- Autores: Z.P. Zholobova, I.P. Kalinin, Z.I. Archer (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Ano de aprovação: 1991
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Altura do arbusto, m: 1
- Escapes: fino, curvo, sem pelos, rosa claro no lado ensolarado
- Sai: grande, verde
- coroa: redondo largo, irregular
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1,0-1,4
Cinderela é uma variedade de madressilva precoce que há muito é conhecida pelos jardineiros. As bagas desta variedade são grandes em tamanho e os seus benefícios para a saúde são enormes.
História de criação
As variedades de madressilva desenvolvidas na segunda metade do século 20 são muito populares entre os residentes de verão. Por exemplo, o Cinderella foi desenvolvido em 1974. Foi criado pelo trabalho dos criadores Zholobova, Kalinina e Archer, funcionários da Lisavenko NIISS). Esta é uma empresa da Sibéria. Posteriormente, a planta foi enviada para ensaios de variedades nas condições mais severas, e os superou facilmente. No entanto, só foi possível entrar no Cadastro Estadual de Cultura em 1991.
Descrição da variedade
A madressilva Cinderela é um arbusto de folha caduca de baixo crescimento. Pode frutificar por muitos anos sem a necessidade de transplantes. Aqui estão outras características de arbustos de espalhamento médio:
arbustos têm uma altura padrão de 0,5-0,7 m, crescem até um metro sem poda;
a copa é larga e arredondada, um tanto engrossada, mas ainda compacta, os ramos não são arrancados para os lados;
os brotos são finos, geralmente curvos, mas alguns são retos, a pubescência está ausente;
os brotos são verdes, mas no lado ensolarado pode ser rosa claro;
as placas das folhas são grandes, ligeiramente côncavas, ovais com uma ponta longa, verde ou verde claro;
as raízes são semelhantes a árvores, ramificando-se fortemente, penetrando no solo cerca de meio metro;
floração abundante, durante este período a madressilva adquire flores grandes e claras.
Características da fruta
O nome Cinderela foi dado a esta madressilva por um motivo, porque a planta realmente funciona como uma heroína de conto de fadas, tentando fornecer aos jardineiros uma colheita grande e útil. Os frutos colhidos dessas plantas podem ser descritos da seguinte forma:
a massa das bagas é de 1,0-1,4 gramas, as frutas menores chegam a 0,7 g;
bagas são consideradas grandes;
a colheita resultante tem uma forma cilíndrica ou fusiforme;
a cor da pele é muito escura, quase preta, mas com uma coloração azulada na superfície;
a pele é fina, compactada, mas não dura;
a polpa é agradável ao paladar, suculenta, bastante macia;
bagas estão presas aos galhos em um nível satisfatório, elas podem desmoronar.
Qualidades de sabor
Uma característica desta variedade é um aroma delicado de morango. As frutas são muito úteis para todas as categorias de pessoas, além disso, não perdem o sabor e as qualidades úteis durante os tratamentos culinários. Uma alta avaliação de especialistas do sabor doce e azedo (até 5 pontos) sugere que esta variedade também é recomendada por provadores.
Amadurecimento e frutificação
Cinderela é uma subespécie precoce de madressilva, capaz de produzir frutos no segundo ano da estação de crescimento. A frutificação da variedade é anual, as bagas são retiradas do mato a meio do primeiro mês de verão.
Produção
Aqui tudo vai depender da idade do arbusto, mas em geral a variedade é muito produtiva. Assim, as plantas com 4 anos de idade dão em média um quilo de bagas ou um pouco menos, arbustos de 6 a 8 anos - cerca de 2 quilos, e aqueles que já têm 13 anos - 2,8 kg ou mais.
Regiões em crescimento
Devido à sua boa resistência de inverno, a Cinderela pode criar raízes não apenas em regiões com clima estável, mas também em áreas de cultivo de risco. Assim, os jardineiros da Sibéria podem escolher essa cultura por si próprios. Não é menos popular na região do Extremo Oriente, no Norte do Cáucaso, nas regiões do Médio e Baixo Volga e assim por diante.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O ponto negativo da Cinderela é a necessidade de arbustos polinizadores. Não é observada formação independente de ovários nos arbustos. Para que as plantas produzam uma colheita a cada ano, elas devem ser polinizadas por uma das seguintes variedades:
Azure;
Gerda;
Pássaro azul;
Opala de fogo;
O orgulho de Bakchar.
Crescendo e cuidando
É melhor escolher mudas de dois anos com aparência saudável e folhas brilhantes para o plantio. O sistema radicular deve ser com um torrão de terra. Para que a cultura se enraíze cem por cento, você precisa procurar uma creche na sua região de residência. Assim, a planta não sofrerá novas condições para isso. O plantio depende do clima. Se o inverno chegar mais cedo, o plantio na primavera é o melhor. No caso de invernos tardios e quentes, o plantio é recomendado no outono.
É necessário irrigar os arbustos do primeiro ano semanalmente, enquanto a dose de água é de 20 litros. Então, quando o substrato secar um pouco, deve ser afrouxado. É dada especial atenção à irrigação durante a formação ativa dos frutos silvestres e seu amadurecimento. Regue com mais frequência, mas reduza a quantidade de água - não mais do que 8 litros. Se o solo secar, os frutos se tornarão amargos. Quando a safra é colhida e regada conforme a necessidade, não há um cronograma especial.
No terceiro ano, as plantas são alimentadas pela primeira vez, antes mesmo do surgimento dos botões. Use a uréia dissolvendo uma colher de sopa dela em um balde de água. Após a floração, o composto é utilizado, cobrindo 10 kg do produto sob cada arbusto de madressilva. No outono, a Cinderela é fertilizada com potássio (20 g) e superfosfato (25 g). O curativo de cobertura é diluído em água.
Cinderela precisa ser moldada. A primeira modelagem é realizada imediatamente após o término do trabalho de plantio. Os arbustos são examinados, livre-se dos ramos fracos. Escolha de 3 a 5 brotos mais desenvolvidos, cortados em um terço. Nos anos subsequentes, eles são limitados à poda sanitária. O rejuvenescimento dos arbustos é feito a partir dos 7 anos. Para isso, no outono, após interromper o fluxo de seiva, os galhos antigos são totalmente cortados. Quando a primavera começa, o cânhamo brota rapidamente um novo crescimento.
Resistência a doenças e pragas
Ao criar a Cinderela, os criadores usaram variedades que praticamente não estão sujeitas a doenças. A cultura descrita extraiu deles o melhor, de modo que os casos de sua doença são extremamente raros. Às vezes, as plantas podem ser afetadas por moniliose ou oídio. E também em arbustos, de vez em quando, carrapatos, fabricantes de vidro se iniciam, às vezes se reproduzem pulgões. Mas tudo isso acontece muito raramente. Para evitar que as plantas adoeçam, podem ser tratadas com preparações biológicas ou líquido bordalês no início da primavera. Isso será o suficiente.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
As plantas têm indicadores de robustez de inverno muito altos, por isso não precisam de isolamento. Atenção deve ser dada às mudas no primeiro e no segundo ano após o plantio. No outono, eles são enrolados em folhas até o meio do arbusto, e então cobertos por uma massa de neve. As plantas adultas também não precisam disso.
Requisitos de localização e solo
Cinderela é despretensiosa no cultivo, mas ela dá os frutos mais doces apenas em áreas iluminadas. O sombreamento não afeta o efeito decorativo do arbusto, mas afeta o sabor da fruta. O plantio deve ser feito na parte sul do jardim, perto de cercas e edifícios.
Apenas solo neutro é adequado, sem um nível elevado de ácidos ou álcalis. A frouxidão e o valor nutricional são a chave para um crescimento confortável da madressilva.
Visão geral da revisão
A madressilva Cinderela é uma das favoritas dos jardineiros. Quase todas as críticas sobre ela são positivas. Os veranistas ficam muito satisfeitos com a despretensão da cultura, seu excelente sabor. No inverno, as frutas costumam ser congeladas ou transformadas em geleia. Alguns residentes de verão notaram que as bagas são ligeiramente amargas.
Alguns jardineiros cultivam Cinderela mais em qualidades decorativas. Eles o plantam para emoldurar e decorar os caminhos. Nota-se que mesmo com um arbusto polinizador, a planta produz uma pequena safra.