- Autores: N.V. Savinkova, A.V. Gagarkin (fortaleza Bakcharsky da jardinagem do Norte)
- Apareceu ao cruzar: de polinização livre 1-45-53
- Ano de aprovação: 2019
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio, padrão
- Altura do arbusto, m: 1,9
- Escapes: médio, reto, verde, fosco, bastante pubescente
- Sai: ovalado, médio, verde claro, bastante pubescente, fosco, coriáceo, liso, bordas curvadas para cima
- coroa: cônico reverso, oval
- Flores: médio, amarelo esverdeado claro
A madressilva é escolhida por suas altas qualidades decorativas, sabor expressivo e benefícios das frutas silvestres. Apesar da existência de uma grande variedade desta cultura frutífera, os criadores continuam a criar novas variedades. Os especialistas estão tentando trazer à tona a variedade mais produtiva e despretensiosa, que não tenha medo de um clima desfavorável e mutável. Entre as novas variedades, destaca-se a variedade Ussulga, recomendada para cultivo na Sibéria Ocidental.
Descrição da variedade
Os arbustos atingem 1,9 metros de altura, e o tipo de crescimento é marcado como vigoroso. O espalhamento do arbusto padrão é médio. À medida que se desenvolve, uma coroa oval cônica reversa é formada. Os ramos são retos e cobertos com casca marrom-marrom. Os rebentos também crescem retos, mas ao contrário dos ramos, são verdes com uma superfície mate e púberes.
As folhas têm a forma de um ovo. A cor é verde claro, o tamanho é médio. A textura é lisa e fosca. Os cantos são dobrados para cima. Durante o período de floração, os ramos são cobertos por flores de tamanho médio, de cor verde pálido com tonalidade amarela.
Devido ao seu grande crescimento, os arbustos podem ser usados como sebe ou decoração.
Características da fruta
Frutos alongados e ovais ganham peso de 1,3 a 2,2 gramas. A superfície é coberta por pequenos tubérculos. Os tamanhos são grandes. A cor dos frutos silvestres maduros é intensa, púrpura escura. A superfície é recoberta por uma pele fina e lisa, sem penugem. Um revestimento ceroso espesso é perceptível. Os frutos praticamente não se desintegram, portanto, após o amadurecimento, podem permanecer no mato por muito tempo.
Qualidades de sabor
Excelentes qualidades gastronómicas foram notadas não só pelos jardineiros, mas também por provadores profissionais, que atribuíram à casta o máximo de 5 pontos. O sabor combina harmoniosamente doçura e acidez refrescante. A porcentagem de açúcares - 7,8%, ácidos - 3,2%.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de madressilva Ussulga é meio precoce, e o tempo exato de amadurecimento depende dos cuidados e das condições climáticas. Os arbustos frutificam regularmente e todos os anos.
Produção
Não é difícil obter rendimentos elevados, uma vez que esta característica é inerente às características desta variedade. Em média, 2,8 kg de frutas ou 25,9 centners por hectare são colhidos de uma planta. O rendimento máximo chega a 4,5 kg por arbusto. Graças à sua versatilidade, muitas sobremesas saudáveis podem ser preparadas a partir da madressilva.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Devido ao fato de a variedade Ussulga ser autofértil, necessita da ajuda de polinizadores para formar os frutos. Para fazer isso, várias variedades de frutas são cultivadas ao mesmo tempo no mesmo terreno.
Para uma escolha bem-sucedida de um polinizador, você precisa estudar cuidadosamente as características de cada colheita de frutas. É aconselhável optar por variedades de alto rendimento. Também é recomendável escolher variedades que sejam capazes de frutificar regularmente em uma determinada zona climática.Outro pré-requisito para o plantio conjunto é a coincidência das datas de floração.
Crescendo e cuidando
Ao escolher um local para o cultivo de madressilva de jardim de Ussulga, você deve escolher um local pantanoso ou uma planície cuidadosamente iluminada. Essa área será protegida de forma confiável contra correntes de ar e ventos frios. A cultura prefere solo argiloso ou arenoso. Se o solo está esgotado e sua composição não permite uma colheita rica, é fertilizado com nutrientes. Preste atenção ao nível de acidez. Em alta taxa, farinha de dolomita ou giz é adicionado ao local.
Ao comprar mudas, deve-se escolher plantas com sistema radicular saudável e desenvolvido. Quaisquer defeitos, como raízes secas, devem estar ausentes. O estado geral das mudas é avaliado antes do plantio. Se necessário, remova os brotos quebrados e encurte as raízes muito longas.
A cova de plantio é preparada com antecedência. As dimensões ideais são 40 x 40 centímetros. Deixe uma distância de pelo menos um metro e meio entre as plantas. As camadas superiores do solo, escavadas durante os trabalhos preparatórios, são misturadas com os seguintes componentes: cinza de madeira - 300 gramas, húmus - 1 balde, sulfato de potássio - 30 gramas, superfosfato duplo - 100 gramas.
Todos os componentes são cuidadosamente misturados e dispostos no fundo da cova de plantio. Um monte limpo e baixo é formado a partir da mistura, no topo do qual um arbusto jovem é instalado. No processo de plantio, as raízes são cuidadosamente esticadas e a seguir o caroço é totalmente coberto com terra. O colo da raiz da muda não deve ser abaixado mais do que 3-5 centímetros.
A rega é realizada levando em consideração o clima. A madressilva adora regar moderadamente, mas no calor a terra é umedecida com mais frequência e em porções mais abundantes. A madressilva é fertilizada a cada 2 anos após a colheita. Para restaurar a força, você precisa alimentar a cultura com uma mistura de esterco e água na proporção de 1 para 4.
E também para fertilizar um metro quadrado do local, uma composição de superfosfato duplo (2 colheres de sopa), cinzas (0,1 kg) e composto (5 kg) é adequada. A cobertura é introduzida no final do outono.