- Autores: M.N. Plekhanov, A.V. Kondrikova (Instituto de Recursos Genéticos Vegetais Vavilov de toda a Rússia)
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Escapes: grosso, reto, verde claro, pubescente
- Sai: grande, verde, oval alongado
- coroa: redondo achatado, meio espesso
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1,04
- Forma de fruta: grande, cilíndrico, com uma crista no topo
Junto com numerosos arbustos de frutas e bagas, os moradores do verão plantam madressilva comestível em seus quintais, que agora desempenham não apenas uma função decorativa, mas também produzem frutas saudáveis e saborosas. Uma das espécies mais populares é a madressilva Pushkinskaya.
História de criação
Pushkinskaya é uma variedade que apareceu com base no V.I. N.I. Vavilov em 2001. A autoria pertence aos famosos cientistas M.N. Plekhanova e A.V. Kondrikova. A safra de bagas apareceu no registro de safras aprovadas em 2002. A madressilva pode crescer em qualquer região, seja Central ou Extremo Oriente.
Descrição da variedade
Uma variedade de madressilva com maturação precoce é um arbusto de tamanho médio que cresce até 1,5 metros de altura em condições favoráveis. O arbusto é caracterizado por uma forma plana e redonda da copa com distribuição moderada de ramos e um espessamento médio de folhas verdes brilhantes alongadas ovais. Outra característica do arbusto são brotos espessos e verticais com uma borda pronunciada.
A cultura da floração começa nos primeiros dias de maio. Nesse período, a copa se transforma, ficando coberta por grandes flores rosa-claro, que atraem todos os insetos com seu aroma.
Características da fruta
As bagas Pushkinskaya representam uma categoria de variedades de frutos grandes. Em média, o fruto pesa 1,04 gramas, e o comprimento chega a 2 cm.O formato dos bagos é clássico - cilíndrico com rolo pronunciado no topo. A madressilva madura é uniformemente coberta por um tom azul-azulado, que é caoticamente diluído com uma rica flor cerosa. Às vezes, a cor dos frutos é azul escuro. A casca dos bagos é bastante fina, mas firme, com uma superfície lisa. Os bagos mantêm-se com caules curtos e espessos, porém, quando maduros, esfarelam-se (até 20%).
A finalidade da fruta é universal, então a madressilva é consumida fresca, processada em compotas, compotas e sucos de frutas são preparadas, e também congeladas e secas. O transporte de longa distância não é recomendado para frutos colhidos. Também deve-se ter em mente que a qualidade de conservação das frutas é fraca - até 3-4 dias na geladeira e 1 dia em temperatura ambiente.
Qualidades de sabor
A madressilva é famosa pelo seu excelente sabor. A polpa dos bagos é muito tenra, carnuda, suculenta, com um aroma pronunciado. Gosto harmonioso - doce e azedo, sem amargor e enjoativo. Uma grande vantagem da variedade é a valiosa composição da polpa, que contém menos de 9% de açúcares, mais de 2% de ácidos, um complexo de vitaminas - A, C, B, além de oligoelementos, taninos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade tem maturação precoce. O arbusto dá a primeira colheita no 3-4 ano após o plantio. Os bagos amadurecem quase ao mesmo tempo e esfarelam-se rapidamente, pelo que se recomenda a colheita duas vezes ao dia. Você pode saborear a madressilva na terceira década de junho. O amadurecimento ativo dos frutos no mato começa no final de junho.
Produção
O rendimento da variedade é excelente. Depois de cuidar bem da planta, até 3 kg de frutos úteis podem ser removidos de 1 arbusto.Os agricultores comerciais obtêm em média 53,3 quintais de bagas por hectare de plantação.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A madressilva pushkinskaya, como a maioria das variedades comestíveis, não é autofértil. Portanto, ele precisa de polinização cruzada adicional. Para isso, as variedades de doadores plantadas nas proximidades do local são ideais. As variedades de madressilva Blue Bird, Novinka, Berel, Slastena e Cubic Zirconia se tornarão arbustos polinizadores eficazes. Além disso, abelhas, abelhas, vespas e borboletas são bons polinizadores.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se plantar madressilva de Pushkin no outono (em setembro ou outubro). Para isso, compra-se uma muda de dois anos. É importante não só encontrar o local certo, mas também manter a distância entre as plantações - 150-200 cm.
A agrotecnologia cultural consiste em atividades básicas: irrigação regular, principalmente no primeiro ano após o plantio, adubação a partir dos 3 anos, formação de copas ao longo de vários anos, poda sanitária de galhos secos, capina e soltura do solo. Após 7 a 8 anos de crescimento, você pode realizar a poda anti-envelhecimento dos ramos.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, a variedade não é suscetível a infecções fúngicas e bacterianas. Junto com isso, as safras de frutas silvestres são frequentemente atacadas por pragas de insetos - cochonilhas, pulgões e carrapatos.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura tem alta resistência à geada, portanto, os arbustos não precisam de abrigo adicional. A madressilva sobrevive facilmente a quedas de temperatura até -40 graus. A única coisa que você precisa saber é que no inverno os arbustos são atacados por pássaros, então você precisa de um abrigo com tecidos sintéticos ou redes.
Requisitos de localização e solo
A madressilva é plantada em local ensolarado e não pantanoso, onde o solo é solto, fértil, respirável, com baixa acidez, por exemplo, solos argilosos ou neutros.