- Autores: Solovieva T. A., Petrusha E. N., Stepanova N. N., Vinokurova N. N. (Federal State Budgetary Scientific Institution "Kamchatka Research Institute of Agriculture")
- Ano de aprovação: 2013
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Descrição do arbusto: comprimido
- Escapes: espesso, reto, marrom-carmesim, pubescente, fosco
- Sai: médio, verde, pubescente médio, côncavo
- coroa: grosso, redondo
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1,5
- Forma de fruta: oval
A variedade Slasten surgiu recentemente, mas já conquistou o reconhecimento dos jardineiros. É considerada despretensiosa e uma das mais doces entre todos os tipos domésticos de madressilva. As bagas de sobremesa são utilizadas para conservas, compotas, conservas, secas, congeladas. O arbusto pode ser plantado como meio-fio para o paisagismo do local.
Outro nome é Sweet Tooth.
História de criação
A variedade foi obtida com base no Kamchatka Scientific Research Institute of Agriculture pelos criadores T. A. Solovieva, E. N. Petrusha, N. N. Stepanova, N. N. Vinokurova. Incluído no Registro Estadual em 2013.
Descrição da variedade
O arbusto é fraco, até 1 m de altura, a copa é muito compacta, redonda e densa. Os ramos são espessos, fortes, direitos, com casca castanho-avermelhada. As folhas são de tamanho médio, ovais, pontiagudas, côncavas, pubescentes, especialmente do fundo, verde-claro. Flores rosa pálido aparecem em maio-junho. Eles podem suportar geadas de curto prazo de até -8 graus.
O arbusto dá frutos há cerca de 30 anos, com os devidos cuidados - até 40 ou mais. A planta é propagada por estacas, dividindo o arbusto ou mergulhando.
Características da fruta
Os bagos são grandes, pesando até 1,5 g, de formato oval, com tubérculos na superfície, de cor azul-violeta. A pele é espessa, recoberta por uma espessa camada de cera, a polpa é densa e de forte aroma. Não danificado durante o transporte, armazenado em local fresco por no máximo 3 dias.
Qualidades de sabor
O sabor é doce e azedo, delicado e refrescante. Conteúdo de açúcar - 13%, ácido - 1, 8%, ácido ascórbico - 44 mg por 100 g. Pontuação de degustação 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A madressilva dá a primeira colheita no 2º ano após o plantio, depois dá frutos todos os anos. A casta é considerada meio de maturação em termos de maturação, os bagos podem ser retirados em Junho, nas diferentes regiões as datas de maturação não coincidem. No sul, os frutos amadurecem mais rápido. Os frutos começam a decolar depois de amolecerem.
Produção
Em média, cerca de 4 kg são removidos de um arbusto adulto.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para cultivo em toda a Rússia. Seu tamanho compacto permite que seja plantado até mesmo nas regiões do norte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Variedade autofértil, para uma boa colheita plantam-se variedades próximas: Ânfora, Ninfa. Tolet. O guloso pode ser um excelente polinizador para outras espécies.
Crescendo e cuidando
As plantas jovens são plantadas em setembro. Se o sistema radicular estiver fechado, você pode plantar em abril-maio. Cave um buraco para uma muda 3 dias antes do evento, faça-o com 40 cm de profundidade. Uma mistura nutritiva de húmus é despejada na cova - 10 kg, fertilizantes minerais (superfosfato duplo - 100 g, sulfato de potássio - 30 g) e cinzas - 300 g. Entre as mudas fazer um intervalo de 1,5 m, entre filas de 3 m. Recomenda-se adicionar areia ao solo argiloso.
A madressilva é um arbusto que adora umidade e produz uma boa colheita somente com rega regular.A planta é regada à medida que o solo seca ao longo da estação: do final de abril ao início de outubro. Na seca, para fazer uma boa colheita, eles são regados dia sim, dia não. Em dias quentes antes do nascer do sol e após o pôr do sol, recomenda-se a aspersão: cerca de 5 a 7 minutos, para evitar que as folhas da madressilva sequem. É imperativo remover as ervas daninhas e cobrir o círculo do tronco com feno ou grama.
Nos primeiros anos após o plantio, os arbustos são regados na primavera e no verão com uma infusão de grama podre. Eles começam a se alimentar com outros fertilizantes apenas no 3º ano após o plantio no local. Durante o derretimento da neve, fertilize com uma solução de ureia - 1 colher de sopa. eu. 10 litros de água, no final de abril, regada com húmus, diluída em 10 litros de água. Todo verão, todo mês, o solo ao redor da árvore é derramado com uma solução de cinzas - 1 copo por 10 litros de água, para prevenção de doenças e ataques de pragas, a copa também pode ser tratada. Em setembro, você pode adicionar superfosfato e sal de potássio, 15 g por arbusto. As raízes do arbusto estão localizadas muito próximas à superfície, então os fertilizantes são dissolvidos em água ou espalhados pela superfície do solo, mas não enterrados.
Você pode podar a madressilva na primavera ou no outono. Normalmente, são retirados galhos secos e quebrados, brotos que crescem incorretamente ou preenchem a copa. Na primavera, o procedimento é realizado quando a temperatura do ar sobe para +6 graus. A poda rejuvenescedora é feita aos 15-18 anos de idade e repetida após 8-10 anos.
Resistência a doenças e pragas
Sweetheart tem uma boa imunidade a doenças fúngicas. É ligeiramente danificado por pulgões e cochonilhas. As lagartas da bainha falsa ou do besouro da folha podem atacar, são tratadas com o medicamento "Actellik" ou "Rogor". Na estação chuvosa, as doenças fúngicas podem se manifestar mais intensamente: cinzas de madeira, enxofre coloidal, carbonato de sódio e solução de sabão de cobre são usados para o tratamento.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
O arbusto é resistente à geada e pode suportar temperaturas de até -45 graus. É considerada uma variedade resistente à seca e tolerante ao calor, tolerante ao ar seco e à falta de umidade. Com secas severas, o rendimento e o sabor das bagas diminuem.
Requisitos de localização e solo
Para o arbusto, são escolhidas áreas ensolaradas com pouco sombreamento à tarde. A planta prefere substratos neutros ou levemente ácidos, os mais diversos em composição. A melhor opção é o solo argiloso e podzólico encharcado ou chernozem, com a localização do lençol freático a menos de 1,5 m da superfície da terra. A cultura se dá bem com a macieira.
Visão geral da revisão
Os jardineiros falam muito positivamente sobre a variedade Slastena: a muda rapidamente se adapta e começa a dar frutos. A colheita é boa, os frutos silvestres são deliciosos, com eles se faz compota e também são secos e adicionados ao chá na forma seca - obtém-se uma bebida aromática e saudável.