Como e como alimentar a madressilva na primavera?
A madressilva é um arbusto frutífero com frutas suculentas e saborosas. As frutas apaixonaram-se não só pelas suas qualidades gastronómicas, mas também pela sua composição, rica em úteis microelementos e vitaminas. E também a planta é usada para decoração da área local. Para obter uma colheita rica, você precisa cuidar adequadamente da colheita. O artigo discutirá o que e como alimentar a madressilva na primavera.
Características da alimentação
A madressilva é uma planta despretensiosa, mas que necessita do cumprimento de certas regras da tecnologia agrícola. A alimentação na primavera está necessariamente incluída no processo de cuidado para que a cultura dê frutos em abundância. Sem o uso de fertilizantes, o rendimento diminuirá significativamente e o sabor dos frutos não ficará saturado o suficiente.
O sistema radicular dos arbustos é longo, mas está localizado nas camadas superiores do solo, não afundando profundamente no solo. Imediatamente após o plantio, a planta começa a absorver rapidamente componentes úteis do solo. Jardineiros experientes recomendam alimentar a plantação de frutos silvestres pelo menos 3 vezes, do início da primavera até o meio do verão.
Na introdução dos nutrientes, é necessário levar em consideração as características de cada alimentação e sua finalidade principal:
-
a primeira parte dos fertilizantes visa fazer com que a madressilva se recupere mais rapidamente após o inverno e comece a acumular massa fresca da planta;
-
da próxima vez, a alimentação é usada para melhorar a qualidade da floração e aumentar o número de ovários dos frutos;
-
pela terceira vez, os nutrientes são introduzidos no solo no final da primavera ou início de junho, ao mesmo tempo em que são utilizadas substâncias que ajudam as bagas a se tornarem mais suculentas, grandes e perfumadas.
É possível abandonar completamente os fertilizantes apenas no primeiro ano após o transplante de arbustos para um local permanente. Durante este período, as plantas vão se alimentar das substâncias que foram colocadas na cova de plantio. Mais adiante no processo de desenvolvimento, você precisa fazer fertilizantes adicionais regularmente.
A maioria dos recém-chegados à indústria de jardinagem comete o mesmo erro - usar muito fertilizante. Um excesso de nutrição será mais prejudicial às plantas, cuja deficiência.
Fertilizantes necessários
Para alimentar a madressilva na primavera para uma boa colheita, é necessário preparar antecipadamente composições balanceadas ou matéria orgânica. Fertilize tanto a madressilva de jardim (comestível) quanto a decorativa.
Mineral
Preparações com um rico conteúdo de minerais são usadas ativamente pelos jardineiros para aumentar o rendimento. Essas composições são saturadas com micro e macroelementos: potássio, fósforo e nitrogênio. Cada um dos componentes tem um efeito específico na planta. Algumas substâncias ajudam a formar uma densa massa verde, outras são utilizadas para tornar os frutos silvestres saborosos e atraentes.
As fruteiras absorvem e assimilam rapidamente esses fertilizantes, de modo que não permanecem no solo por muito tempo.
Esses fertilizantes são usados regularmente para que as plantas não faltem nutrição.
Os curativos minerais são obtidos na produção por certas reações químicas. Você pode encontrar uma composição adequada em qualquer loja de jardinagem. Jardineiros experientes compilaram uma lista de fertilizantes adequados para alimentar a madressilva.
O primeiro componente usado para fazer a cultura se desenvolver rapidamente é o nitrato de amônio. Ele contém aproximadamente 43% de nitrogênio misturado com giz.Ele também contém gesso fosfórico e calcário. O último componente é adicionado ao solo para reduzir sua acidez. O salitre pode ser usado seco e líquido. A substância se dissolve rapidamente na água.
A dose recomendada é de 15 gramas por metro quadrado de área. Para cobertura foliar, 5 gramas de salitre são dissolvidos em 10 litros de água decantada.
A segunda substância popular é a uréia ou carbamida. Metade da composição é nitrogênio (46%). As plantas são alimentadas com ureia se crescerem mal e não ganharem uma massa vegetal suficientemente densa. A uréia é usada na forma seca ou líquida. A dosagem é de 15 gramas por metro quadrado. Quando este componente é dissolvido em 10 litros de água, são usados 20 gramas.
O cloreto de amônio, também conhecido como cloreto de amônio, consiste em nitrogênio (25%) e cloro (67%). A principal característica desse medicamento é a acidificação do solo. Portanto, a amônia não é fertilizada em solos com alto índice de acidez e, quando é introduzida no solo, adiciona-se cal. Sua quantidade deve ser 1,3 vezes a massa de amônio. Esta substância é frequentemente utilizada para grandes rendimentos, pois é rapidamente absorvida pela planta.
O sulfato de amônio contém aproximadamente 22% de nitrogênio e 18% de enxofre. Antes de adicionar é diluído em água, e quando atinge as camadas superiores do solo é rapidamente absorvido. Para que o nutritivo revestimento de cobertura permaneça no solo o maior tempo possível, ele deve ser misturado com calcário triturado ou giz. As proporções são de 1 para 1. Componentes adicionais são usados para evitar tornar o solo muito ácido. O consumo de sulfato de amônio por 1 metro quadrado é de 25 gramas.
Suplementos minerais ricos em fósforo merecem atenção especial. Este elemento é capaz de reter umidade nas camadas do solo, além de contribuir para a formação da cultura. Vários tipos de suplementos de fósforo são adequados para madressilva.
O superfosfato é aplicado à superfície borrifando-o no terreno do jardim. O consumo recomendado é de aproximadamente 50 gramas por metro quadrado de território. O teor de fósforo é de 20% do total.
E também os jardineiros optam pelo superfosfato duplo. A quantidade do componente principal na composição quase dobrou e é de 43%. Tal medicamento é considerado mais econômico, uma vez que não contém impurezas de terceiros na composição.
O último componente é a rocha fosfática com 20% de fósforo e 65% de cálcio na composição. Recomenda-se usá-lo no processamento de solos com alta acidez. São 30 gramas de farinha para processar um metro quadrado do local. O uso desta substância irá fortalecer o sistema imunológico da planta, aumentar a resistência da madressilva a temperaturas mais baixas e protegê-la de insetos perigosos.
Uma solução de nitrato de amônio pode ser pulverizada nas folhas e ramos da planta. Para preparar a solução, basta dissolver 5 gramas de cobertura em 10 litros de água pura.
Orgânico complexo
As substâncias orgânicas demonstram alta eficiência no cultivo de fruteiras. Na prática, está provado que eles duram mais do que os compostos minerais, porque leva muito tempo para extrair elementos úteis deles.
Outra razão pela qual esses fertilizantes se espalharam é a economia. Os fertilizantes são baratos e fáceis de obter. Muitas mamadas desse tipo podem ser preparadas por conta própria.
Alguns residentes de verão usam verbasco ou esterco. Há muito tempo é usado para o cultivo de frutas. Ele contém muito nitrogênio, que gradualmente entra no solo e alimenta as plantas regularmente. Estrume fresco não funciona, apenas completamente podre. Verbasco fresco afeta negativamente o sistema radicular, deixando queimaduras nele. O componente é adicionado durante a escavação.
Na primavera, a matéria orgânica é dissolvida na água na proporção de 1 para 6. O fertilizante acabado é aplicado suavemente sob a raiz, despejando-o nas reentrâncias ao redor do arbusto.
O próximo componente é o composto. Você mesmo pode prepará-lo com lixo doméstico, resíduos de plantas, turfa e solo. Todos os ingredientes são bem misturados e deixados para flertar. O composto é preparado em covas de barro. Precisa ser umedecido e mexido periodicamente. É melhor adicionar composto durante a escavação ou usá-lo como cobertura morta. Isso ajudará a reter a umidade no solo durante o tempo quente.
Para madressilvas decorativas ou frutíferas, os fertilizantes líquidos com adição de húmus são ótimos. Antes de usar a solução, ela deve ser infundida por vários dias.
Um excelente resultado é demonstrado pela alimentação com cinzas com alto teor de cálcio e potássio. A maioria dos jardineiros escolhe esta opção devido à função adicional - prevenção de doenças e proteção contra insetos nocivos. A quantidade de cálcio ou potássio na composição depende da madeira a partir da qual as cinzas foram preparadas.
A maneira mais fácil de usar fertilizante é espalhar cinzas secas na superfície da terra durante o processo de soltura. Também pode ser usado para preparar uma solução. É derramado sob a raiz ou polvilhado com ramos. Não é difícil preparar a composição: 300 gramas de cinza são dissolvidos em 10 litros de água.
A solução resultante é deixada em infusão por 2-3 dias e, em seguida, filtrada. Durante a irrigação, não mais do que 5 litros de cobertura são consumidos por arbusto.
Com o início da primavera, alguns jardineiros usam excrementos de galinha para se alimentar. Também possui um alto teor de nitrogênio e outros componentes necessários para o pleno desenvolvimento das plantas.
Os componentes orgânicos, embora pareçam mais seguros em comparação às formulações comerciais, mas quando são introduzidos, é preciso observar com precisão a dosagem estabelecida. Caso contrário, os arbustos podem não apenas sofrer muito, mas até morrer.
Durante o procedimento de escavação da terra com adição de fertilizantes orgânicos, é necessário levar em consideração a localização próxima das raízes. Se você penetrar fundo no solo, eles podem ser danificados e o contato direto com matéria orgânica pode causar graves queimaduras.
Receitas populares baseadas em componentes orgânicos (fermento, ervas e muito mais) também se espalharam.
Termos e tecnologia de aplicação
Existem duas formas principais de fertilizar a madressilva. Os arbustos de bagas são alimentados por método foliar ou de raiz. Cada uma das opções possui determinados recursos. Um método escolhido corretamente terá um efeito positivo sobre o estado da planta e sua frutificação. Uma combinação competente de fertilizantes básicos e fertilizantes adicionais fornecerá nutrição constante durante toda a estação de cultivo.
Os seguintes fatores afetam a eficácia do método escolhido:
-
umidade do solo;
-
fertilidade;
-
características da colheita de frutas;
-
forma de fertilizante;
-
método de cultivo de plantas.
Por isso, é impossível dizer com certeza qual das opções é considerada a mais eficaz e prática.
A alimentação das raízes consiste na introdução de nutrientes no solo ou superficialmente, sem atingir os brotos e folhas da planta. Jardineiros usam fertilizantes secos e líquidos. Ao escolher a administração foliar, os fertilizantes são absorvidos pela folhagem. Desta forma, vários micro e macroelementos são adicionados com mais frequência. Jardineiros experientes são capazes de determinar a falta de um ou outro componente pela aparência do arbusto.
Foi desenvolvido um esquema de fertilização universal para o cultivo de madressilva. Na hora de traçar um cronograma, é imprescindível levar em consideração os processos vegetativos pelos quais cada planta passa.
No mês de abril e até cerca de meados de maio, é realizada a primeira mamada. Durante este período, a madressilva começa a formar ativamente a massa da planta, brotos também são lançados, que eventualmente se transformarão em frutos doces. Antes da floração, são usados medicamentos e substâncias ricas em nitrogênio.É esse componente necessário para construir uma folhagem exuberante e vibrante. Nas outras fases de crescimento, este componente praticamente não é utilizado, pois a planta passará a formar folhas, e não frutos silvestres.
O segundo período de fertilização é o final da primavera e o início do verão. Os nutrientes são introduzidos durante a floração ativa e a formação do ovário. Nesse caso, os jardineiros escolhem compostos de fósforo. No cultivo de variedades ornamentais, não é necessário o uso de fertilizantes fosfatados, uma vez que a formação de uma rica safra não é o objetivo principal dessa madressilva.
Pela terceira vez, as plantas são fertilizadas mais perto do outono, por isso não consideramos este momento.
Claro, todas as datas indicadas serão alteradas dependendo das condições climáticas de cada região. Por exemplo, no sul, as frutas amadurecem mais cedo do que na região de Moscou e em outras áreas próximas. E também é preciso levar em conta o clima fora da janela.
Fertilizantes podem ser usados conforme necessário. Alguns jardineiros introduzem a recarga no início da primavera, após o inverno, para que as plantas despertem da hibernação mais rapidamente e voltem ao normal. Se houver deficiência de qualquer substância, você pode fertilizar novamente os arbustos.
Dicas úteis
Para que a cobertura seja o mais eficaz possível, você deve seguir os conselhos de jardineiros experientes. Eles serão especialmente úteis para iniciantes que nunca experimentaram o cultivo da madressilva.
As safras de frutas precisam ser tratadas regularmente durante todo o período de cultivo. Basta aplicar uma porção de fertilizante na primavera, e você não poderá adiar a adesão às práticas agrícolas até o outono. Na falta de cuidado, você não deve contar com uma rica colheita.
Para que a terra fique mais saturada de substâncias úteis, é necessário afrouxá-la periodicamente. Assim que surgir uma crosta seca na superfície do solo, procede-se imediatamente à rega.
Solo muito seco não permite a passagem do oxigênio, que as raízes dos arbustos precisam. Com a falta de irrigação, a madressilva não crescerá bem, mesmo com fertilização suficiente.
O terreno ao redor dos arbustos deve ser coberto com cobertura morta imediatamente após a aplicação dos curativos. A camada de cobertura morta deve ser densa o suficiente para lidar com todas as tarefas. A cobertura morta fertiliza o solo, retarda a evaporação da umidade, evita o crescimento de ervas daninhas e protege contra pragas. O mulch orgânico se decompõe lentamente e gradualmente nutre a planta através do solo.
Perto da madressilva, você pode plantar plantas de adubo verde, por exemplo, trevo ou ervilhas. Eles serão um alimento adicional para os arbustos. Essas plantas são plantadas após a colheita dos frutos ou no início da primavera. Assim que o adubo verde estiver suficientemente germinado, ele é cortado e enterrado no solo. Eles terão tempo para se decompor durante a temporada atual.
Não se esqueça da poda sanitária regular, que é feita na primavera. Para que o curativo de cobertura seja o mais eficaz possível, você precisa se livrar dos galhos secos, danificados e doentes com o tempo. E também os brotos deformados retiram oligoelementos úteis da madressilva.
Considere as seguintes dicas:
-
na aplicação de fertilizantes, os prazos devem ser rigorosamente observados;
-
antes de usar fertilizantes e após este procedimento, é necessário regar os arbustos com água, isso ajudará a secar os curativos a chegar ao sistema radicular;
-
você precisa cavar a camada superior da terra com a maior freqüência possível;
-
ao comprar fertilizantes prontos, é imprescindível verificar o prazo de validade.
O comentário foi enviado com sucesso.