- Autores: VIR eles. N. I. Vavilova
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhando ligeiramente
- Altura do arbusto, m: 1,5
- Escapes: anuais - castanho-avermelhado, ondulado, curvado no ápice, bastante pubescente
- Sai: bastante grande, oblongo-ovalado, com um ápice agudo e uma base arredondada, com pubescência ao longo da borda
- coroa: cônico reverso
- Tamanho da fruta: média e acima da média
- Peso do fruto, g: 0,9
- Forma de fruta: amplamente fusiforme
O Curió da madressilva é um excelente exemplo do trabalho dos criadores do Instituto Pan-Russo de Indústria Vegetal em homenagem a N. Vavilov. Essa variedade pode ser descrita em graus extremamente superlativos. Sua robustez de inverno, cultivo despretensioso e de frutos grandes tornou a variedade procurada entre os jardineiros russos. As estatísticas mostram que é na Rússia que a baga é muito popular: isso se deve ao seu sabor picante, um rico conjunto de oligoelementos e vitaminas e propriedades curativas amplamente utilizadas na medicina popular.
História de criação
O Curió da madressilva é às vezes chamado de variedade de Leningrado, embora tenha sido criado na estação experimental de Pavlovsk do VIR, inaugurada na década de 20 do século passado sob a liderança do famoso cientista N. Vavilov. Este não é o único exemplo de madressilva comestível - os jardineiros russos estão familiarizados com as variedades Pavlovskaya e Volkhova. O dom-fafe se distingue por sua natureza de grande frutificação, alto rendimento, resistência ao ataque de pragas e doenças comuns. Isso não é surpreendente - mudas de elite e polinização múltipla com pólen de outras espécies foram usadas para obter a variedade.
Descrição da variedade
O formato cônico reverso do arbusto sem poda e formação dá motivo para alguns pesquisadores chamarem essa variedade de levemente espalhada.
É um arbusto vigoroso, atingindo a altura de um metro e meio, que dá pitorescos rebentos castanho-avermelhados e grandes folhas pontiagudas de cor esmeralda dominante.
Além da presença de frutos grandes com propriedades úteis, é decorativo, perfeito para paisagismo. Pode ser cultivada em parcela de qualquer tamanho, sem causar transtornos a outros arbustos e árvores.
Cresce à sombra parcial e ao sol, resistente ao inverno e resistente à seca. O principal polinizador é a magnífica madressilva Pavlovskaya, de onde todas as características mais valiosas foram transmitidas.
Está invariavelmente presente nas avaliações das melhores amostras da seleção de Leningrado, variedades ideais para o cultivo em condições desfavoráveis de clima temperado (inverno longo e verão curto). Ele rapidamente começa a produzir uma safra que pode ser aumentada com as condições adequadas.
Características da fruta
O Curió-madressilva é uma variedade de frutos grandes, com frutos azul-azulados amplamente fusiformes, que ficam cobertos por uma flor cinza cerosa quando atingem a maturidade. Amadurecem por etapas, mas podem ser colhidas ao mesmo tempo - o caule forte não permite que os frutos se desintegrem. Às vezes, as bagas são sacudidas do arbusto para um filme plástico espalhado no solo na zona próxima ao caule.
A transportabilidade e a conservação da qualidade ficam abaixo da média, mesmo quando guardadas no frigorífico, os bagos perdem rapidamente a sua apresentação. Mas para seu próprio uso - esta é uma ótima opção: podem ser congelados, secos, comidos frescos, compotas preparadas, compotas, adicionadas a preparações multicomponentes para o inverno. O rico conteúdo de microelementos e vitaminas úteis ajuda a otimizar a circulação sanguínea, trata a anemia, fortalece o sistema imunológico e as paredes vasculares.
Qualidades de sabor
Os frutos grandes têm um aroma delicado que não se confunde com outros odores. Intensifica-se durante o tratamento térmico e dá um gosto final único a torções complexas.No Snegir, não há amargor inerente às variedades menos populares, e o sabor agridoce deve-se à presença de açúcares e ácidos da fruta. As bagas têm um propósito universal: são consumidas frescas e não apenas para fins medicinais, mas também apenas por prazer.
Amadurecimento e frutificação
As bagas amadurecem no início de meados de julho. O prazo pode ser adiado em um verão frio ou devido às condições climáticas da região. A desvantagem é chamada de amadurecimento gradual, mas é compensada pelo fato de os bagos não se desintegrarem, mas permanecerem nos arbustos devido ao pedúnculo forte.
Produção
Os primeiros frutos aparecem já no segundo ano após o plantio, mas as colheitas reais começam a partir de 3-4 anos. Em média, 2-2,5 kg podem ser removidos de cada arbusto. Para madressilva, este é um excelente indicador.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Arbustos vigorosos dependem da presença de uma espécie semelhante nas proximidades (recomenda-se Pavlovskaya), mas eles vivem muito e são uma excelente planta de mel.
Crescendo e cuidando
A madressilva pode ser propagada de diferentes maneiras, mas os especialistas aconselham a compra de mudas em um viveiro de boa reputação. A escolha do local é determinada pela iluminação (possibilidade de sombra parcial), pela natureza do solo (franco-arenoso e franco-argiloso com boa drenagem). O plantio dá bons resultados na primavera e no outono, a distância ótima entre os arbustos é de um metro e meio. Regar, afrouxar o solo após a precipitação natural, isca após a colheita, parto e no outono - é tudo o que a madressilva de Curió exige de um jardineiro. Em contrapartida, dará uma excelente colheita de frutos silvestres saudáveis e saborosos, um efeito decorativo permanente da terra.