Bluebird madressilva

Bluebird madressilva
As principais características da variedade:
  • Autores: instituto de pesquisa de melhoramento de horticultura da Sibéria
  • Tipo de crescimento: vigoroso
  • Descrição do arbusto: massivo
  • Altura do arbusto, m: 1,6
  • coroa: redondo, grosso
  • Tamanho da fruta: média
  • Peso do fruto, g: 0,87
  • Forma de fruta: elíptico alongado com um rolo na parte superior
  • Desintegrando-se: Forte
  • Cor de fruta: azul azulado
Veja todas as especificações

A madressilva era anteriormente uma baga muito exótica que raramente era cultivada nas parcelas. Mas depois de algum tempo, muitos aprenderam que a cultura tem uma série de propriedades úteis e que os frutos são ricos em várias vitaminas, em particular, vitamina C. Ao mesmo tempo, a planta é despretensiosa no cuidado, os indicadores de tolerância a os extremos de temperatura são bastante bons e a imunidade persistente a uma série de doenças adiciona vantagens às características. Honeysuckle Blue Bird é uma das variedades mais famosas que agradam os residentes de verão há mais de 30 anos.

História de criação

Pássaro azul madressilva, nativo da Sibéria. Ela foi levada para o Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria em homenagem a I. M. A. Lisavenko. Não se sabe exatamente quem era o par parental da cultura, mas os criadores acreditam que a polinização foi devido a mudas silvestres, possivelmente madressilva Kamchatka.

O segundo nome da cultura sob a qual às vezes é encontrada no mercado é madressilva 2-24. O local recomendado para cultivo com maior produtividade é a região Noroeste. Mas a madressilva Bluebird é muito popular, então a planta pode ser cultivada mesmo nas condições climáticas mais desfavoráveis.

Descrição da variedade

A madressilva se distingue pelo seu crescimento vigoroso. Comparado com outras mudas de madressilva, o Bluebird difere em seu tamanho. O arbusto cresce de 1,2 a 1,6 m. Em um ambiente favorável e climas quentes, o comprimento dos brotos se estende até 2 m. O diâmetro da copa varia de 1,5 a 1,7 m. É redondo, esférico, às vezes pode ser no forma de uma elipse. A coroa da cultura é densa e se espalha.

Os rebentos são finos, frágeis e sem pubescência evidente. Galhos podem quebrar sob forte esforço físico. Os rebentos esqueléticos são castanho-avermelhados, a casca deles é fortemente esfoliada e pode cair em placas inteiras. Este fenômeno é muito natural e não se deve pensar que a planta seja suscetível a algum tipo de doença. Os rebentos anuais são de cor castanho-avermelhada, são ondulados e ligeiramente curvos no topo.

As folhas têm um tamanho padrão, assemelhando-se a uma forma oval alongada, o início da folha é esférico e a ponta é pontiaguda e estreita.

A variedade Blue Bird tolera perfeitamente geadas severas. Nos Urais e na Sibéria, quando a temperatura cai para -40 °, muitos moradores de verão nem mesmo abrigam a cultura. Não só o arbusto se distingue pela resistência à geada, mas também os botões e botões.

A despretensão no solo e o amadurecimento precoce dos frutos também são considerados uma grande vantagem. Muitas pessoas argumentam que as frutas são bem armazenadas. Mesmo se desmoronarem no solo (após o amadurecimento completo), os frutos (sem interferência óbvia de insetos) podem permanecer no solo por algum tempo antes da colheita principal.

Entre as deficiências, está o baixo rendimento, assim como o fato de a cultura não tolerar clima muito quente e seco. Outra desvantagem é a autofertilidade, por isso é recomendado plantar de 3 a 5 outras variedades polinizadoras próximas a ela.

Características da fruta

Os bagos são pequenos, o comprimento é de 2 a 4 cm, a forma do fruto é alongada-elíptica, com um rolo na parte superior. Alguns jardineiros descrevem a forma das bagas como um barril angular. Peso do fruto 0,75-0,87 g Existem também espécimes muito pesados ​​de 1-1,5 g, mas raramente.

A pele é azul-azulada. Há uma floração perceptível na superfície, que desaparece com uma leve pressão. A casca é fina, lisa e brilhante. A polpa é macia, homogênea e suculenta.

As bagas têm um propósito universal, por isso são consumidas frescas, enlatadas ou congeladas. Durante o tratamento térmico, algumas vitaminas perdem suas qualidades úteis, então os frutos podem ser esmagados com açúcar e armazenados em um local escuro e frio (o melhor de tudo na geladeira).

Qualidades de sabor

A madressilva tem um sabor agridoce muito agradável. A fruta lembra vagamente o sabor dos mirtilos. A pontuação da degustação é de 4,5 em 5. A polpa contém uma grande porcentagem de açúcar - 6,5%, portanto, praticamente não há gosto amargo na boca. O aroma não é forte, mas muito ácido. As bagas contêm um alto teor de vitamina C - até 15 mg por 100 g.

Amadurecimento e frutificação

A primeira frutificação ocorre cerca de 4 anos após o plantio. Em termos de maturação, a madressilva é geralmente chamada de variedades de maturação precoce. A frutificação cai na primeira quinzena de junho e vai até o final de junho.

Produção

Uma média de 1,6 kg de fruta pode ser removida de um arbusto. Com tecnologia agrícola adequada, o rendimento aumenta para 2,5 kg. Mas esses resultados só podem ser obtidos em plantas com pelo menos 8 anos. A floração máxima de rendimento cai em 12-15 anos.

A madressilva agrada os donos do sítio não só com uma bela cor, mas também com frutas de sabor inusitado. Ao planejar o plantio em seu local, é importante aprender tudo sobre a frutificação do arbusto.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

A cultura é autofértil, por isso precisa de polinização adicional. As seguintes variedades são os melhores polinizadores:

  • Fuso azul;

  • Kamchadalka;

  • Começar;

  • Cinderela;

  • Moraine;

  • Titmouse.

Essas variedades são descendentes da madressilva selvagem e amadurecem ao mesmo tempo. Em um local, os jardineiros recomendam o plantio de pelo menos 3-5 variedades de madressilva. Para um rendimento maior, vale plantar de 8 a 12 arbustos. Quanto mais polinizadores houver, maiores serão as bagas e mais doces elas serão.

A polinização é realizada por insetos. Para potencializar o efeito, os botões podem ser borrifados com mel ou xarope de açúcar diluído em água.

Crescendo e cuidando

A peculiaridade da madressilva é que ela tem uma estação de crescimento rápido. Não é apropriado plantar uma safra na primavera, porque a terra não tem tempo de aquecer e os botões da muda já estão começando a se amarrar. Portanto, o plantio é recomendado no outono. Nesse período, antes das primeiras geadas, a planta terá tempo para se aclimatar e se enraizar em um novo lugar.

Não existem requisitos especiais para o solo. A madressilva dá um alto rendimento em solos arenosos e argilosos. Solo solto é considerado a melhor opção. A água subterrânea deve fluir a um nível de 2 m do solo. A planta adora umidade, mas pelo excesso pode adoecer.

Como a madressilva requer polinizadores, o local deve ser grande e espaçoso para que várias plantas possam viver confortavelmente nele. O sistema radicular da bucha é bem desenvolvido, mas muito superficial, portanto a profundidade do furo não deve ser superior a 50 cm, e o diâmetro deve ser de 30 cm.

O poço é preparado em 2 semanas. O tijolo quebrado é colocado no fundo como drenagem e coberto com um pequeno monte de terra solta, que permite que a água passe bem. Em seguida, o solo escavado é misturado com fertilizantes. A muda é baixada para um buraco, polvilhando-a gradualmente com terra. Após o plantio, as mudas são derramadas em abundância com água.

A frequência de irrigação é calculada com base nas condições meteorológicas. Para um arbusto, 12-16 litros são suficientes a cada 4 dias. Para regar, é melhor escolher a hora da manhã ou da noite. Para reter a umidade, o solo pode ser coberto com cobertura morta.

Se, ao plantar uma muda, os fertilizantes necessários foram introduzidos na cova, então você pode alimentar a madressilva somente após 2 anos. O primeiro complexo de fertilizantes é aplicado por 3 anos na primavera. O arbusto precisa de nitrogênio para ter cor e nitrato de amônio para crescer. Uma planta adulta precisa de 3 litros de fertilizante.A cada 4 anos, a terra é desenterrada no círculo próximo ao tronco e húmus, esterco ou composto são introduzidos.

Você pode plantar madressilva em terreno aberto na primavera, verão e outono. O melhor de tudo é que a madressilva cresce em um local pantanoso baixo e iluminado, enquanto o local deve ser protegido do vento de forma confiável. É desejável que o solo seja argiloso ou arenoso. Se o solo for pobre, primeiro precisará ser fertilizado.
Para que a madressilva floresça e dê frutos bem, ela precisa ser bem cuidada. Um dos principais procedimentos que afetam o aspecto e a produtividade dessa planta é a poda dos brotos. Sem os devidos cuidados, os arbustos com tendência a engrossar rapidamente transformam-se em matagais selvagens com plantas doentes e raquíticas, o número de rebentos jovens diminui, a quantidade e a qualidade das bagas diminuem.
O controle oportuno de doenças e pragas da madressilva permite que você cultive uma safra saudável, usada tanto para fins decorativos quanto para colher frutos perfumados. No cultivo da madressilva, é necessário conhecer as principais doenças da cultura, as pragas mais comuns, bem como as medidas eficazes para combatê-las.
Para aumentar a quantidade de madressilva na sua região, não é necessário comprar material de plantio, é bem possível multiplicar as variedades que você gosta. Existem várias maneiras de criar madressilva: estacas, estratificação, brotos de raiz, dividindo o arbusto e semeando sementes.
Características principais
Autores
instituto de pesquisa de melhoramento de horticultura da Sibéria
Produção
Alto
Rendimento médio
1,6 kg / bush
Compromisso
universal
arbusto
Tipo de crescimento
vigoroso
Descrição do arbusto
maciço
coroa
redondo, grosso
Altura do arbusto, m
1,6
Galhos
esquelético - marrom-avermelhado, com forte descamação da casca. As plantas anuais são marrom-avermelhadas, onduladas, curvadas no ápice, fortemente pubescentes
Fruta
Tamanho da fruta
média
Peso do fruto, g
0,87
Forma de fruta
elíptico alongado com um rolo na parte superior
Cor de fruta
azul azulado
Pele
fino, com um revestimento ceroso forte, liso
Polpa (consistência)
macio
Gosto
muito bom agridoce
Aroma
fraco
Desintegrando-se
Forte
Avaliação de degustação
4,5 pontos
Crescente
Autofertilidade
auto-infértil
Variedades de polinizadores
Blue Spindle, Titmouse, Harvest, Tender, Start
Resistência de inverno
estável o suficiente
O solo
ligeiramente alcalino ou neutro, argiloso e arenoso
Rega
precisa de rega regular, especialmente no início do verão antes da frutificação, cresce mal com alagamento excessivo
Poda
A poda formativa da madressilva é opcional. Os ramos mais antigos são cortados a partir dos 10 anos
Localização
sol, é recomendado evitar lugares e áreas escuras
Resistência a doenças e pragas
estável
Maturação
Maturidade precoce
começa a dar frutos no 4º ano de vida da muda
Termos de amadurecimento
cedo
Período de frutificação
na primeira quinzena de junho
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de madressilva
Madressilva Aurora aurora Ânfora madressilva Ânfora Honeysuckle Bakchar gigante Bakchar gigante Madressilva berel Berel Honeysuckle Boreal Blizzard Nevasca boreal Madressilva volkhov Volkhova Delícia de madressilva Prazer Madressilva gerd Gerda Honeysuckle Blue Spindle Fuso azul Madressilva Pride Bakchar O orgulho de Bakchar Madressilva de frutos longos Longfrutado Filha do gigante madressilva Filha de um gigante Madressilva cinderela Cinderela Honeysuckle Indigo Jam Indigo Jam Madressilva Kamchadalka Kamchadalka Madressilva azul Azure Madressilva gourmet Gourmet Honeysuckle Leningrado gigante Gigante de Leningrado Madressilva malvin Malvina Madressilva morena Moraine Ninfa madressilva Ninfa Honeysuckle Pavlovskaya Pavlovskaya Madressilva de Roxanne Roxanne Madressilva Sibiryachka Siberiano Madressilva silgink Silginka Bluebird madressilva Pássaro azul Madressilva querida Amada Madressilva strezhevchanka Strezhevchanka Madressilva violeta Tolet Madressilva de yugan Yugan
Todas as variedades de madressilva - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário