Tudo sobre propagação de madressilva por estacas
A propagação da madressilva por estacas na primavera é considerada uma forma simples e eficaz. Mas, para o sucesso desse procedimento, é necessário dar atenção suficiente não só ao plantio em si, mas também à seleção dos brotos utilizados.
Seleção de planta-mãe
Uma planta-mãe devidamente selecionada garante o enraizamento do material ao ar livre. Além do mais, o uso de estacas permite preservar quase completamente as características marcantes da planta mãe. Para que a reprodução seja bem sucedida, é necessário inicialmente colher um arbusto de uma variedade preferida, que se distingue pela saúde e força. Não menos importante é a ausência de vestígios de doenças ou atividade de insetos na planta. É necessário avaliar previamente todas as características da variedade: quão grandes e doces os frutos crescem, se tem medo das baixas temperaturas e se aguenta uma longa ausência de rega.
A propósito, se você planeja dividir os rizomas, a idade do espécime deve chegar a pelo menos 5 a 6 anos. Em outros casos, a preferência pode ser dada a arbustos mais jovens.
Tipos de estacas
A madressilva pode ser propagada por dois tipos de brotos: verdes e lignificados.
Verde
O material verde para o cultivo é coletado na junção da primavera e do verão, quando a floração chega ao fim e a formação dos ovários começa. Este período, no entanto, em algumas regiões pode mudar para o intervalo de meados de junho a meados de julho. Antes de separar as mudas do arbusto-mãe, elas devem ser verificadas. Uma maneira fácil é tentar dobrá-los: quanto mais elástico for o galho, pior ele criará raízes. Recomenda-se levar apenas a videira que se rompe nas dobras.
No futuro, apenas a parte do meio dos tiros selecionados será usada. Também vale a pena mencionar que é melhor usar rebentos com um ano de desenvolvimento ativo e, portanto, ainda ricos em nutrientes. O diâmetro do crescimento de um ano deve ser de pelo menos 1 centímetro. Não se deve cortar os ramos muito cedo, pois os rebentos muito novos não criam raízes. O topo macio e gramado dos brotos não é adequado para reprodução.
Para a enxertia, serão necessários fragmentos de ramos de 7 a 12 centímetros de comprimento, com pelo menos 3 entrenós, cada um contendo um botão com uma folha. Ao aparar a videira, é necessário certificar-se de que a parte inferior da peça de trabalho é cortada em um ângulo de 45 graus, e a parte superior permanece reta e se eleva acima da gema a uma distância de 1,5 centímetros. Além disso, a lâmina da folha deve ser removida do nó inferior e, nos outros dois, ela é encurtada pela metade. A parte inferior da peça de trabalho deve ser tratada com Kornevin ou Heteroauxin. Esses medicamentos estimulam o aparecimento de raízes, além de fornecer proteção contra infecções fúngicas e o desenvolvimento de processos de putrefação.
Lignificado
Alguns jardineiros preferem cultivar madressilva usando galhos lignificados. Eles são coletados duas vezes por ano: no início da primavera, quando os botões ainda não começaram a se abrir, ou no final do outono, após a queda das folhas. Quando exatamente cortar as mudas, cada criador de madressilvas decide por conta própria, com foco nas condições climáticas de sua região.É preferível escolher rebentos com 2 anos ou mais de idade, cortando os ramos depois de os mesmos serem recobertos por uma crosta grosseira de tonalidades castanhas ou cinzentas. No entanto, não se deve fazer cópias muito antigas, pois dificilmente produzem raízes e quase nunca criam raízes.
Se isso acontecer na queda, serão necessários segmentos de cerca de 20 centímetros de comprimento com 3 a 5 entrenós. Para a coleta de primavera, o uso de estacas mais curtas é característico: de 10 a 12 centímetros de comprimento. O corte superior desses espaços em branco é feito reto, a uma distância de 0,5 centímetros do rim, e o inferior - em ângulo, enquanto é necessário recuar 1,5 centímetros do rim extremo. O material colhido requer condições especiais de armazenamento.
Primeiro, todos os galhos são dobrados em uma caixa cheia de areia úmida ou serragem e, em seguida, são carregados para armazenamento no porão. Você pode embrulhar os fragmentos dos brotos em estopa e também levá-los para um local fresco. Finalmente, alguns residentes de verão preferem enterrar as peças de trabalho na vala do jardim na primavera.
Qualquer que seja o substrato no qual as estacas sejam enterradas, deve primeiro ser impregnado com fungicidas biológicos que previnam o desenvolvimento de doenças fúngicas. Deve-se mencionar que os brotos lignificados são mais grossos e secos e, portanto, formam um sistema radicular um tanto vagarosamente. As mudas obtidas a partir delas têm baixa imunidade, costumam ser atacadas por pragas e não enraízam bem. Portanto, esses cortes são usados na maioria das vezes como treinamento. Então, os residentes de verão optam pelas cópias verdes. Alguns jardineiros preferem brotos combinados - cortes com parte de um galho anual. Eles são cortados depois que a floração está completa, geralmente no final de maio ou mesmo no início do verão.
É permitido usar espaços em branco que já tenham 1-2 pequenos ramos. Eles criarão raízes e criarão raízes em um novo lugar melhor do que lignificado, mas ainda pior do que verde.
Momento do enxerto
As estacas verdes colhidas na primavera devem ser plantadas imediatamente para a germinação. Se os brancos lignificados forem escolhidos para reprodução, eles devem ser armazenados até os primeiros dias da primavera, e então devem ser plantados em recipientes e começar a germinar. É necessária a realização de estacas diretas, ou seja, o plantio de mudas obtidas a partir de brotos em campo aberto, dependendo das características climáticas da região.
Normalmente, o transporte dos arbustos jovens para a horta realiza-se desde o final do verão e quase até ao final de outubro. Quanto mais quente a região em que a madressilva é cultivada, mais tarde o procedimento final pode ser realizado, pois a planta ainda terá tempo de se enraizar em um novo local.
Características do procedimento
Após o corte dos ramos destinados às mudas verdes, eles devem ser retirados imediatamente do sol e colocados em um recipiente com água para diminuir a evaporação da umidade. Uma alternativa é um balde forrado com um pano embebido em água e coberto com papel. Em seguida, as peças são cortadas de acordo com o esquema indicado acima, com uma ferramenta necessariamente desinfetada e pontiaguda. Na próxima etapa, eles devem ser enraizados. Normalmente, os galhos germinados são colocados em vasos ou caixas, cobertos com garrafas de plástico ou plástico, embora você possa tentar organizar esse estágio em uma estufa.
Para estimular o aparecimento de raízes, o primeiro entrenó deve ser tratado com um agente especial. Por exemplo, para este fim, de 50 a 200 miligramas de "Heteroauxin" são diluídos em 1 litro de água. As mudas são mantidas na solução por 12 horas ou mesmo um dia inteiro, mas não adianta deixá-las de molho por completo: basta molhar os 2-3 centímetros inferiores. Na etapa seguinte, as peças são imersas no solo até o primeiro entrenó, aderindo a um ângulo igual a 45-60 graus.Há uma lacuna de 4-5 centímetros entre os cortes individuais e a lacuna entre as fileiras é de 7 a 10 centímetros. O recipiente deve ser fechado com filme plástico ou coberto com a metade de um recipiente de plástico. Durante o dia, a tampa precisará ser levantada, principalmente em dias quentes e ensolarados, para fornecer ventilação para a madressilva.
O solo para o plantio de mudas deve ser solto e respirável. É importante ter todos os nutrientes necessários e alta umidade. Para a cultura, tanto um substrato pronto como um substrato retirado da horta, complementado com areia e matéria orgânica, são adequados. A combinação de turfa e areia grossa é boa. Os componentes são usados nas mesmas proporções, ou a areia é usada 2-3 vezes mais. O substrato preparado é desinfetado com água recém fervida ou uma solução de manganês rosa claro, após o que é derramado em uma camada de 5 centímetros sobre um solo universal.
No fundo do contentor será obrigatória a colocação de uma camada de drenagem de seixos ou brita. Deve-se acrescentar que as estacas da cultura também podem ser germinadas em água.
O stick é imerso em líquido até o primeiro entrenó. A água é trocada periodicamente e complementada com estimulantes. Quando as raízes eclodem no galho, ele pode ser colocado em um vaso ou em uma estufa. Antes do transplante para um habitat permanente, as mudas devem ser irrigadas regularmente: todos os dias na presença do sol e todos os dias em dias nublados. Várias vezes ao dia de plantio terá que ser borrifado com um borrifador para manter um nível de umidade de 95%. O material de enraizamento não deve ser exposto à luz direta do sol: para criar uma sombra, basta prender duas camadas de gaze por dentro do filme plástico. Depois que as raízes aparecem, o cuidado é reduzido: a pulverização para e a irrigação é realizada quando o solo seca.
Quando a planta tem um sistema radicular bem desenvolvido, pode ser plantada em campo aberto junto com um torrão de terra. Tal procedimento estressante é realizado justamente no outono, já que o arbusto nesta época está em repouso, e por isso sofre transplantes e lesão radicular com menos perdas. Quando propagado por estacas lignificadas, o material é enraizado em solo solto de modo que 1-2 botões permaneçam acima da superfície. A distância entre as amostras individuais deve atingir 10-20 centímetros e as dimensões do espaçamento entre linhas devem ser de 20-25 centímetros. O material plantado é bem irrigado e coberto com turfa ou húmus. Até que os brotos desenvolvam raízes, eles são regados todos os dias. No futuro, as mudas precisarão de capina, irrigação conforme necessário e até mesmo cobertura. O pouso em um habitat permanente pode ser feito no outono, se a madressilva ficar forte o suficiente.
Recomendações de jardineiros
Para o cultivo de madressilva em casa, é necessário inicialmente usar apenas material saudável retirado de plantas-mãe fortes, e também cuidar da plantação com os devidos cuidados. Uma grande vantagem será estimular a formação de raízes, incluindo a pulverização com preparações especiais. Os vasos em que as mudas se desenvolvem devem ser mantidos melhor em um local fresco e com sombra.
O cultivo terá sucesso se a rega for feita de manhã, pelo que a humidade pode evaporar durante todo o dia, depositando-se nas lâminas das folhas.
É imperativo manter um espaço suficiente entre as estacas individuais e não se esquecer do endurecimento antes do plantio em terreno aberto.
O comentário foi enviado com sucesso.