ideal para o plantio na Rússia central. A batata é resistente a pragas e tem um sabor muito agradável.
Os criadores estão constantemente tentando desenvolver novas variedades resistentes. Portanto, os jardineiros são aconselhados a monitorar regularmente novos produtos emergentes.
Medidas de prevenção
Ajuda no combate aos besouros e medidas preventivas.
- Amontoar e capinar... O local deve ser limpo regularmente de ervas daninhas. Deve-se prestar atenção especial à remoção de ervas daninhas dos canteiros durante a floração das batatas. Os arbustos precisam ser batidos várias vezes durante a temporada.
- Cuidados de outono corretos. Após a colheita, é importante limpar a área de brotos secos e ervas daninhas. Todo o material vegetal deve ser amontoado e queimado ou retirado do local. Também é importante remover todos os tubérculos do local.
- Processamento de primavera do site... Antes de plantar as plantas, o território deve ser bem desenterrado. Isso eliminará os besouros que hibernam no solo.
Vale lembrar que é impossível livrar-se dos besouros do Colorado de uma vez por todas, portanto é necessário combatê-los anualmente.
O comentário foi enviado com sucesso.