- Autores: M.N. Plekhanov, A.V. Kondrikova (Instituto Russo de Recursos Genéticos de Plantas do Centro de Pesquisa Federal em homenagem a N.I. Vavilov)
- Apareceu ao cruzar: Sayanskaya 322 x gigante de Leningrado
- Ano de aprovação: 2003
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: comprimido
- Escapes: grosso, reto, marrom-avermelhado, ligeiramente pubescente
- Sai: grande, verde escuro com um tom azulado, nu, coriáceo, côncavo, ligeiramente dobrado no meio
- Transportabilidade: Alto
- coroa: oval, grosso
- Flores: com inflorescência de duas flores
O nome da madressilva Viola soa agradável e elegante. Mas todo jardineiro certamente desejará que os arbustos produzam a mesma safra de alta qualidade dos melhores centros de reprodução. E para isso, são necessárias informações objetivas sobre a planta.
História de criação
Honeysuckle Viola é uma variedade bastante antiga de arbusto de baga. Está no Registro do Estado Russo desde 2003. Um pedido de admissão foi feito 9 anos antes. O desenvolvedor é o Instituto de Recursos Genéticos Vegetais Vavilov All-Russian. Os curadores diretos do projeto foram os criadores de Plekhanova e Kondrikov.
Descrição da variedade
Os arbustos de viola, que crescem fortemente, têm uma aparência comprimida. Os brotos grossos crescem em linha reta. Eles têm uma tonalidade vermelho acastanhada e são ligeiramente pubescentes. As grandes folhas verdes escuras têm uma tonalidade azulada. A lâmina da folha nua tem um caráter de couro pronunciado. Esta placa é sempre côncava. Ele se dobra ligeiramente ao longo das nervuras centrais. A formação de inflorescências com duas flores é característica. Os ramos verdes claros jovens são relativamente finos. A coroa da viola tem uma forma quase oval.
Características da fruta
Em média, a massa desta variedade é de 1 g. Eles se distinguem por uma forma geométrica alongada. A superfície azul-violeta da fruta tem uma flor de cera clara. A Honeysuckle Viola é apreciada pelo seu alto teor de vitaminas. Quanto ao resto, sua colheita não apresenta diferenças fundamentais com as demais variedades.
Qualidades de sabor
Características principais:
conjunto de sabores agridoces e agridoces;
leve nota amarga;
concentração de açúcar 6,8%;
a proporção de ácidos é de 2,3%;
a concentração de ácido ascórbico é de 610 mg por 1 kg;
degustação conta 3,7 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Acredita-se que seja uma variedade inicial. Os frutos amadurecem juntos, imediatamente após a floração. Isso geralmente ocorre no início do verão do calendário.
Produção
A capacidade declarada de produzir em média até 27 centners de bagas por 1 hectare. Esta planta é de tipo universal. A alta transportabilidade das safras colhidas é observada. Na idade de 6 a 7 anos, o mato é capaz de produzir em média 4 kg de frutos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. A madressilva é adequada como polinizadora:
Ânfora;
Ninfa;
Moraine.
Crescendo e cuidando
A viola tem uma resistência decente ao gelo. Mesmo no frio extremo, arbustos descobertos dão uma sensação boa. A planta pode crescer com segurança na faixa do meio. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que ele reage mal à falta de umidade e, portanto, precisa de rega ativa. Importante: a safra cultivada deve ser colhida o mais rápido possível, caso contrário, ela cairá.
A manutenção do plantio é necessária ao longo da estação de crescimento. O pouso muito correto é muito importante. A viola é plantada em setembro, outubro. Se o tempo estiver favorável, não é proibido fazer isso na primeira quinzena de novembro. Em qualquer caso, é necessário que restem 20-28 dias antes do início do frio real.
O desembarque na primavera não é muito bom. Devido ao despertar precoce, a madressilva pode sofrer de frio recorrente. É melhor escolher áreas com chernozems moderadamente ácidos. A área sombreada (por árvores, arbustos altos ou edifícios) é ideal para o desenvolvimento da Viola. Ao sol aberto, ela se sentirá desconfortável.
O tamanho mínimo das covas de plantio é de 50x50x50 cm, devendo ser depositado húmus, cinza de madeira e superfosfato. O encurtamento dos brotos após o plantio não é praticado; quanto menos a planta for danificada, melhor. A cobertura é melhor feita com produtos orgânicos, não minerais. Cada primavera, 10 kg de húmus e 0,5 kg de cinza de madeira são usados para 1 planta - isso geralmente é o suficiente para formar um grande número de frutos impressionantes.
Ao podar a viola, 12-15 ramos devem ser deixados nos arbustos. A preparação para o inverno é realizada após a poda. Não é necessário abrigo de galhos, mas a área da raiz deve ser protegida. A espessura da camada de cobertura morta é de pelo menos 5 cm. Esta camada pode ser formada a partir de:
folhas caídas;
Palha;
agulhas caídas;
feno.
As plantas terão de ser protegidas de pulgões, insetos cochonilhas e ácaros da madressilva. É mais correto eliminá-los com medicamentos profissionais, porque os meios disponíveis não são muito eficazes. Geralmente, é possível suprimir completamente as pragas após dois tratamentos. Em um clima particularmente frio, é altamente recomendável cobrir os arbustos antes do inverno com uma camada de até 10 cm.