O que é madressilva e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Hoje em dia, nem todo mundo sabe o que é madressilva e como cultivá-la corretamente. Além disso, este arbusto é o mais benéfico para a saúde humana. As bagas contêm complexos vitamínicos inteiros, graças aos quais a planta pode competir com muitos outros representantes da flora. Separadamente, vale a pena focar na estética das variedades comestíveis e não comestíveis (decorativas), que agora são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos.

descrição geral

A planta em questão pertence à família das madressilvas. É um arbusto que pode ser caduco ou perene.... Existem formas retas, encaracoladas e rastejantes de arbustos de madressilva. As duas primeiras categorias são mais comuns na natureza. Também vale a pena focar na existência de muitas espécies dessa planta. Alguns dão frutos com frutos silvestres comestíveis e muito saudáveis ​​e de bom gosto.

Plantas arbustivas podem ter placas de folhas de diferentes formatos:

  • oval;
  • elipsoidal;
  • com bordas sólidas.

As folhas de madressilva são caracterizadas por uma orla ondulada, bem como uma copa pontiaguda, ligeiramente pontiaguda ou arredondada. Em seus seios da face, há rins únicos ou sobrepostos. A casca dos arbustos é castanha. O sistema radicular raso se ramifica principalmente no plano horizontal. Deve-se notar que é 0,5 metros mais alto que o arco decíduo do arbusto. Além disso, as peculiaridades da planta incluem a presença de flores masculinas e femininas, que podem ter formas regulares e irregulares em tamanhos suficientemente grandes.

Outra característica distintiva é principalmente em tons pastel... Durante o período de floração, a madressilva é decorada com botões brancos, azulados, rosa e amarelos claros. Os frutos considerados representativos da flora são bagas que crescem aos pares e, ao mesmo tempo, são frequentemente acrescidas. Vale destacar mais do que uma ampla paleta de cores de frutas vermelhas com as seguintes cores:

  • Preto;
  • Azul-marinho;
  • azul profundo;
  • amarelo;
  • Laranja;
  • Vermelho.

Uma das principais características da madressilva é a flor característica da fruta. Ao mesmo tempo, estes últimos apresentam uma forma alongada e um sabor bastante rico. Bagas, dependendo da variedade, são doces ou azedas.

Espécies e variedades populares

Hoje, na Rússia e em outros países, mais do que uma ampla variedade de variedades de madressilva é cultivada.... Por exemplo, o variegado japonês, que é uma liana tropical com flores, cujo aroma pode se espalhar em um raio de 10-15 m, é popular. Além disso, a lista de comuns, a julgar por inúmeras avaliações, representantes da categoria de ornamentais as colheitas incluem madressilva e praia (Serotina). Também dignas de nota são espécies de jardim como alpino (habitat natural - florestas montanhosas) e madressilva de Korolkov. Se falamos de espécies comestíveis, vale a pena destacar o Altai, Kamchatka, o azul e a madressilva de Turchaninov.

Também deve ser observado que os cultivares cujos frutos são consumidos são divididos em categorias com base na época de maturação.

  • Cedodando frutos no meio do primeiro mês de verão."Princesa Diana", "Gzhel cedo", "Roxana", "Blue Spindle".
  • Meia temporadasafras produtivas na década de 3 de junho. Shahinya, Omega, Souvenir, Cinderela.
  • Atrasado, com frutos em plena maturação no final de junho. "Ramenskaya", "Kingfisher", "Nymph", "Gourmet".

Outro fator, levando em consideração quais tipos de madressilva são classificados, é o tamanho do arbusto em si. Nesse caso, podemos destacar:

  • subdimensionado - altura de até 1,5 m;
  • médio - até 2 m;
  • de altura - mais de 2 m (muitas vezes parecem árvores reais).

Porém, na prática, os jardineiros modernos costumam dividir as variedades da planta descrita, levando em consideração o sabor e outras características dos frutos. A este respeito, distinguem-se as variedades doces, de frutos grandes e de alto rendimento.

Aterrissagem

É inicialmente importante observar que para o plantio, é altamente recomendável selecionar arbustos cuja altura não ultrapasse 1,5 m. Jardineiros experientes também são aconselhados a comprar material de plantio de diferentes variedades, com sabores e outras características diferentes. Isso se deve à necessidade de garantir uma polinização cruzada eficaz.

Para o plantio de mudas, você precisa escolher o local certo, que deve ser bem iluminado. Ao mesmo tempo, os arbustos descritos criam raízes bem em condições de sombra parcial. A qualidade do solo, neste caso, não desempenha um papel fundamental. O tempo de pouso será mais significativo. Você deve esperar por um aquecimento constante, quando à noite o termômetro estará estavelmente acima de zero. É altamente indesejável plantar crescimento jovem depois que os botões começam a inchar.

O próximo ponto importante é esquema de plantio de arbustos. As distâncias entre as unidades de desembarque e as filas devem ser entre 1,5 e 2 metros, respectivamente.

No cálculo dos intervalos, é necessário levar em consideração características varietais como largura e altura dos arbustos.

A chave para o crescimento ativo, pleno desenvolvimento e frutificação abundante da madressilva será o cumprimento de todas as regras de plantio, incluindo a fertilização da cova. Cada um deles deve ser colocado:

  • estrume podre;
  • superfosfato;
  • cinza de madeira;
  • sulfato de potássio.

Todos esses componentes são completamente misturados e um monte é formado a partir da mistura resultante na cova. Além disso, é necessário:

  • coloque uma muda no centro do monte;
  • espalhe cuidadosamente as raízes da planta, excluindo dobras;
  • encher o buraco com terra e tampar;
  • regar abundantemente o arbusto.

Vale a pena considerar que o colo da raiz está enterrado no solo em cerca de 5 cm. No estágio final, resta apenas reter a umidade para cobrir o solo com serragem, uma mistura de turfa e feno, ou casca.

Cuidado

Como observado, A madressilva é apreciada tanto por seus frutos saborosos quanto por suas propriedades decorativas. Para que a planta seja capaz de preservar totalmente essas duas qualidades pelo maior tempo possível, ela deve ser bem cuidada.

De modo geral, o cultivo de arbustos não requer esforços e custos especiais. Eles precisam ser regados em tempo hábil, livrar-se de ervas daninhas, soltar a terra e aplicar cobertura. Outro ponto importante são as medidas preventivas que visam prevenir doenças e ataques de insetos nocivos.

Regar e alimentar

É necessário regar a cultura descrita com moderação. Mas é importante levar em consideração que na ausência de precipitação, principalmente no final de maio e início do verão, a planta necessita de mais umidade... Sua falta leva ao fato de que mesmo as bagas totalmente maduras terão um sabor amargo. Sob condições climáticas mais amenas e chuvas moderadas periódicas, os arbustos precisarão de apenas 3-4 irrigação por temporada. Nesse caso, o consumo de água por unidade é de 10 litros.

Os primeiros anos de madressilva não exigirão fertilização. Eles começam a alimentar o arbusto a partir do 3º ano após o plantio. E estamos falando de fertilizantes orgânicos usados ​​em intervalos de 1-2 anos. Eles são introduzidos no final do outono, e na composição da mistura consumida por 1 sq. m, inclui:

  • composto - 5 kg;
  • cinza de madeira - 100 g;
  • superfosfato duplo - 2 colheres de sopa. eu.

Muitos jardineiros experientes preferem alimentar os arbustos de madressilva com nitrato de amônio a cada primavera, na proporção de 3 colheres de chá. para o "quadrado". Após a colheita, pode-se aplicar lama embaixo de cada arbusto, que é diluído com água na proporção de 1: 4.

Transferir

Deve-se notar imediatamente que um arbusto adulto é bastante difícil de transferir para um novo lugar... Estamos falando sobre certos esforços físicos. Em primeiro lugar, deve ser aprofundado, tendo previamente delineado os limites do sistema radicular. Na próxima etapa, a madressilva deve ser cuidadosamente removida do solo.

A planta tolera o próprio procedimento de reassentamento sem problemas. A época ideal para o transplante é o verão, ou melhor, imediatamente após a colheita. Essa abordagem permitirá que os arbustos criem raízes rapidamente em um novo lugar. É importante regar abundantemente a planta após a conclusão do procedimento.

Poda

Nos primeiros 2-3 anos de vida a partir do momento do plantio em terreno aberto, a madressilva na maioria das vezes não precisa de tais procedimentos. Como mostra a prática, com o desenvolvimento normal do arbusto e a ausência de espessamento, não faz sentido realizar podas precoces. Em alguns casos, as primeiras técnicas agrotécnicas tornam-se relevantes quando os arbustos atingem a idade de 7 a 8 anos. Ao mesmo tempo, alguns especialistas aconselham encurtar o crescimento jovem em cerca de 8 cm imediatamente após o plantio e, em seguida, monitorar o crescimento da massa verde pelo arbusto. Em qualquer caso, a poda é recomendada no outono.

Se o arbusto começar a engrossar visivelmente, então, antes de mais nada, vale a pena remover os chamados brotos nulos que crescem diretamente do solo. Você também deve se livrar dos galhos secos, danificados e curtos, que em qualquer caso não são capazes de dar frutos normalmente.

Para fornecer acesso à luz dentro do arbusto, deve ser periodicamente desbastado. Os ramos de baixo crescimento estão sujeitos a remoção, o que dificulta o processamento do solo.

Wintering

Na esmagadora maioria dos casos, a madressilva, incluindo algumas das variedades de variedades trepadeiras, tolera bem o inverno e não requer a criação de abrigos. Isso, infelizmente, não é relevante para a maioria das espécies de trepadeiras decorativas. Eles precisam de preparação para o inverno, o que inclui as seguintes etapas:

  • as trepadeiras são cuidadosamente removidas das estruturas de suporte;
  • os brotos se curvam no chão;
  • cubra a planta com ramos de abeto ou outro material de cobertura.

Essas manipulações permitirão que a madressilva preserve botões delicados e vulneráveis ​​durante geadas severas.

Métodos de reprodução

Nesse caso, podemos falar de sementes e um método vegetativo. Cada uma das opções tem suas próprias vantagens e não menos desvantagens significativas. Os métodos de criação que existem hoje são os seguintes.

  • Sementes... O material é colocado em uma mistura de solo úmido com profundidade mínima (0,1 cm). É importante criar condições de estufa para as mudas e realizar o procedimento propriamente dito no mês de junho. Os primeiros tiros podem ser esperados em cerca de 3 semanas.
  • Estacas (combinado e verde). No primeiro caso, é necessário cortar um caule anual com rebentos verdes após a parada da floração do arbusto (maio-junho). É plantado a uma profundidade de não mais de 5 cm e um abrigo de filme é criado. As estacas verdes são colhidas na fase final de crescimento intensivo dos arbustos.
  • Camadas... Em junho, a terra perto do mato deve ser afrouxada e ligeiramente elevada para separar 2 a 3 crianças poderosas de um ano. Essas hastes são pressionadas ao solo, fixadas em alguns lugares com arame e polvilhadas com uma camada de solo de 5 centímetros. Esses brotos devem ser regados periodicamente. No próximo ano, na primavera, será possível separar as camadas enraizadas e plantá-las.
  • Ao dividir o arbusto... Este método é relevante para plantas com menos de 6 anos de idade. O procedimento é realizado na primavera ou no início do período de outono.O arbusto é cuidadosamente removido do solo e dividido em segmentos usando um podador ou uma serra. Os locais dos cortes devem ser desinfetados.

Doenças e pragas

Acredita-se que todas as variedades do arbusto descrito sejam altamente resistentes a infecções e ataques de insetos nocivos. Com uma prevenção oportuna e competente, na maioria dos casos é possível evitar a maioria dos problemas no cultivo da madressilva. Ao mesmo tempo, mesmo quando os menores sintomas aparecem, as medidas mais eficazes devem ser tomadas imediatamente.

As seguintes pragas representam o maior perigo para as plantas.

  • Mosca cereja. Neste caso, estamos falando do aparecimento em várias partes das plantas de vermes brancos, que são as larvas do parasita. Causa danos significativos, danificando a fruta e oprimindo o arbusto. O remédio mais eficaz será o uso de inseticidas.
  • Pulgão... A presença desta praga é evidenciada pelas copas pálidas dos brotos e das placas das folhas. O inseto suga ativamente os nutrientes dos tecidos das plantas. Na primavera, o tratamento com drogas populares como "Karate", "Confidor" e "Actellik" é usado como medida preventiva. Paralelamente, pode ser usado com sucesso para pulverizar infusões de pimenta, cebola, alho e tabaco.
  • Rolo de folhas... O principal sintoma de um ataque desse parasita é a torção das placas das folhas em tubos. O tratamento na fase inicial da vegetação com "Aktara" e "Fufanon", bem como produtos biológicos será eficaz.

Hoje, jardineiros experientes, como parte do cuidado de madressilvas de diferentes variedades, usam com eficácia tanto drogas modernas quanto remédios populares comprovados e testados pelo tempo para o controle de pragas.

A planta descrita é suscetível às mesmas doenças que outros habitantes de hortas e quintais. Vale destacar as doenças comuns da madressilva.

  • Ramularíaseque infecta arbustos mais freqüentemente em clima úmido e frio. A doença pode ser determinada pela formação de manchas marrom-acinzentadas nas placas foliares e pelo aparecimento de uma flor branca nelas. Os meios eficazes neste caso serão "Horus", "Fundazol" e "Oxyhom".
  • mosaico, que é uma doença foliar e se manifesta principalmente como manchas de cor amarela brilhante. Infelizmente, esse vírus não responde ao tratamento e, portanto, a planta afetada deve ser imediatamente desenterrada e destruída.

Além disso, a madressilva sofre de cercosporose, oídio, ferrugem e doenças fúngicas, incluindo fuligem negra. Todas essas doenças são muito mais fáceis de prevenir, observando as regras da tecnologia agrícola, do que tratar e eliminar suas consequências.

Aplicação em paisagismo

Hoje em dia, a madressilva é amplamente e com sucesso usada por designers no design de uma ampla variedade de áreas. Em particular, sebes estéticas são formadas a partir desses arbustos. Eles parecem espetaculares como elementos de todos os tipos de composições de paisagens.

Lianas permitem criar arcos originais e estéticos, decorar gazebos, bem como decorar elementos verticais de edifícios com paisagismo... Freqüentemente, os arbustos de madressilva são usados ​​para zonear áreas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário