- Autores: I.K. Gidzyuk, A.T. Tkacheva, N.V. Savinkova (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Apareceu ao cruzar: 1-55-39 x mistura de pólen
- Ano de aprovação: 2000
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: extenso
- Altura do arbusto, m: 1,6
- Escapes: médio, curvo, topo pendente, vermelho jovem, em seguida, tornando-se verde claro
- Sai: médio, verde claro, plano, ligeiramente pubescente em ambos os lados, amplamente lanceolado com uma base arredondada ou cordada
- coroa: oval, densidade média
- Flores: médio, amarelo claro
A madressilva comestível Sibiryachka é uma variedade popular de arbusto de fruta resistente à geada, bem adaptada para cultivo na maioria das regiões da Rússia. Além de um sabor agradável e memorável, seus frutos silvestres são grandes. O cultivo e o cuidado com os arbustos são facilmente dominados mesmo por residentes de verão iniciantes, as plantas são despretensiosas, bastante decorativas, podem ser utilizadas como parte de sebes, no paisagismo de um local.
História de criação
A variedade foi registrada no Registro Estadual em 2000. Foi criado pelos especialistas do N.I. MA Lisavenko usando madressilva 1-55-39 e uma mistura de pólen.
Descrição da variedade
Esta variedade de madressilva é caracterizada pela formação de arbustos de tamanho médio com cerca de 1,6 m de altura e copa de forma oval, pouco densa. Os ramos são castanhos acastanhados. Brotos de comprimento médio, curvos, com a copa pendendo para baixo, primeiro vermelha, depois passando para verde claro. As folhas são largas, lanceoladas, pubescentes em ambos os lados.
Características da fruta
Os frutos de Sibiryachka são de tamanho notável, pesando de 1 a 1,4 g, com formato de bagas alongado, com leve curvatura, em forma de gota. Os frutos são de cor roxa escura, com uma leve flor de cera na superfície. A pele é fina, fácil de morder. A força de fixação da fruta é média, mas dificilmente se esfarelam.
Qualidades de sabor
Bagas agridoces são altamente avaliadas pelos provadores - 4,9 pontos. Os frutos são bons frescos e preparados. Adequado para congelar no inverno. A polpa dos bagos é muito tenra, suculenta e com um aroma delicioso.
Amadurecimento e frutificação
O arbusto começa a dar frutos por 2 anos. Em termos de maturação, a variedade pertence às primeiras. A colheita começa em meados de junho. A frutificação é regular, anual.
Produção
A madressilva Sibiryachka tem um alto rendimento. As taxas em média são de 3,2 kg por arbusto, os números máximos chegam a 3,7 kg.
Regiões em crescimento
A variedade cria raízes com sucesso em todas as zonas climáticas. Não tem restrições na escolha da região de cultivo.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Siberian é uma madressilva autofértil. É bem polinizado por outras variedades com a mesma época de floração. Nesta posição, a madressilva de Turchaninov, Kamchatka e Altai, é adequada para ela. Quanto maior a variedade de plantações, mais abundante será a colheita.
Crescendo e cuidando
Com o cultivo adequado, Sibiryachka pode ser cultivada com sucesso em um local por 15-30 anos sem perder a capacidade de dar frutos.Os arbustos são plantados no outono, início de outubro e também no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.
A taxa de sobrevivência de Sibiryachka é boa. Mas, para um crescimento bem-sucedido, é necessário um bom atendimento de acompanhamento. Nos primeiros anos, o crescimento dos rebentos é abrandado. Na zona das raízes, é aconselhável arrancar regularmente a grama. Regue os arbustos à medida que o solo seca.
As plantas adultas de 3-4 anos após o plantio precisam ser alimentadas. É aconselhável cobrir o solo com turfa e outros fertilizantes orgânicos. Até os 6 a 10 anos de vida da mata, somente a poda sanitária é realizada. Em seguida, eles começam a desbastar e rejuvenescê-lo, removendo as seções espessas da copa, que frutificaram.
Resistência a doenças e pragas
Os arbustos de Sibiryachka raramente são afetados por doenças. Esta madressilva também é altamente resistente ao ataque de pragas. As doenças fúngicas são afetadas principalmente por arbustos com irrigação excessiva.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
As plantas não têm medo de geadas severas. A avaliação geral da robustez do inverno é alta. A geada durante o período de floração não leva à queda dos botões.
Requisitos de localização e solo
As plantas são resistentes à seca, enraízam-se bem em zonas climáticas com pouca pluviosidade. Na hora de escolher um local para o plantio de arbustos, vale a pena dar preferência a áreas protegidas dos ventos, iluminadas a maior parte do dia. As plantas não se enraízam nas terras baixas, à sombra os frutos ficam menores. Qualquer solo é adequado, mas sempre com uma estrutura leve e solta. A melhor escolha seria uma argila de ácido neutro e absorvente de umidade.
Visão geral da revisão
Segundo os residentes de verão, a madressilva de Sibiryachka justifica plenamente as promessas dos criadores. É perfeita para cultivar na zona Norte e na zona média, não tem medo de geadas e calor, necessita de rega moderada. Especialmente muitas referências em críticas estão associadas ao grande tamanho e sabor da fruta. Em quase qualquer clima, eles impressionam com seu esplendor. A produtividade, como observam os jardineiros, Sibiryachka está aumentando gradualmente, por volta dos 15 anos, dando ao volume da colheita ainda mais do que o máximo declarado.
A variedade tem algumas desvantagens, mas são insignificantes. Jardineiros notam que o arbusto, especialmente com forte espessamento, não é muito conveniente para a colheita. E também há referências à tendência da variedade de florescer novamente. Se esses botões não forem removidos, o rendimento da planta será visivelmente menor no verão. Outra pequena desvantagem é a pouca adequação das bagas para transporte devido à pele bastante fina.