- Autores: Vladimir Sergeevich Ilyin, Nina Alekseevna Ilyina, Vladimir Ilyich Putyatin
- Ano de aprovação: 2000
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Descrição do arbusto: espalhando ligeiramente
- Altura do arbusto, m: 1,5
- Escapes: espesso, fosco, reto, cor marrom-avermelhada
- Sai: médio, verde escuro, com uma placa fosca, nua, côncava, sem dentes
- Flores: pequeno, amarelo claro
- Tamanho da fruta: grande ou médio
- Peso do fruto, g: 1
A Madressilva Feiticeira é uma ótima opção para áreas agrícolas de risco. A cultura se distingue não apenas por sua alta robustez no inverno, mas também pelo amadurecimento precoce. Graças a isso, os residentes de verão em um curto verão têm tempo para colher rapidamente.
História de criação
Os autores da Feiticeira são Vladimir Sergeevich Ilyin, Nina Alekseevna Ilyina, Vladimir Ilyich Putyatin. Para o trabalho de criação, eles usaram a polinização livre de Smolinka, uma das melhores variedades comestíveis. Em 2000, a fábrica estava firmemente consolidada no Registro Estadual da Rússia.
Descrição da variedade
Os arbustos fracos e ligeiramente espalhados da Feiticeira não têm uma grande altura pelo padrão, crescendo apenas até um metro e meio. O formato de um arbusto pode se assemelhar a um arbusto, que é a madressilva como um todo, ou a uma pequena árvore, tudo depende da formação.
Os rebentos desta variedade são direitos e opacos, o crescimento é dirigido a direito. Eles têm uma cor vermelho acastanhado, uma camada de cera bastante densa está localizada na superfície. Existem muitas folhas, nenhuma pubescência é observada nelas. As placas verde-escuras são ligeiramente côncavas, sem dentículos, mas dobradas para a parte central.
As flores são pequenas, cerosas, amarelo claro. Durante a floração, existem muitos deles, por isso, durante este período, os arbustos parecem especialmente decorativos.
Características da fruta
As bagas da Feiticeira não são do mesmo tamanho, em um arbusto haverá espécimes médios e grandes. De acordo com a norma, o peso é de 1 grama, mas existem bagos cujo peso pode chegar a um grama e meio. Eles são considerados especialmente grandes.
Bagas ovais alongadas são coloridas em um tom cinza escuro, e uma flor azul também é claramente visível na superfície. A casca do fruto é de espessura moderada, mas a polpa é densa. As frutas maduras contêm uma grande quantidade de nutrientes. Eles são especialmente ricos em vitamina P.
Qualidades de sabor
Os frutos doces da Feiticeira têm um aroma delicado e muito delicado. No entanto, se as plantas foram cultivadas sob constante escassez de umidade, o fruto pode se tornar ácido e mais amargo do que doce.
Amadurecimento e frutificação
Ao contrário de muitas outras variedades de madressilva comestível, a Feiticeira começa a dar frutos apenas na 4ª, e às vezes até na 5ª temporada. Após a floração, que ocorre no início ou meados de maio, o arbusto frutifica. Eles são coletados no início de junho. A frutificação do mato é anual, mas é importante colher os frutos maduros na hora certa. Se deixados no arbusto, eles se desintegrarão no chão.
Produção
A feiticeira não é a variedade mais produtiva de madressilva. Com manutenção mínima, a planta dará apenas 500 gramas de fruta por arbusto. Porém, se você fortalecer a técnica agrícola e esperar até que a madressilva fique completamente adulta, será possível colher de 1,8 kg por planta, até o máximo de 3 kg. Se falamos de um hectare, então uma média de 40,6 centners de bagas são removidas de um desses locais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A feiticeira madressilva de Kamchatka não produz safras sem polinizadores, e esta é outra desvantagem dela.Para desfrutar de frutas deliciosas no verão, você precisa plantar pelo menos algumas plantas de uma variedade diferente nas proximidades. Você pode aprender as seguintes culturas:
Frutado longo;
Entusiasmo;
Sineglazka.
Crescendo e cuidando
Em regiões de clima desfavorável, costuma-se plantar madressilva feiticeira na primavera. Em outros casos, os jardineiros preferem o plantio de outono, pois as plantas se adaptam muito melhor com ele. Mas em qualquer caso, antes do plantio, as variedades são embebidas por várias horas em estimulantes de crescimento.
Na maioria das vezes, a madressilva feiticeira é plantada na forma de uma cerca viva. É muito importante que a distância entre os arbustos seja de pelo menos 150 centímetros, caso contrário eles interferirão entre si. A mesma distância é mantida para outras plantas, especialmente as altas. A variedade não é plantada onde outros arbustos de bagas costumavam crescer.
A feiticeira não requer cuidados constantes consigo mesma, mas com a ajuda de uma boa tecnologia agrícola, você pode aumentar seriamente o nível de rendimento. Quanto à irrigação, nas regiões norte devem ser mais que moderadas. Três vezes por temporada é o suficiente para um crescimento confortável. De cada vez, 15 litros são despejados sob o arbusto. Mas em zonas agrícolas áridas, você terá que depender constantemente das condições climáticas. Mas, em qualquer caso, algumas semanas antes de colher os frutos, a rega é reduzida, caso contrário, os frutos ficarão aguados e ficarão mal armazenados.
Os nutrientes da madressilva feiticeira embutidos no solo são suficientes para duas temporadas. Depois disso, o solo terá que ser alimentado adicionalmente. No início da primavera, são introduzidos 15 gramas de carbamida, durante a formação dos botões - superfosfato duplo e sulfato de potássio (40 e 20 gramas, respectivamente), após a colheita - nitrophoska (20 gramas). No outono, o solo é desenterrado e composto por composto.
As plantas precisam de poda higiênica e anti-envelhecimento. Os procedimentos podem ser realizados na primavera ou no outono, o principal é que as plantas estão em um período de dormência. Não só os ramos doentes / secos são removidos, mas também os rebentos perto das raízes, os ramos agarrados uns aos outros. Para o rejuvenescimento, todos os ramos do esqueleto são encurtados.
Resistência a doenças e pragas
Praticamente não há casos da doença da Feiticeira. A cultura é afetada apenas em condições de chuvas constantes. Mas essas doenças fúngicas são facilmente evitadas por tratamentos preventivos. Eles são realizados na primavera, imediatamente após o despertar dos arbustos.
Os ataques de pragas são mais prováveis. Pulgões, lagartas e carrapatos não têm aversão a festejar com frutas deliciosas. Portanto, junto com sprays fungicidas, sprays inseticidas também devem ser realizados. Além disso, os primeiros frutos devem ser protegidos dos pássaros, que são atraídos pela sua cor. Para isso, recomenda-se a instalação de grades.