- Autores: Savinkova N. V., Gagarkin A. V. (FSUE "Bakcharskoe", aldeia Bakchar, região de Tomsk)
- Sinônimos de nomes: 4-4-80
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Descrição do arbusto: densidade média, oval
- Altura do arbusto, m: até 1,3
- Sai: oval alongado
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1,8-2,4
- Forma de fruta: lágrima alongada
A madressilva é uma planta cultivada despretensiosa e perfeitamente adaptada às duras condições climáticas. É muito difundido entre criadores devido aos seus frutos doces e de fácil manutenção.
Descrição da variedade
O Blue Cliff é talvez a variedade de madressilva mais popular, muito utilizada na imensidão da Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente, devido à sua resistência ao frio e às mudanças constantes do tempo. Na aparência, são arbustos de crescimento baixo, de densidade média, cuja altura não ultrapassa 1,3 metros. Difere em folhas ovais e frutos oblongos azuis.
Características da fruta
Os frutos do Blue Cliff têm a seguinte aparência: azul ou roxo escuro de pequeno tamanho - 1,8-2,4 g, com forte floração cerosa. Existem poucas “sementes” dentro da fruta, elas contêm uma grande quantidade de vitamina C - 42,3 miligramas por baga, como comparação, há apenas cerca de 40 miligramas no limão.
Qualidades de sabor
A maioria das pessoas e o júri acham a fruta do Blue Cliff muito saborosa. Os frutos são ligeiramente picantes, doces e azedos, e o aroma é moderadamente pronunciado.
A madressilva desta variedade é universal em sua aplicação. As frutas podem ser consumidas frescas, mas também podem ser usadas com segurança nos preparativos para o inverno. Os frutos silvestres formam uma compota muito saborosa e não menos saborosa, com um final de boca delicado e uma cor rica. O Blue Cliff também se presta bem ao congelamento, pois é bem armazenado tanto com açúcar como na forma "pura".
Amadurecimento e frutificação
Os frutos do Blue Cliff começam a amadurecer no início de junho, amadurecendo finalmente em meados do mês. Algumas mudanças naturais de tempo são possíveis devido ao clima frio e chuvoso. Bagas maduras pendem em cachos nos galhos e a madressilva é capaz de dar frutos por cerca de 15 anos consecutivos.
Produção
Com os devidos cuidados, rega e fertilização oportuna de apenas um arbusto do Blue Cliff, é possível coletar cerca de 2,9-4,5 kg de frutos maduros. Os frutos maduros têm aproximadamente o mesmo peso e tamanho. A safra é colhida ao longo de junho e até o final de julho. Na altura da colheita, os bagos separam-se fácil e secamente do corte, sem emitir sumo e sem sujar as mãos.
Crescendo e cuidando
Por sua estrutura, as raízes da madressilva estão próximas à superfície da terra, por isso é necessário escavar com muito cuidado para não danificar o sistema radicular da planta de forma alguma. Com o mesmo cuidado e escrupulosidade, é necessário remover as ervas daninhas que cresceram ao redor.
Uma variedade como a Blue Cliff pode ser plantada ao lado de arbustos de bérberis ou groselha preta. Se crescerem macieiras, cerejeiras ou ameixeiras nas proximidades, isso também terá um efeito benéfico para a madressilva.
Você pode alimentá-lo com fertilizantes nitrogenados na primavera e no outono - com fertilizantes de fósforo ou potássio.A poda é recomendada da seguinte forma:
- no primeiro ano de plantio, corte a muda, deixando vários brotos especialmente fortes;
- remova regularmente ramos secos ou doentes, dando espaço para os jovens e saudáveis;
- uma vez a cada 7 anos, pode-se realizar extensas podas de limpeza e rejuvenescimento, deixando apenas os brotos jovens.
É melhor tratar a planta com produtos químicos no outono para que as substâncias tóxicas não se acumulem no solo e depois não entrem na planta. Os inseticidas são usados para controlar pragas e os fungicidas para tratar doenças.
Resistência a doenças e pragas
Por muito tempo se acreditou que os parasitas não viviam de madressilvas de nenhuma variedade, porém, na prática, os proprietários inesperadamente descobriram por si mesmos que é necessário proteger constantemente a planta de pragas e doenças.
Se não for devidamente mantido, o Blue Cliff é mais frequentemente exposto a doenças como:
- ramularíase - manchas esbranquiçadas com borda marrom de natureza fúngica;
- cercosporose - úlceras marrom-borgonha nas folhas, a atividade de fungos;
- tuberculariose - úlceras laranja-claras, amareladas ou leitosas na casca de um arbusto;
- oídio - uma camada esbranquiçada nas folhas;
- o vírus do mosaico da erupção - a formação de uma placa pálida contrastante nas folhas.
Pragas de insetos frequentes na planta:
- pulgões - pequenos insetos verdes;
- mariposa groselha - uma lagarta heterogênea branca com manchas amarelo-pretas;
- vários insetos escamados - insetos de formato redondo de cor acastanhada;
- madressilva - borboleta esbranquiçada, cinza ou rosada com asas fofas;
- curuquerê rosa - verde, veludo ao toque, lagarta.
Requisitos de localização e solo
A variedade Blue Cliff não é absolutamente exigente quanto ao solo em que é cultivada; no entanto, o arbusto criará raízes melhor de todos e dará uma colheita abundante se plantado em solo solto, quebradiço e ligeiramente ácido. É melhor plantar em áreas ligeiramente sombreadas, pois não será bom para a madressilva receber uma quantidade excessiva de luz solar direta. Além disso, ao plantar, você deve evitar de todas as maneiras possíveis áreas pantanosas e excessivamente úmidas, bem como colinas áridas.