O que é madressilva crespa e como fazê-la crescer?

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

A madressilva é uma planta trepadeira frequentemente usada para decorar áreas. Podem ser formadas sebes muito bonitas a partir dele. Mas antes de plantar madressilva no seu sítio, você precisa se familiarizar com todas as características dessa planta ornamental.

descrição geral

A madressilva é um belo arbusto de folha caduca... Se for suportada, a planta pode crescer até 5-6 metros de altura. Sua folhagem é alongada, verde escuro. As flores, que eventualmente aparecem na superfície do arbusto, chegam a 5 centímetros de comprimento. Eles são coletados em inflorescências puras e têm um agradável aroma adocicado. À noite, fica mais intenso.

Esta planta é encontrada em regiões quentes e frias. Distingue-se pela excelente resistência à seca e despretensão. A madressilva pode crescer mesmo nos cantos escuros do jardim. Ao mesmo tempo, suas flores ainda serão grandes e bonitas. Em média, a madressilva floresce do início ao final do verão. A vida útil média desta planta trepadeira é de 40-50 anos.

Espécies e variedades populares

Agora, existem várias variedades de madressilva de escalada.

  • “Caprifol”. Esta madressilva também é chamada de madressilva aromática. Ela começa a florescer em meados de maio. As flores que aparecem nos brotos podem ser rosa claro ou amarelas. Em meados do verão, eles começam a escurecer.
  • Marrom. Este tipo de madressilva é menor. Ela cresce até 2-2,5 metros de altura. Os rebentos jovens distinguem-se por uma agradável cor púrpura clara. A folhagem dessa madressilva tem um tom verde escuro. As flores são vermelhas, rosa ou laranja. Eles aparecem nas brotações em grande número. Isso geralmente acontece de meados do verão até a segunda metade do outono.
  • "Korolkova". Este arbusto é resistente à geada. Pode crescer até três metros de altura. Sua folhagem é alongada em comprimento. Sua cor é verde azulada. Essa madressilva começa a florescer aos 3-4 anos. Suas flores podem ser rosa ou vermelhas.
  • Gerald. É uma linda madressilva em forma de cipó que fica verde o ano todo. É por isso que muitos jardineiros a amam muito. As flores desta madressilva são brancas ou amarelo claro, mas escurecem com o tempo.
  • "Tatarskaya". Este tipo de madressilva começa a florescer na segunda quinzena de maio. Cada flor em seus galhos é linda à sua maneira. Após a floração, aparecem no arbusto bagas vermelhas ou laranjas. Eles amadurecem no início do outono.
  • "Henry". Essa variedade de madressilva também mantém seu atrativo no inverno, pois mesmo com o início do frio, a maior parte da folhagem não cai do mato. As flores são de cor vermelha e têm um aroma agradável. Perto de setembro, frutos pretos profundos aparecem na superfície do arbusto.
  • "Primorskaya"... As videiras são decoradas com flores volumosas amarelo-rosa. Eles aparecem na árvore em junho e não caem até meados do outono. A folhagem da madressilva é grande. No outono, ele fica amarelo dourado.

Uma das variedades mais difundidas de madressilva à beira-mar é Chojnów Fragrant Cloud.

  • "Japonês"... Esta é uma das variedades de madressilva mais exigentes para cuidar. A planta se desenvolve bem e floresce apenas quando plantada no lado ensolarado do local. Para o inverno, deve ser coberto com cuidado. Mas, com os devidos cuidados, os arbustos ficam muito bonitos.
  • "Caucasiano"... Na natureza, esse tipo de madressilva é encontrado no Cáucaso. A planta atinge uma altura de 3 metros. Começa a florir na segunda quinzena de maio. As flores têm uma agradável cor roxa ou rosa.
  • Belgica Select. Este tipo de madressilva trepadeira é resistente ao gelo. Ela floresce duas vezes por ano. As flores apresentam uma agradável cor púrpura. Os frutos do mato aparecem na primeira metade do outono.

Você pode plantar vários tipos de madressilva ao mesmo tempo em seu site. Eles serão combinados perfeitamente um com o outro.

Aterrissagem

Plantar madressilva é melhor no lado ensolarado da trama. Isso pode ser feito na primavera e no outono. Para o plantio, vale a pena escolher mudas com 2 a 3 anos de idade. As plantas jovens devem ser saudáveis ​​e fortes. Vale a pena comprá-los em viveiros de boa reputação.

Antes de desembarcar, o local deve ser preparado... Para isso, é necessário arrancar todas as ervas daninhas, além de soltar o solo. Depois disso, você pode começar a cavar buracos. Eles devem ser profundos o suficiente. Isso é feito para que o rizoma possa ser colocado neles sem danificá-lo. A distância entre os furos deve ser de dois metros.

O fundo da fossa deve ser coberto com uma camada de drenagem. Para isso, você pode usar cascalho, pedrinhas ou tijolos triturados. De cima, a drenagem deve ser coberta com uma camada de fertilizante. Normalmente, os jardineiros misturam um balde de composto com cinzas e um pouco de superfosfato. Depois de despejar fertilizante na cova, despeje um pouco de água de cima.

Uma muda pode ser colocada em um buraco preparado dessa forma. Deve ser cuidadosamente polvilhado com terra nutritiva. Em seguida, a planta deve ser regada abundantemente novamente. Depois disso, é aconselhável cobrir adicionalmente a madressilva com serragem, turfa ou palha seca.

Para que as plantas se desenvolvam normalmente, elas precisam ser plantadas próximas a algum tipo de suporte. Pode ser um mirante, uma cerca ou a parede de um edifício. Além disso, a madressilva crespa pode ser localizada ao lado de uma treliça especialmente instalada.

Cuidado

Após o plantio no local, a planta deve ser devidamente cuidada.

Regar e soltar o solo

Em primeiro lugar, vale lembrar que a madressilva adora solos bem hidratados. Portanto, em climas quentes, deve-se regar abundantemente. Após a rega, o solo deve ser completamente solto. Nesse caso, é importante não tocar nas raízes. Para melhor reter a umidade no solo, a madressilva pode ser adicionalmente coberta com cobertura morta. Para isso, os jardineiros costumam usar turfa ou serragem seca.

Poda

Para manter os arbustos com uma aparência bem cuidada, eles precisam ser podados regularmente. A formação da videira deve ser iniciada já no segundo ano após o plantio. Na primavera, remova todos os brotos congelados, secos ou quebrados. Ramos saudáveis ​​precisam ser encurtados. Isso irá acelerar o processo de seu crescimento. Os brotos cortados devem ser fixados em um suporte.

Na segunda vez, a madressilva é podada após o término da floração. Via de regra, isso é feito na segunda metade do verão. Neste momento, os ramos jovens que não crescem corretamente são removidos. É impossível tocar nos rebentos de suporte, pois é graças a eles que se mantém a forma da planta. Na terceira vez, o arbusto pode ser aparado adicionalmente no outono. Neste momento, é necessário remover todos os brotos secos ou doentes.

Top curativo

A alimentação regular da madressilva ajudará a conseguir uma bela floração. Se todos os fertilizantes necessários foram aplicados durante o plantio, então você terá que alimentar a madressilva da próxima vez somente após 2-3 anos.

No futuro, a madressilva precisa ser fertilizada duas vezes por ano. Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados ao solo. Na maioria das vezes, a solução de verbasco é usada para isso. No outono, as plantas são alimentadas com húmus. Os fertilizantes de potássio e fósforo introduzidos nesta fase ajudarão a torná-los mais fortes.

Como regra, o revestimento superior é aplicado na raiz. É melhor processar o site de manhã cedo ou tarde da noite.

Reprodução

Existem várias formas principais de criação de madressilva tecelagem.

Estacas

Para propagar as plantas, os jardineiros costumam usar mudas... Rebentos lignificados são cortados da planta. O comprimento de cada um deles deve ser de até 20 centímetros. As mudas são colocadas em recipientes com terra úmida. Além disso, pode ser misturado com turfa. As caixas devem ser cobertas adicionalmente com papel alumínio. De vez em quando, as mudas precisam ser regadas. Na primavera, as estacas enraizadas podem ser plantadas em terreno aberto.

Ao dividir o arbusto

As plantas de 4-5 anos podem ser propagadas dividindo o arbusto. Para fazer isso, ele deve ser desenterrado e limpo da terra. Em seguida, o rizoma deve ser cortado com uma faca afiada ou pá. Polvilhe as fatias com carvão moído. Os arbustos tratados desta forma podem ser plantados em covas.

Camadas

No início da primavera, você pode tentar propagar madressilva com camadas horizontais. Para isso, os brotos anuais que estão na parte inferior do arbusto devem ser dobrados ao solo previamente solto. Depois disso, os brotos devem ser fixados com cuidado. Durante todo o verão, eles precisam ser regularmente aquecidos e regados. Na primavera, os brotos precisarão ser cortados da planta-mãe e transplantados para um novo local.

Sementes

Este método de criação é o menos usado. Os jardineiros precisam extrair sementes de frutas que amadurecem no outono. Eles precisam ser colocados em um recipiente com um substrato úmido. A parte superior da caixa deve ser coberta com filme plástico. Quando as sementes germinam, elas só precisam ser transplantadas para um terreno aberto. Essas mudas geralmente florescem apenas 5-6 anos após o plantio.

Doenças e pragas

A madressilva, como outros arbustos com flores, deve ser protegida de doenças e pragas comuns. Os seguintes insetos são perigosos para as plantas trepadeiras.

  • Colher de repolho... Esta borboleta é pequena em tamanho. Os adultos são castanhos escuros. O corpo da lagarta pode ser verde ou cinza. Existem três faixas claras na parte de trás de cada um deles. Durante o dia, as pragas se escondem do sol. À noite, comem ativamente folhagens de madressilva. Qualquer inseticida pode ser usado para combater essa praga.
  • Ácaro-aranha... Esses pequenos insetos são perigosos tanto para a folhagem quanto para os brotos da madressilva. É muito fácil notar vestígios de sua atividade, porque eles enredam os arbustos infectados com teias de aranha. A folhagem da madressilva neste momento fica coberta com manchas brancas e então cai. A planta morre rapidamente por causa disso. Para prevenir a infecção do local pelo ácaro, a madressilva é pré-tratada com acaricidas.
  • Pulgão madressilva. As pequenas pragas são de cor verde claro e se alimentam da seiva da folhagem jovem. Ele fica amarelo e seca com o tempo. A própria planta também perde rapidamente sua atratividade. Para combater essas pragas, a folhagem afetada é cortada e queimada. Os arbustos são adicionalmente tratados com Fitoverm.

A doença mais perigosa para a madressilva é a ferrugem. A folhagem das plantas infectadas é coberta por manchas marrom-escuras. Para combater a ferrugem, os ramos com folhagem afetada são cortados e queimados. Na primavera, para prevenção, os arbustos são tratados com o líquido bordalês.

Madressilva e oídio... Uma densa floração branca aparece na folhagem das plantas doentes. Os rebentos secam rapidamente por causa disso. Para se livrar dessa doença, as partes danificadas devem ser cortadas e queimadas.

Aplicação em paisagismo

A madressilva escalada é mais frequentemente usada por designers para decorar cercas, bem como formar sebes. Os brotos verdes cobrem o suporte firmemente e ficam muito bonitos. Eles também podem ser usados ​​para esconder imperfeições em uma parede ou cerca.

Essas plantas ficam ótimas ao lado de gazebos ou bancos de espaldar alto. Lá você pode plantar vários arbustos e um.

A madressilva trepadeira pode ser plantada ao lado de outros arbustos. É preciso lembrar que ela não gosta do bairro com groselhas pretas e vermelhas. Você pode plantar arbustos trepadeiras ao lado de clematis, roseiras, uvas bravas ou coníferas.

A madressilva trepadeira é uma planta relativamente despretensiosa. Portanto, pode ser plantado em sua casa de campo, mesmo para jardineiros novatos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário