- Autores: I.K. Gidzyuk, N.V. Savinkova, A.P. Pavlovskaya (FSUE "Bakcharskoe")
- Apareceu ao cruzar: 1-39-23 (madressilva de Turchaninov) x Roxana
- Ano de aprovação: 2011
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: extenso, esparso
- Altura do arbusto, m: 1,8
- Escapes: espessura média, reta, verde, sem pubescência
- Sai: oval alongado, fosco, coriáceo, liso
- coroa: arredondado
- Tamanho da fruta: ampla
A madressilva silginka é uma cultura autofértil de alto rendimento que, apesar de despretensiosa, forma frutos suculentos, carnosos e aromáticos. A cultura é capaz de produzir uma colheita decente, mesmo nas regiões de agricultura de risco, pois é resistente à geada e pouco exigente para regar. Os frutos colhidos são utilizados com sucesso não só para consumo in natura, mas também para a preparação de sobremesas saborosas e saudáveis, conservação e congelação.
Descrição da variedade
A madressilva de Silgink é o resultado de um trabalho árduo de criadores-praticantes de FSUE Bakcharskoye. Uma contribuição especial para o melhoramento da cultura foi feita pelos criadores Gidzyuk I.K., Savinkova N.V. e Pavlovskaya A.P. Os trabalhos de seleção foram iniciados por especialistas em 2004. A cultura surgiu como resultado da combinação das espécies de madressilva de Tulchaninov e Roxana. Em 2011, a cultura foi oficialmente registrada e saiu à venda no varejo.
Esta variedade pertence a culturas de alto rendimento. A safra colhida tem um propósito universal.
A planta pertence a espécies altas, cuja altura do caule central pode chegar a 180 cm. O diâmetro da copa esférico-oval ramificada frequentemente ultrapassa os 120 cm. Os ramos da planta são retos e elásticos, de densidade média. Os rebentos jovens apresentam caules retos de espessura média, bem como uma cor verde na camada coriácea superior. As placas ovais alongadas têm uma estrutura fosca e uma superfície lisa. Uma característica distintiva é a estratificação da casca em espécimes adultos. A vida útil de uma planta pode exceder 30 anos.
Vantagens:
- a formação de frutos grandes;
- período inicial de frutificação;
- alto nível de transportabilidade;
- indicadores de alto sabor;
- amadurecimento em massa de frutas;
- pouco exigente para regar;
- frutificação abundante ao longo de todo o ciclo de vida;
- cuidado pouco exigente;
- resistência a doenças e pragas.
Desvantagens:
- separação de frutas maduras da planta-mãe;
- abundante formação de frutos somente quando polinizadores estão presentes.
Características da fruta
A variedade de alto rendimento produz frutos grandes e alongados com nariz pontudo. O peso dos bagos varia de 1,4 a 2,2 gramas. O comprimento de uma baga madura freqüentemente atinge 4 cm, e sua espessura no centro é de 10 mm. A cor da fruta no estágio de maturação técnica é de um azul profundo com um brilho brilhante. A pele é fina e delicada.
Atenção especial deve ser dada à composição química da fruta, que consiste nos seguintes elementos:
- açúcar - 9,8%;
- ácidos tituláveis - 1,32%;
- vitamina C - 42,3 mg por 100 gramas.
A safra colhida tem um alto nível de transportabilidade e um longo período de conservação.
Qualidades de sabor
Apesar de despretensiosa, a madressilva silginka agrada seus proprietários com frutas suculentas de estrutura tenra e carnuda. Esta variedade ocupa uma posição de destaque em gosto entre outros membros da família das madressilvas. Os frutos silvestres e doces têm um aroma delicado.
Amadurecimento e frutificação
Uma característica distintiva da casta é o amadurecimento amigável dos frutos, que podem ser colhidos tanto manual como mecanicamente. Devido ao grande amadurecimento dos bagos, eles podem ser colhidos uma vez por temporada, o que reduz significativamente os custos de mão de obra e aumenta a lucratividade das lavouras.As plantas maduras produzem frutos anualmente.
Produção
Em condições climáticas favoráveis e na presença de polinizadores, uma cultura de alto rendimento é capaz de formar até 3,2 kg de frutos em um arbusto, e até 10,6 toneladas de uma safra de alta qualidade podem ser colhidas em um lote de 1 hectare . A colheita deve ser feita com prontidão e rapidez, pois os frutos maduros tendem a se desprender, o que reduz significativamente sua apresentação.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A madressilva de Silginka se refere a safras autoférteis. Para obter uma colheita de alta qualidade ao lado do arbusto, é imprescindível plantar variedades polinizadoras que tenham um período de floração comum. Para obter a quantidade máxima de colheita, os criadores praticantes recomendam prestar atenção às seguintes variedades:
- Prazer;
- Filha do Gigante;
- Yugan;
- Bakchar Giant.
Crescendo e cuidando
A madressilva silginka pertence a plantações despretensiosas que requerem um mínimo de atenção, especialmente em regiões com condições climáticas moderadas. O plantio de mudas jovens deve ser realizado no início do verão ou outono. As plantas plantadas não devem ter menos de 3 anos. A cultura deve ser plantada em áreas bem iluminadas, protegidas das fortes correntes de ventos frios. Silginka cresce em todos os tipos de solo, exceto os arenosos. O padrão de pouso é de 1,5 metros x 2 metros.
Apenas as plantas jovens precisam de cuidados cuidadosos. Os espaços verdes para adultos requerem apenas poda sanitária, rega durante a seca prolongada e cobertura. Os arbustos jovens imediatamente após o plantio devem ser regados abundantemente e a zona das raízes deve ser coberta com cobertura morta. As plantas precisam de remoção regular de galhos secos e quebrados. Não deve haver ervas daninhas perto dos arbustos. No segundo ano após o plantio, é necessário alimentar as mudas com um complexo de fertilizantes minerais e orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Por ser despretensiosa, essa variedade apresenta alta imunidade à maioria das doenças e pragas. No entanto, os agrônomos recomendam a realização regular de tratamentos preventivos de áreas verdes e a remoção imediata de folhas caídas e frutos podres perto dos arbustos, que são um terreno fértil para infecções bacterianas.
Ignorar medidas preventivas para plantas de processamento pode levar ao aparecimento das seguintes pragas:
- pulgão;
- rolo de folhas;
- escudo.
As plantas também podem adoecer com oídio.