- Autores: Skvortsov Alexey Konstantinovich, Kuklina Alla Georgievna (Jardim Botânico Principal da Academia Russa de Ciências em homenagem a N.V. Tsitsin)
- Ano de aprovação: 1998
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Altura do arbusto, m: 2
- Escapes: comprimento médio, pubescente, curvo, marrom claro
- Sai: médio, verde, fortemente pubescente, fosco
- coroa: arredondado
- Flores: ligeiramente amarelo
- Tamanho da fruta: ampla
A madressilva comestível tornou-se incrivelmente popular nos últimos anos. Isso se deve ao fato de o fruto ser muito útil, amplamente utilizado na culinária, além de possuir técnicas agrícolas simples. Variedades populares incluem a madressilva de titmouse da seleção russa.
História de criação
Titmouse é uma cultura de frutos silvestres que ganhou vida dentro das paredes do Jardim Botânico Principal da capital em 1985. Os autores da variedade são os criadores A.K.Skvortsov e A.G. Kuklina. Ao criar a variedade, várias variedades de madressilva da região de Magadan e Kamchatka foram usadas. Titmouse está listado no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução desde 1998. A madressilva de maturação precoce pode crescer e dar frutos em quase todas as regiões.
Descrição da variedade
Esta variedade é um arbusto vigoroso com copa arredondada e ramos de distribuição média. Nos primeiros anos, o arbusto cresce lentamente, mas aos sete anos chega a atingir 2 metros de altura. A madressilva é caracterizada por folhagem moderada, folhas verdes com bordo pronunciado e rebentos curvos de cor castanha clara. Uma característica da espécie é considerada a descamação maciça (descamação) da casca de arbustos de três anos de idade.
O período de floração do arbusto inicia-se no final de abril, nos primeiros dias de maio. Nesta época, o arbusto está abundantemente coberto de flores de tamanho médio amarelo claro ou creme branco, coletadas em pequenas inflorescências. O perfume persistente das flores atrai abelhas, moscas e zangões.
Características da fruta
Titmouse é uma variedade de frutos grandes. Frutas pesando 0,8-1,3 gramas amadurecem em arbustos maduros. Os bagos têm forma oval-alongada, por vezes elíptica com tuberosidade pronunciada na superfície. No estágio de maturação técnica, os bagos apresentam-se com coloração cinza-amarelada, e a madressilva totalmente madura torna-se quase preta com floração azulada característica. A casca dos bagos é fina e elástica.
As bagas têm um propósito universal - são muito saborosas, por isso são consumidas frescas. Além disso, deliciosas geleias, sucos de frutas e conservas são obtidas a partir dos frutos silvestres. Por se tratar de uma variedade de maturação precoce, os bagos são muito tenros e sensíveis ao transporte. É importante notar também que a madressilva não é armazenada por muito tempo.
Qualidades de sabor
Esta espécie é famosa pelo seu excelente sabor. A polpa da fruta é macia, carnuda, muito suculenta. O sabor é dominado por uma leve doçura, perfeitamente combinada com uma acidez refrescante. O aroma da fruta é agradável, mas não muito brilhante. A polpa da baga contém mais de 7% de açúcares e 2,2% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Titmouse é um brilhante representante das variedades de maturação precoce. O arbusto começa a frutificar no 3º ano após o plantio. Os frutos amadurecem de forma irregular, envelhecem rapidamente, tornam-se macios, pelo que se recomenda retirá-los imediatamente. Você pode saborear a primeira colheita perto de meados de junho. O amadurecimento em massa ocorre após 15-17 de junho.
Produção
Titmouse traz boas colheitas. Com o cuidado correto com a madressilva, podem ser retirados de um arbusto em média 4,3 kg de frutas úteis. O rendimento máximo é de 7 kg de fruta.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autopolinização da variedade é baixa. Uma boa colheita só é possível quando variedades de doadores são plantadas nas proximidades. Os seguintes tipos de madressilva são polinizadores eficazes: Fortuna, Kamchadalka e Malvina.
Crescendo e cuidando
Plantar madressilva é melhor feito no início do outono (setembro). Você precisa comprar mudas de dois / três anos com rizoma ramificado. É melhor colocar as mudas a uma distância de 2 metros para que não haja sombra.
A planta não necessita de tecnologia agrícola intensiva, mas é necessário regar, fertilizar, formar copas e podar os ramos secos. Além disso, a capina e o afrouxamento do solo são importantes, assim como a prevenção de doenças.
Resistência a doenças e pragas
Apesar da boa imunidade, Titmouse pode ser exposto ao oídio e alguns fitovírus. Entre as pragas que atacam os arbustos de madressilva, os mais incômodos são: pulgões, ácaros das asas de dedo e da madressilva.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
O chapim tem alta resistência à geada. O arbusto pode resistir facilmente a geadas de até -30 graus, e as flores toleram geadas recorrentes da primavera. No inverno, os brotos do arbusto são amarrados com firmeza e embrulhados em estopa.
Requisitos de localização e solo
A cultura da baga é termofílica, adora luz, sol, ar. O arbusto cresce confortavelmente em solos soltos, férteis, respiráveis, permeáveis à umidade e com acidez neutra. O mais favorável será o solo argiloso com lençóis freáticos profundos.