- Autores: Plekhanova Maria Nikolaevna, Kondrikova Alexandra Vasilievna (VIR com o nome de N.I. Vavilov)
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: ampla
- Escapes: reto, para cima, rosa claro, bem frondoso, ligeiramente pubescente
- Sai: grande, oval, verde escuro, ligeiramente pubescente
- coroa: cônico reverso, espesso
- Tamanho da fruta: média
- Peso do fruto, g: 0,8
- Forma de fruta: largo
Slavyanka é uma variedade de madressilva criada por criadores russos e aprovada para uso em 2002. É uma variedade versátil com um sabor muito rico a frutos silvestres. Vamos conhecer Slavyanka com mais detalhes.
Descrição da variedade
O arbusto distingue-se pelo alto vigor de crescimento, largo, possui uma copa densa em forma de cone inverso. Os rebentos são direitos, crescem para cima, ligeiramente peludos e bem frondosos, folhas ovais, grandes, verde-escuras, ligeiramente pubescentes.
Características da fruta
Os bagos são de tamanho médio, pesando cerca de 0,8 g, têm uma fina casca azul-azulada com uma leve flor de cera. Se a colheita estiver um pouco imatura, você pode armazená-la na geladeira ou no porão por 7 a 12 dias. Se as bagas estiverem totalmente maduras, sua vida útil é limitada a 2-3 dias.
Qualidades de sabor
Os bagos caracterizam-se por uma delicada polpa agridoce com um aroma pronunciado. A composição contém vitamina C e o sabor é estimado em 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Slavyanka pertence a variedades com um período de maturação no meio da estação. A colheita é normalmente feita no final de maio ou início de junho, enquanto os bagos não amadurecem na mesma época, por isso é comum dividir a colheita em várias etapas. Lembre-se de que as frutas maduras demais podem se desintegrar, portanto, não atrase a colheita.
Produção
Esta é uma variedade de alto rendimento, com rendimento médio de 40 c / ha, e o rendimento máximo de Slavyanka é de 2,1 kg por arbusto ou 70 c / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para garantir uma frutificação ativa e uma colheita rica, você precisa plantar variedades polinizadoras ao lado do arbusto. Cinderela, Blue Bird, Tomichka provaram sua eficácia neste assunto.
Crescendo e cuidando
Antes de plantar um arbusto, é preciso prestar atenção especial na escolha do local. A variedade apresentada crescerá bem em solo argiloso ou arenoso que absorve a umidade, enquanto a crista deve estar localizada ao sol ou em sombra parcial. Para melhorar a estrutura do solo, deve-se enriquecê-lo com composto maturado. Se você plantar um arbusto em um local muito sombreado, seus frutos serão menos saborosos e com um sabor amargo. O desembarque é permitido na primavera e no outono. Após o plantio, os galhos da muda precisam ser cortados um pouco e o solo deve ser coberto com cobertura morta.
Cuidar da variedade apresentada é reduzido à alimentação sistemática, sacha e rega conforme necessário. Nos primeiros anos, a planta precisa de uma poda rara, mas a partir dos 5-6 anos de idade, a árvore precisa ser rejuvenescida com mais frequência. Se ramos velhos, engrossados e doentes forem removidos em tempo hábil, então a cultura se deliciará com a colheita todos os anos por 38-40 anos.
Resistência a doenças e pragas
Slavyanka é caracterizada por uma imunidade muito alta a doenças e insetos. Em casos extremamente raros, pode ser afetado por oídio e pulgões. Para evitar isso, trate o arbusto com agentes especiais com um fungicida 2-3 vezes por temporada em intervalos de 10 dias, mas lembre-se de que o processamento deve ser interrompido pelo menos duas semanas antes da colheita.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Slavyanka pode ser cultivada sem problemas em regiões de clima severo, pois é altamente resistente à geada. O arbusto é capaz de suportar temperaturas de até -45 graus sem abrigo. Mesmo as flores desabrochando que não congelam em temperaturas abaixo de -7 graus são consideradas resistentes ao inverno.
Visão geral da revisão
Slavyanka recebe notas altas de agricultores e consumidores. As suas bagas são utilizadas na prevenção de doenças cardiovasculares, a partir das quais se podem preparar deliciosas compotas e compotas. De acordo com as observações dos jardineiros, a frutificação começa principalmente no segundo ano após o plantio, enquanto os arbustos estéticos podem ser usados não só para obter uma colheita rica, mas também para decorar o terreno pessoal.