- Autores: Z.I. Archer, I.K. Gidzyuk (fortaleza Bakchar)
- Ano de aprovação: 1987
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: semi-comprimido, oval
- Escapes: curvo, inclinado, fino, verde
- Transportabilidade: Boa
- coroa: arredondado
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 0,82
- Forma de fruta: unidimensional, em forma de gota larga, com ápice deprimido e crista, ligeiramente tuberosa
As variedades de madressilva ganharam recentemente uma popularidade invejável na Rússia, especialmente nas regiões do norte. Um exemplo disso foi a variedade Tomichka, que, graças ao esforço dos criadores, apresenta tantas vantagens que a tornam tão popular entre os jardineiros.
História de criação
Esta cultura foi cultivada com sementes de madressilva de Turchaninov. O trabalho nisso tem sido realizado desde 1984 sob a liderança de I.K. Gidzyuk e Z.I. Luchnik, e a variedade recebeu certificação e reconhecimento após testes de degustação em 1987.
Descrição da variedade
Os arbustos de cultura são classificados como de altura média - cerca de 180 cm, diferem em densidade suficiente de ramos, com ramos bem ajustados. Mais como um círculo em forma.
As folhas grandes, formam um oval, ficam mais nítidas no final. Ligeira pubescência pode ser encontrada na superfície das folhas.
Características da fruta
Os bagos são em forma de gota, com o ápice abatido e a base alongada, de tonalidade púrpura, em alguns pontos completamente pretos. A pele é fina, existem tubérculos e placas típicas da cultura. Peso - 0,82 g. Os frutos maduros são sempre imediatamente desintegrados ao solo.
Qualidades de sabor
O sabor doce prevalece, com acidez ligeiramente perceptível. Os frutos silvestres têm baixo teor calórico. Eles contêm uma variedade de proteínas e gorduras, bem como vitaminas C, B e fibras.
Amadurecimento e frutificação
Tomichka começa a dar frutos após 3-4 anos de crescimento. A safra amadurece cedo, mais perto do início de julho.
Produção
De um arbusto, você pode obter até 2-3 kg se a colheita foi colhida a tempo. Os bagos atingem a maturidade completa 5-6 dias após ficarem azuis. Durante este período, eles devem ser recolhidos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Cultura autofértil. Para contribuir com a frutificação de representantes dessa variedade, plantados na mesma área, precisam de outras variedades polinizadoras:
- Fuso azul;
- Turchaninov;
- Pavlovskaya;
- Bakcharskaya.
É necessário plantar essas variedades a uma distância não superior a 50 metros da variedade Tomichka.
Crescendo e cuidando
A variedade passa por um período de crescimento precoce, portanto, é recomendável plantar arbustos jovens no final do verão.
Instruções para o plantio de mudas.
- Em um local favorável, as covas são cavadas a 1,5 metros de distância.
- As depressões resultantes são preenchidas com uma composição de nutrientes: composto, metade do solo escavado, 100 g de sal de potássio, superfosfato duplo e um pouco de cinza de madeira. Tudo isso está cheio de água.
- As mudas com raízes esticadas são colocadas em covas.
- A planta é coberta com uma mistura de nutrientes, compactada e preenchida com água.
- Assim que o solo ceder um pouco, acrescenta-se um pouco da mistura para que o colo das raízes se afunde 3-4 cm.
- As valas são feitas perto do tronco e abundantemente preenchidas com água.
- O solo é coberto com húmus ou serragem.
Nos primeiros anos de crescimento e desenvolvimento, os arbustos são regados abundantemente e o solo é bem solto. No terceiro ano de crescimento do arbusto no início da primavera, eles começam a adicionar fertilizantes na forma de fertilizantes de nitrogênio, e no outono - fertilizantes de potássio.
Após o plantio, a variedade não é podada, a primeira vez no final da safra: poda-se os ramos secos e deformados.
Resistência a doenças e pragas
A planta pode ser periodicamente afetada por pulgões, cochonilhas, carrapatos e vermes da folha. Como remédio contra carrapatos, utilizam-se preparações acaricidas, contra outros insetos - agentes inseticidas.
A planta pode infectar vários vírus ou fungos. Com uma infecção fúngica, manchas são observadas nas folhas e brotos, e com uma infecção viral, uma cor variada aparece nas folhas. No verão, são tomadas medidas preventivas contra doenças, são usados fungicidas para isso, e no início da primavera você pode cobrir os arbustos com sulfato de cobre.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Esta variedade tolera bem condições climáticas adversas. Os brotos e raízes são capazes de suportar temperaturas do ar de até -40-50 graus, e botões e botões podem suportar temperaturas de -8 graus.
Não é necessário cobrir os brotos e o sistema radicular de uma planta frutífera no inverno. Recomenda-se cobrir os arbustos anuais jovens no primeiro ano cobrindo as áreas das raízes com uma camada de húmus e os rebentos com solo seco.
Requisitos de localização e solo
É necessário plantar Tomichka em áreas ensolaradas, onde os arbustos estarão protegidos de ventos fortes.
A água subterrânea deve estar em um nível não superior a 1 metro. Embora a cultivar adore a umidade, sua estagnação no sistema radicular da planta pode contribuir para a decomposição das raízes.
Solo solto e fértil, com acidez neutra, é adequado para o cultivo. Solos argilosos ou franco-arenosos são os mais adequados.