Tudo sobre cuidados com a primavera para madressilva
Linda madressilva perene é criada para encantar os olhos do jardineiro. A planta fica bem em jardins e chalés de verão, e suas variedades comestíveis produzem frutas ricas em vitaminas e minerais. A cultura requer cuidados mínimos, mas na primavera exigirá maior atenção do residente de verão.
Recursos de poda
O cuidado da primavera é extremamente importante para o arbusto, porque é a hora do despertar, do início do escoamento da seiva. A madressilva é surpreendentemente resistente, pode suportar até as geadas mais severas. A planta começa a acordar muito cedo, por isso o trabalho terá que começar mais cedo do que nas outras culturas. A parte principal do período inicial é a poda após o inverno.
É importante considerar que as plantas com menos de três anos não são podadas. É prejudicial para eles, não haverá resultado.
Mas aqueles que já atingiram a idade de três anos devem ser eliminados. A poda em campo aberto começa no final de março. A última data é os primeiros dias de abril, então os rins vão começar a acordar. É importante que a temperatura do ar seja de pelo menos -5 graus.
Durante a poda, é imperativo remover os galhos que congelaram ou secaram durante o inverno. Não será mais possível restaurá-los. Além disso, é necessário retirar a linha inferior, que se espalha ao longo do solo. Este tipo de poda costuma ser atrasado por 2 temporadas. No primeiro ano, os rebentos 30-40 cm mais altos do que o solo são encurtados.
Na próxima safra, 50% dos galhos que se desenvolveram em um ano são podados. É importante levar em consideração que é impraticável remover ramos do esqueleto até o ponto de crescimento, pois desta forma o arbusto não conseguirá se recuperar rapidamente. Além disso, é proibido cortar a parte superior, pois é ela a responsável pela formação das flores. Após o aparamento, todos os locais dos cortes são cobertos com relva de jardim.
Importante: se a poda falhou no início da primavera, você terá que esperar pela próxima temporada. Caso contrário, você pode destruir a planta.
Tratamento contra doenças e pragas
A madressilva demonstrou ter uma capacidade incrível de resistir a ataques de doenças e parasitas, mas ainda será mais bem tratada na primavera. Primeiro, considere o que precisa ser feito para prevenir ou curar doenças.
-
Quebra-gelos... Essa enfermidade se manifesta logo após o inverno, caracterizada pela presença de fissuras no tronco onde vive o fungo. Os espécimes danificados são removidos e a planta é borrifada com o líquido Bordeaux.
-
Tuberculariose... A doença causa o aparecimento de caroços na planta. Então, eles levam à fraqueza e à morte. Para evitar a doença, é necessário pulverizar com oxicloreto de cobre.
-
Enegrecimento dos ramos... Doença fúngica perigosa que causa a morte de ramos. Você pode evitá-lo tratando os arbustos na primavera com o líquido bordalês.
-
Oídio. Uma das doenças mais populares. Mas é fácil evitá-lo. Para isso, as plantas podem ser regadas com água fervente. É verdade que isso só deve ser feito com arbustos dormentes, caso contrário, a cultura receberá grande estresse. Outra opção de prevenção é o tratamento com sulfato de ferro (antes da abertura do botão).
- Ramularíase... Por causa dessa doença, manchas marrons aparecem na planta. Logo, a cultura enfraquece sua imunidade e surgem distúrbios dentro dos tecidos. Prevenção - borrifar a madressilva com solução de sulfato de cobre a 1% com adição de sabão. O mesmo tratamento ajudará na cercosporose.
Essas são as principais doenças que podem ser prevenidas na primavera. Mas não menos importante será o tratamento preventivo contra pragas. Por exemplo, o sabugueiro é bom para pulgões. Os galhos dessa planta precisam apenas ser espalhados sobre a superfície do solo. Os carrapatos podem ser evitados se a cultura for pulverizada de vez em quando com infusões de ervas com odor forte. Você pode levar alho, cebola, absinto. O pó do tabaco, que precisa ser espalhado em um arbusto ou solo, também ajuda bem.
Se no ano passado a madressilva foi atacada por algum inseto e não foi possível se livrar dela completamente, é melhor usar inseticidas no início da primavera. Os seguintes remédios serão eficazes contra a maioria das pragas:
- "Confidor";
- Fitoverm;
- Actellik;
- Aktara;
- Inta-Vir.
Recomenda-se o uso de "Karbofos" contra carrapatos.
Top curativo
Para que a madressilva cresça saudável e produza rendimentos consistentemente, ela precisará de vários curativos na primavera. Portanto, antes do início da floração no país, pode-se usar matéria orgânica. Em março ou abril, recomenda-se colocar 5 kg de composto embaixo de cada arbusto. Mas isso deve ser feito apenas uma vez a cada 3 anos, isso é o suficiente.
No que diz respeito aos fertilizantes orgânicos anuais, o uso de esterco ou dejetos de pássaros pode dar excelentes resultados. Um quilo do produto selecionado é criado em um balde de cinco litros e, em seguida, as plantas são regadas. Além disso, as ervas podem ser usadas como matéria orgânica, por exemplo, urtiga, absinto, trevo. Eles precisam ser esmagados, enchidos com um terço de um balde e despejados em cima com água. Depois de uma semana, o concentrado estará pronto. Antes de molhar a madressilva, o fertilizante precisará ser diluído com água pelo menos a metade.
A cultura do jardim também responde muito bem ao tratamento de raízes minerais. É melhor fazer esses complexos a cada 2 anos. Como regra, os jardineiros escolhem formulações que contenham fósforo e potássio. O fósforo é consumido em 10 g por metro quadrado e o potássio em 15. Após a aplicação do revestimento de cobertura, a terra deve ser completamente afrouxada.
A fonte de potássio geralmente é a cinza de madeira. E você também pode tomar nitrato de potássio, aqui o teor de potássio é ainda maior. O fósforo é introduzido em maio, e geralmente é farinha de ossos. Você precisará de 5 gramas de produto por metro quadrado de solo. Às vezes, ammofoska também é usado (10 g por 1 sq. M).
O curativo foliar mineral deve ser usado se a cultura estiver com atraso no crescimento, ovários com formação insuficiente e amarelecimento.
Para remediar a situação, você pode usar ureia... O produto é diluído em água de acordo com a dosagem, então você pode borrifar com madressilva. E você também pode regar os arbustos com uréia. Para fazer isso, misture 5 gramas da droga em um litro de água limpa. Além da uréia, o sulfato de potássio e o superfosfato são usados para o curativo foliar.
Dicas úteis
Como já mencionado, é muito importante cuidar adequadamente dos arbustos de madressilva na primavera. Examinamos os principais estágios do tratamento da cultura. Mas será útil adicionar algumas recomendações de jardineiros experientes.
- A madressilva é ótima para o cultivo na Rússia central. É muito simples cultivar variedades na região de Moscou, mas na Sibéria, você precisará levar em consideração algumas nuances. Como o verão aqui é curto, é preciso conseguir fertilizar a safra o mais rápido possível para que amadureça mais cedo. É dada atenção especial aos minerais. E você deve fazer isso: depois de dissolver os fundos na água no círculo próximo ao tronco, você precisa cavar um sulco. O curativo superior é derramado nele. Portanto, eles são absorvidos muito melhor.
- A rega da primavera é muito importante para a madressilva, especialmente se fertilizada a seco. Com a falta de umidade, a planta começará a secar, e a cobertura não terá o efeito desejado. Portanto, o solo não deve secar.
- Ao aplicar o curativo de cobertura, é muito importante manter a dosagem correta. A madressilva pertence àquelas culturas que toleram muito mal o excesso de nutrientes. É melhor dar um pouco menos do que lidar com as consequências da superalimentação mais tarde.
- A escavação do solo no início da primavera também é uma etapa de cuidado necessária.... Se algumas pragas permaneceram no solo desde o outono, então na primavera elas podem ser destruídas. O principal é não cavar muito fundo, para não danificar as raízes dos arbustos.
O comentário foi enviado com sucesso.