Tudo sobre madressilva comestível
A madressilva dá frutos no início do verão ainda mais cedo do que os morangos. Os jardineiros apreciam sua despretensão e capacidade de resistir até mesmo aos invernos mais rigorosos. As bagas deste incrível arbusto têm um sabor agradável e contêm muitas vitaminas.
Descrição da planta
A madressilva comestível é um arbusto de folha caduca com frutos comestíveis que cresce no leste da Sibéria, Extremo Oriente, Coréia e China. Ela cresce nas bordas de florestas decíduas e de coníferas, perto de pântanos e em prados úmidos, em áreas montanhosas, principalmente em solos calcários. Na natureza, a copa pode ter qualquer formato, densidade e tamanho, os frutos diferem na configuração, sabor e tempo de maturação.
Na Rússia, existem 5 espécies de cultivo selvagem, cujos frutos são comestíveis:
- Kamchatka (cresce até 2,5 m, 20-25 ramos em um arbusto);
- comestível (1-1,5 metros de altura, número de ramos - 20);
- Altai (cresce até 2,5 m, copa de 2 m de diâmetro, até 28 ramos);
- Turchaninov (com cerca de 1 m de altura, possui copa esparsa e 15 ramos);
- Pallas (altura - 2-2,2 metros, mas com um diâmetro de copa menor, os galhos geralmente caem).
A mais valiosa dessas espécies é considerada comestível, seus frutos não apresentam amargor, mas caem facilmente após o amadurecimento.
A variedade comestível, ao contrário de outras, cresce muito lentamente. Os rebentos são esverdeados, com flor roxa, púberes e finos. As perenes atingem um diâmetro de 3 cm, são cobertas por uma casca castanha clara. A copa do arbusto é esférica e muito densa, com diâmetro de 1-1,5 metros. O sistema radicular cresce para baixo e para os lados. As raízes axiais atingem uma profundidade de 50-80 cm e as raízes ramificadas ultrapassam o perímetro da copa em 50-60 cm.
As folhas estão dispostas de forma oposta nos ramos. Podem ser redondas, ovais, ovóides, alongadas, pontiagudas, até 7 cm de comprimento, a folha jovem é densamente pubescente, com poucas vilosidades nas velhas. Os rins abrem muito cedo, assim que a temperatura média diária sobe para 0 ° C.
As flores são bissexuais, pequenas, amarelo-claro, em forma de funil, colocadas nas axilas das folhas aos pares. A floração começa em meados de abril e vai até meados de maio, às vezes vai até junho. As flores são polinizadas por abelhas e abelhas. A espécie é considerada uma excelente planta de mel de primavera. No sul do Extremo Oriente, 214 g de néctar são obtidos de uma planta. Uma baga de duas câmaras é formada por duas flores.
As frutas podem ter diferentes formas: redondas, elípticas, ovais.
A cor é azul escuro, com um leve desabrochar de purinas. A polpa é vermelha escura ou púrpura bordô, com aroma delicado. As sementes são pequenas, castanhas, com 2 mm de comprimento. Os frutos amadurecem de meados de junho a julho. A fruta tem um gosto agridoce. A frutificação ocorre nos brotos do último ano a partir dos 3 anos de idade. O rendimento de um arbusto adulto é de 1,5 a 2,5 kg de bagas. A vida útil é de cerca de 25-30 anos.
A madressilva é excepcionalmente resistente, tolerando geadas de até -50 ° C. As inflorescências são capazes de fixar frutos em geadas até -7 ° C. O arbusto tolera bem o sombreamento. Variedade que adora umidade, mas resiste bem à seca.
As espécies comestíveis são utilizadas para obter variedades de frutos grandes e frutíferos. A variedade do jardim é um arbusto de até 2 m de altura com uma copa de cerca de 2 m de diâmetro... Também é cultivado como espécie decorativa. No paisagismo, a cultura é plantada como uma sebe e na composição do grupo. Um arbusto adulto parece muito bonito, tolera facilmente a poda, pode ter qualquer forma.
Variedades
A madressilva é a primeira das bagas na faixa do meio, ela também pode amadurecer em climas do norte.... O nome latino desta espécie, Lonícera caeruléa, se traduz como “madressilva azul”, outro nome é “madressilva azul”. Eles começaram a plantar na Rússia em 1884 na cidade de Nerchinsk.
Os primeiros cultivares da história mundial foram obtidos na década de 1960 no N.I. MA Lisavenko, onde foram criados os esforços de ZI Luchnik "Start", "Blue Spindle", "Blue Bird". Em seguida, a espécie começou a melhorar nas estações experimentais Pavlovsk, Far Eastern e Polar, no Jardim Botânico Principal da Academia Russa de Ciências, no IV Instituto de Pesquisa da Rússia Michurin e no Centro de Pesquisa e Produção Agropischeprom.
Desde 1972, trabalha-se na seleção da espécie no South Ural Research Institute, localizado em Chelyabinsk. Como resultado, variedades como:
- "Amazonas";
- Bazhovskaya;
- "Centáurea";
- "Feiticeira";
- "Golinka";
- "Long-frutado";
- "Elizabeth";
- Etkul;
- "Desejável";
- "Zarechnaya";
- "Entusiasmo";
- "Kisegach";
- "Lápis lazúli";
- "Lenita";
- "Maria";
- "Sineglazka";
- "Polyanka Kotova";
- "Taganay";
- "Zircônia cúbica";
- "Chernichka".
A FGPU "Bakcharskoe" na vila de Bakchar na região de Tomsk ainda está desenvolvendo novas variedades. As variedades mais famosas:
- "Bakcharskaya";
- "Berel";
- "Vasyuganskaya";
- “Orgulho de Bakchar”;
- "A Filha do Gigante";
- "Cinderela";
- Roxana;
- "Siberian";
- "Silginka";
- Strezhevchanka;
- "Yugan".
E.P. Kuminov, Doutor em Ciências Agrárias, deu uma contribuição significativa para o melhoramento de novas variedades. Em VNIIS eles. I.V. Michurin ele obteve variedades "Blue Dessert", "In Memory of Kuminov", "Antoshka", "Konchak", "Peter the First", "Cannery", "Northern Lights", "Sweet Tooth", "Madam"... Formas industriais altamente produtivas foram criadas com base no SPC "Agropischeprom" "Michurinskoe Divo" e "Michurinskaya Lada".
A variedade de jardim está se tornando uma planta popular para o local, pois não requer muita manutenção. Um arbusto com frutas comestíveis é cultivado para áreas de paisagismo; também existem variedades decorativas de tamanhos menores para decorar parques e jardins frontais. Seus frutos não são comestíveis e podem ser venenosos. A mais famosa madressilva, floresce com perfumadas inflorescências de mel: amarelas, roxas, brancas e vermelhas.
A madressilva encaracolada é uma das vinhas mais populares para o jardim, sendo apreciada pelos jardineiros por um longo período de floração.
Aterrissagem
A cultura pode crescer em um local por até 20 anos e tolera transplantes em quase qualquer idade. Mas ainda é recomendável escolher arbustos não mais do que 1,5 metros de altura.... A maior taxa de sobrevivência é na idade de 2-3 anos. A época mais adequada para o plantio é final de setembro ou início de outubro. Normalmente, na primavera, a cultura é transplantada apenas em climas quentes, quando a neve derreteu e o solo teve tempo de aquecer.
Recomenda-se plantar 3-4 variedades próximas umas das outras, florescendo quase ao mesmo tempo. Como o arbusto é apenas de polinização cruzada, recomenda-se um plantio compacto: isso contribui para uma melhor polinização cruzada e uma boa colheita. Os melhores precursores de safra são batatas e outros vegetais... Um local ensolarado e bem protegido do vento é escolhido para a muda. As frutas tendem a desmoronar, então um vento forte pode deixá-lo completamente sem colheita.
Métodos de desembarque
A opção de plantio mais bem-sucedida são as mudas em um recipiente.... Recomenda-se que arbustos com sistema radicular aberto sejam plantados quase imediatamente após serem retirados do solo e, caso isso não seja possível, as raízes devem ser enroladas em um pano úmido ou colocadas em areia úmida.
As plantas em recipientes são transferidas com um caroço de barro e, com as raízes abertas, são pré-embebidas em água com adição de Epin e, a seguir, mergulhadas em um purê de argila (1 kg de argila por 10 litros de água).
Alguns jardineiros cultivam madressilva não só nos canteiros da horta ou do jardim, mas também em vasos decorativos no terraço ou na varanda. Um vaso para um arbusto jovem é escolhido 2 a 3 vezes maior do que aquele em que a muda cresce.
É melhor escolher variedades compactas e baixas para tais plantações.
O solo
A qualidade do solo não importa muito, a madressilva é uma variedade de plástico, adapta-se perfeitamente a qualquer tipo de solo. Recomenda-se adicionar areia e turfa aos solos argilosos e fertilizantes orgânicos aos solos arenosos (cerca de 3 baldes).
A variedade cresce bem em solos franco-arenosos e argilosos, em solos podzólicos e chernozêmicos. Não tolera a ocorrência próxima de lençóis freáticos, devendo estar a uma distância de 1,5 m da superfície. Em termos de acidez, o solo deve ser neutro ou ligeiramente ácido.
Tecnologia
Antes do plantio, um mês antes do plantio, o canteiro é cavado a uma profundidade de 30-40 cm, removendo todas as ervas daninhas. Se o solo for muito ácido, 1 sq. m fazer 400 g de cal apagada. Uréia, enxofre coloidal ou sulfato de amônio são adicionados aos solos alcalinos, a matéria orgânica também ajuda bem: esterco, serragem, turfa, agulhas de coníferas ou casca de árvore.
Ao cavar por 1 sq. medidor deve ser adicionado:
- superfosfato - 30 g;
- sal de potássio - 30 g (mas não em solos alcalinos);
- húmus - 10 kg.
As mudas são colocadas a uma distância de 1,5 m, ficando 2 m entre as linhas.
Os poços são cavados 2 a 4 semanas antes do plantio, com tamanho de 40x40x40 cm. A drenagem de tijolos quebrados ou pedra triturada é colocada no fundo. Uma mistura de solo de jardim e húmus (3 kg), turfa (3 kg), nitrophoska (35 g) é preparada e colocada na cova com um monte. A muda é colocada em um aterro, as raízes são cuidadosamente esticadas e cobertas com uma camada de terra, compactando várias vezes. O colo da raiz deve ficar nivelado com a superfície.
Após o plantio, 10 litros de água são despejados em abundância e o solo ao redor é coberto com cobertura morta.
Regras de rega
A madressilva comestível é uma planta despretensiosa, tolera muito bem as secas. Recomenda-se que a rega seja realizada principalmente durante o período de frutificação e brotação do próximo ano. Arbustos adultos são regados 2 a 4 vezes por mês, 1 a 2 baldes. No resto do tempo, eles irrigam apenas em caso de longa ausência de chuva. Os arbustos jovens são irrigados regularmente: 2 vezes por semana, 10-15 litros sob um arbusto, após a rega, as ervas daninhas são removidas e cobertas com cobertura morta.
As nuances do corte
Nos primeiros anos após o plantio, a copa não é cortada, pois o arbusto cresce muito lentamente. Limitam-se a podas sanitárias nos últimos 10 dias de março, removem rebentos internos quebrados e em crescimento. Aos 4-5 anos, começa a poda formativa. A melhor época de poda é após a queda das folhas. Os ramos inflexíveis ou baixos são removidos, deixando 10-15 brotos esqueléticos fortes. O crescimento jovem não deve ser cortado, a menos que seja torcido ou brotos muito carregados na coroa: o principal número de ovários de frutos é formado nele.
Com a idade de 8 a 10 anos, eles começam a fazer podas anti-envelhecimento: ramos velhos com pouco ou nenhum crescimento são removidos. Em arbustos de 20-25 anos a uma altura de 40 cm do solo, todos os ramos são cortados em um toco.
No terceiro ano após o aparecimento dos rebentos jovens, podem formar-se em coroa.
Como e o que alimentar?
Durante a temporada, cada arbusto é alimentado 2 a 3 vezes.
- No início de abril, 20 g de uréia, 15 g de nitrato de amônio são introduzidos na área próxima às raízes. Após o término da floração, pode-se alimentá-la com vermicomposto.
- No início de julho, após a retirada dos bagos, eles são regados com nitrofos (25 g por 10 l).
- No outono, meio balde de composto, 50 g de superfosfato são introduzidos sob cada arbusto, 100 g de cinza em solo ácido, 40 g de sulfato de amônio em solo alcalino.
Os substratos ácidos são cal uma vez a cada 3-4 anos e os substratos alcalinos são desoxidados. Composto podre é colocado sob um arbusto adulto 1 vez em 3-4 anos.
Reprodução
A variedade comestível pode ser plantada não só com mudas de viveiro, mas também com estacas, estratificação e sementes.
Sementes
Imediatamente após a colheita, as sementes são retiradas das bagas e colocadas em recipientes com húmus até 1 cm de profundidade, humedecidas e levadas para a horta. Os recipientes são colocados à sombra, cobertos com vidro. Algumas das mudas germinarão no verão e o resto - após a hibernação.
As mudas mergulham, e aos 3-4 anos são plantadas no local escolhido.
Estacas
As estacas verdes são colhidas imediatamente após a floração: final de maio, início de junho.
- Escolha galhos fortes que quebrem facilmente.
- Para as estacas, retire a parte central do rebento, corte-o em ramos de 7-12 cm de comprimento com 3-4 entrenós, cada um deve ter botões e folhas.
- As folhas mais baixas são completamente cortadas. O resto é cortado no meio da chapa.
- O corte inferior do caule deve ser feito em um ângulo de 45 graus, e a reta superior é feita 15 mm acima do último seio da folha.
- O corte inferior é tratado com Kornevin, Heteroauxin.
- As estacas são colocadas na metade em uma mistura úmida de areia e turfa (3: 1). Cubra a parte superior com um filme, a temperatura para o período de enraizamento deve ser de +20 ou +25 graus.
- As raízes aparecerão em cerca de 7 dias. Os arbustos são transferidos no outono ou no próximo ano, na primavera, para um local permanente.
As estacas de madeira enraízam-se com 2 vezes menos frequência do que as estacas de rebentos verdes.
Camadas
Nos últimos dias de abril, fortes brotos anuais são dobrados para o canteiro e fixados nesta posição. A parte do meio é polvilhada com terra ou húmus. Durante o verão, as raízes são formadas no caule, que pode ser separado do arbusto-mãe e transplantado.
Você também pode propagar a planta dividindo-a: no final do outono, arbustos de 3-5 anos são desenterrados e divididos em várias partes, cada uma plantada de acordo com o esquema de plantio padrão.
Doenças e pragas
A madressilva é considerada uma espécie muito resistente a muitas doenças das culturas de frutas e bagas. As mais perigosas são as seguintes doenças fúngicas.
- Enegrecimento e ressecamento de ramos (tuberculariose). Para o tratamento, é pulverizado antes da abertura dos botões e após a floração com uma mistura bordalesa ou oxicloreto.
- Cercospora e mancha branca (ramularíase). Eles são tratados por pulverização em março com sulfato de cobre ou Fundazol.
- Oídio. Eles tratam a doença com os medicamentos "Vector", "Skor", "Cumulus", enxofre coloidal.
Para prevenir o aparecimento de doenças fúngicas, recomenda-se que os arbustos sejam tratados com Bordeaux líquido no início da primavera e após a colheita. As folhas caídas são removidas regularmente, os ramos quebrados e secos são cortados. Aos primeiros sinais de doenças virais, recomenda-se destruir os brotos afetados e, se a doença recomeçar, o mato é destruído.
Dentre as pragas, os seguintes tipos de insetos são perigosos.
- Pulgão... Da praga na primavera, eles são tratados com os preparativos "Aktellik", "Confidor".
- Zlatka... No início da primavera, ele é tratado com Fufanon.
- Escudos... No final de junho e, em seguida, em julho, com um intervalo de 10-15 dias, eles são tratados com Rogor 0,2% ou Aktellik 0,2%.
- Ácaro madressilva... É tratada com acaricidas ("Mavrik", "Omite", "Tedion").
- Honeysuckle sawfly. As lagartas desta praga são colhidas manualmente.
Preparando-se para o inverno
A madressilva é uma variedade pouco exigente que se adapta perfeitamente aos invernos frios da Rússia. A resistência à geada da espécie aumenta se preparada adequadamente para o inverno. A planta, depois de um inverno bem sucedido, dará uma colheita precoce e abundante. Certifique-se de remover galhos secos e quebrados após o final da queda das folhas, corte os brotos fracos e baixos. Todas as seções são tratadas com gramado.
As folhas caídas e toda a cobertura vegetal orgânica são removidas ao redor do arbusto, são retiradas do território e destruídas. Eles são alimentados no inverno com fósforo e potássio: por 1 sq. m tomar 20 g de sal de potássio e 30 g de superfosfato dissolvido em água. Os arbustos jovens para o inverno são completamente envoltos em estopa ou agromateriais, a área da raiz em plantas de diferentes idades é coberta com serragem ou turfa.
O comentário foi enviado com sucesso.