- Autores: I.K. Gidzyuk e A.T. Tkacheva (Bakcharskiy OPSS)
- Ano de aprovação: 1990
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Altura do arbusto, m: 1,5
- Escapes: verde, com bronzeado de antocianina, topos pendentes, ligeiramente pubescente
- Sai: tamanho médio, verde amarelado, pubescente médio
- coroa: arredondado
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 0,75-0,8
A madressilva Vasyugan é uma planta com uma história já definida. É muito promissor em termos de horticultura. Porém, somente uma consideração competente de todas as peculiaridades da cultura permite que você obtenha um resultado agradável.
História de criação
A madressilva Vasyugan foi obtida no Instituto de Pesquisa de Horticultura Siberiana de Lisavenko. Este arbusto cresce em jardins privados desde 1990. Os principais curadores do projeto foram os criadores Gidzyuk e Tkacheva.
Descrição da variedade
O versátil arbusto Vasyugan é de altura média. Os arbustos de espalhamento moderado são coroados por uma copa arredondada. O maior diâmetro da planta é de 120 cm. Os rebentos verdes têm uma cor de antocianina. Seus rebentos moderadamente pubescentes pendem ligeiramente.
Sai:
moderadamente grande;
pintado em tom amarelo-esverdeado;
ligeiramente pubescente.
Características da fruta
Os frutos da variedade Vasyugan são bastante grandes. Eles pesam em média 0,75-0,8 gramas. Mas, é claro, exceções são possíveis. Os frutos distinguem-se pelo formato alongado e de cor púrpura escura, quase transformando-se em preto. Para eles, esfarelar é quase atípico, enquanto arrancar a fruta não é grande coisa.
Qualidades de sabor
A casca recoberta por flor ceroso praticamente não afeta a percepção da safra colhida. O sabor agridoce é muito apreciado, e até os gourmets podem ficar satisfeitos com ele. A polpa da madressilva Vasyugan é suculenta. Ela recebeu uma pontuação de degustação de 4,8 pontos.
Conteúdo de substâncias básicas:
açúcares de vários tipos - até 7,8%;
ácidos não mais de 1,9%;
ácido ascórbico - 264 mg por 1 kg;
vitamina P até 8.460 mg por 1 kg.
Amadurecimento e frutificação
A madressilva Vasyugan agrada com mudas saborosas já no primeiro ano de desenvolvimento da planta. A maturação precoce é típica para ela. Isso não é surpreendente, dada a origem e as variedades resistentes do Extremo Oriente usadas pelos criadores. A colheita começa entre 12 e 19 de junho. Mas o clima pode fazer seus próprios ajustes a esse regime.
Produção
O nível médio de produtividade na cultura de plantio é de 4,8 t / ha. O valor mais alto registrado é de 100 centners por hectare. Portanto, não é difícil entender a importância do plantio competente e de uma abordagem sistemática para o cultivo.
Regiões em crescimento
A variedade é cultivada:
no norte da parte europeia da Rússia;
na Região Central da Terra Negra;
no Médio e Baixo Volga;
nos territórios e repúblicas do Cáucaso do Norte;
na Sibéria Ocidental, Oriental;
para os Urais e o Extremo Oriente (embora oficialmente esta madressilva seja adaptada apenas no sul da Sibéria Ocidental).
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Com todas as suas vantagens, a variedade é absolutamente autofértil. Para obter pelo menos algum tipo de colheita, você precisará usar:
Pássaro azul;
Fuso azul;
Tomichka.
Crescendo e cuidando
Existe um alto nível de resistência ao frio da madressilva Vasyugan. E também se dá bem em períodos de calor e até de seca. É melhor plantar essa cultura em margas enriquecidas com substâncias produtivas. Vamos supor a escolha de áreas ensolaradas e moderadamente sombreadas. A capacidade de tolerar os efeitos de várias doenças e pragas de insetos é oficialmente declarada, mas é melhor se preparar para tais situações com antecedência.
Vasyuganskaya é plantada na primavera na junção de março e abril. É importante escolher o momento em que a neve já derreteu e os botões ainda não tiveram tempo de ganhar vida. Ao plantar na primavera, é mais fácil acompanhar como vai o desenvolvimento da madressilva e também protegê-la de fatores adversos. O plantio de outono é realizado em setembro ou na primeira quinzena de outubro, com previsão de enraizamento antes do início do frio intenso. Então, durante o inverno, a cultura se estratifica naturalmente, o que permite a força e resistência da planta.
Embora esta variedade adore a umidade, o alagamento pode prejudicar muito o sistema radicular. A rega dos arbustos deve ser feita exclusivamente pela raiz quando a terra seca. Em clima úmido, é melhor recusar irrigação adicional completamente. Os fertilizantes são aplicados no 2º ano de desenvolvimento. Na época da floração, a fertilização com uma infusão aquosa de cinza de madeira é útil.
No início da primavera, complexos minerais orgânicos ou de marca são usados. Os arbustos adultos de madressilva Vasyugan são alimentados com uréia todos os anos no início da primavera. O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas são realizados o mais cuidadosamente possível para que as raízes da planta sobrevivam. Fósforo-potássio ou fertilização orgânica (junto com a remoção de brotos secos e ramos dobrados) são muito importantes na preparação para o inverno.