- Autores: instituto de pesquisa de melhoramento de horticultura da Sibéria
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: massivo
- Altura do arbusto, m: 1,6
- coroa: redondo, grosso
- Tamanho da fruta: média
- Peso do fruto, g: 0,87
- Forma de fruta: elíptico alongado com um rolo na parte superior
- Desintegrando-se: Forte
- Cor de fruta: azul azulado
A madressilva era anteriormente uma baga muito exótica que raramente era cultivada nas parcelas. Mas depois de algum tempo, muitos aprenderam que a cultura tem uma série de propriedades úteis e que os frutos são ricos em várias vitaminas, em particular, vitamina C. Ao mesmo tempo, a planta é despretensiosa no cuidado, os indicadores de tolerância a os extremos de temperatura são bastante bons e a imunidade persistente a uma série de doenças adiciona vantagens às características. Honeysuckle Blue Bird é uma das variedades mais famosas que agradam os residentes de verão há mais de 30 anos.
História de criação
Pássaro azul madressilva, nativo da Sibéria. Ela foi levada para o Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria em homenagem a I. M. A. Lisavenko. Não se sabe exatamente quem era o par parental da cultura, mas os criadores acreditam que a polinização foi devido a mudas silvestres, possivelmente madressilva Kamchatka.
O segundo nome da cultura sob a qual às vezes é encontrada no mercado é madressilva 2-24. O local recomendado para cultivo com maior produtividade é a região Noroeste. Mas a madressilva Bluebird é muito popular, então a planta pode ser cultivada mesmo nas condições climáticas mais desfavoráveis.
Descrição da variedade
A madressilva se distingue pelo seu crescimento vigoroso. Comparado com outras mudas de madressilva, o Bluebird difere em seu tamanho. O arbusto cresce de 1,2 a 1,6 m. Em um ambiente favorável e climas quentes, o comprimento dos brotos se estende até 2 m. O diâmetro da copa varia de 1,5 a 1,7 m. É redondo, esférico, às vezes pode ser no forma de uma elipse. A coroa da cultura é densa e se espalha.
Os rebentos são finos, frágeis e sem pubescência evidente. Galhos podem quebrar sob forte esforço físico. Os rebentos esqueléticos são castanho-avermelhados, a casca deles é fortemente esfoliada e pode cair em placas inteiras. Este fenômeno é muito natural e não se deve pensar que a planta seja suscetível a algum tipo de doença. Os rebentos anuais são de cor castanho-avermelhada, são ondulados e ligeiramente curvos no topo.
As folhas têm um tamanho padrão, assemelhando-se a uma forma oval alongada, o início da folha é esférico e a ponta é pontiaguda e estreita.
A variedade Blue Bird tolera perfeitamente geadas severas. Nos Urais e na Sibéria, quando a temperatura cai para -40 °, muitos moradores de verão nem mesmo abrigam a cultura. Não só o arbusto se distingue pela resistência à geada, mas também os botões e botões.
A despretensão no solo e o amadurecimento precoce dos frutos também são considerados uma grande vantagem. Muitas pessoas argumentam que as frutas são bem armazenadas. Mesmo se desmoronarem no solo (após o amadurecimento completo), os frutos (sem interferência óbvia de insetos) podem permanecer no solo por algum tempo antes da colheita principal.
Entre as deficiências, está o baixo rendimento, assim como o fato de a cultura não tolerar clima muito quente e seco. Outra desvantagem é a autofertilidade, por isso é recomendado plantar de 3 a 5 outras variedades polinizadoras próximas a ela.
Características da fruta
Os bagos são pequenos, o comprimento é de 2 a 4 cm, a forma do fruto é alongada-elíptica, com um rolo na parte superior. Alguns jardineiros descrevem a forma das bagas como um barril angular. Peso do fruto 0,75-0,87 g Existem também espécimes muito pesados de 1-1,5 g, mas raramente.
A pele é azul-azulada. Há uma floração perceptível na superfície, que desaparece com uma leve pressão. A casca é fina, lisa e brilhante. A polpa é macia, homogênea e suculenta.
As bagas têm um propósito universal, por isso são consumidas frescas, enlatadas ou congeladas. Durante o tratamento térmico, algumas vitaminas perdem suas qualidades úteis, então os frutos podem ser esmagados com açúcar e armazenados em um local escuro e frio (o melhor de tudo na geladeira).
Qualidades de sabor
A madressilva tem um sabor agridoce muito agradável. A fruta lembra vagamente o sabor dos mirtilos. A pontuação da degustação é de 4,5 em 5. A polpa contém uma grande porcentagem de açúcar - 6,5%, portanto, praticamente não há gosto amargo na boca. O aroma não é forte, mas muito ácido. As bagas contêm um alto teor de vitamina C - até 15 mg por 100 g.
Amadurecimento e frutificação
A primeira frutificação ocorre cerca de 4 anos após o plantio. Em termos de maturação, a madressilva é geralmente chamada de variedades de maturação precoce. A frutificação cai na primeira quinzena de junho e vai até o final de junho.
Produção
Uma média de 1,6 kg de fruta pode ser removida de um arbusto. Com tecnologia agrícola adequada, o rendimento aumenta para 2,5 kg. Mas esses resultados só podem ser obtidos em plantas com pelo menos 8 anos. A floração máxima de rendimento cai em 12-15 anos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil, por isso precisa de polinização adicional. As seguintes variedades são os melhores polinizadores:
Fuso azul;
Kamchadalka;
Começar;
Cinderela;
Moraine;
Titmouse.
Essas variedades são descendentes da madressilva selvagem e amadurecem ao mesmo tempo. Em um local, os jardineiros recomendam o plantio de pelo menos 3-5 variedades de madressilva. Para um rendimento maior, vale plantar de 8 a 12 arbustos. Quanto mais polinizadores houver, maiores serão as bagas e mais doces elas serão.
A polinização é realizada por insetos. Para potencializar o efeito, os botões podem ser borrifados com mel ou xarope de açúcar diluído em água.
Crescendo e cuidando
A peculiaridade da madressilva é que ela tem uma estação de crescimento rápido. Não é apropriado plantar uma safra na primavera, porque a terra não tem tempo de aquecer e os botões da muda já estão começando a se amarrar. Portanto, o plantio é recomendado no outono. Nesse período, antes das primeiras geadas, a planta terá tempo para se aclimatar e se enraizar em um novo lugar.
Não existem requisitos especiais para o solo. A madressilva dá um alto rendimento em solos arenosos e argilosos. Solo solto é considerado a melhor opção. A água subterrânea deve fluir a um nível de 2 m do solo. A planta adora umidade, mas pelo excesso pode adoecer.
Como a madressilva requer polinizadores, o local deve ser grande e espaçoso para que várias plantas possam viver confortavelmente nele. O sistema radicular da bucha é bem desenvolvido, mas muito superficial, portanto a profundidade do furo não deve ser superior a 50 cm, e o diâmetro deve ser de 30 cm.
O poço é preparado em 2 semanas. O tijolo quebrado é colocado no fundo como drenagem e coberto com um pequeno monte de terra solta, que permite que a água passe bem. Em seguida, o solo escavado é misturado com fertilizantes. A muda é baixada para um buraco, polvilhando-a gradualmente com terra. Após o plantio, as mudas são derramadas em abundância com água.
A frequência de irrigação é calculada com base nas condições meteorológicas. Para um arbusto, 12-16 litros são suficientes a cada 4 dias. Para regar, é melhor escolher a hora da manhã ou da noite. Para reter a umidade, o solo pode ser coberto com cobertura morta.
Se, ao plantar uma muda, os fertilizantes necessários foram introduzidos na cova, então você pode alimentar a madressilva somente após 2 anos. O primeiro complexo de fertilizantes é aplicado por 3 anos na primavera. O arbusto precisa de nitrogênio para ter cor e nitrato de amônio para crescer. Uma planta adulta precisa de 3 litros de fertilizante.A cada 4 anos, a terra é desenterrada no círculo próximo ao tronco e húmus, esterco ou composto são introduzidos.