- Autores: L.P. Kuminov (região de Moscou)
- Sinônimos de nomes: Princessa Diana
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: compacto, médio
- Altura do arbusto, m: 1,9
- Escapes: reto, marrom acinzentado, sem pubescência
- Sai: alongado, verde brilhante
- coroa: cônico reverso, densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1,49
Variedades despretensiosas de madressilva são escolhidas não apenas por iniciantes, mas também por jardineiros experientes que não querem perder muito tempo cuidando das frutas. A baga da madressilva é muito procurada entre os residentes de verão na Rússia. Não é apenas saboroso, mas também saudável, e muitas iguarias e sobremesas podem ser preparadas a partir de frutas universais. As variedades despretensiosas incluem a variedade Princesa Diana.
Descrição da variedade
O tipo de crescimento da variedade acima é de tamanho médio. Os arbustos são compactos e não ocupam muito espaço no terreno. A copa medianamente densa permite que os raios solares penetrem e aqueçam os bagos. Sua forma é cônica reversa. A altura da planta chega a 1,9 metros. Atira sem pubescência, cor - marrom-acinzentada. Eles crescem retos e uniformes.
Os rebentos são cobertos por folhagem alongada de cor verde brilhante. Quando começa o período de floração, o arbusto está coberto por um grande número de flores brancas e grandes. Eles crescem aos pares, nos cantos das placas das folhas. Muitos jardineiros notam as altas qualidades decorativas desta variedade.
Características da fruta
O peso de uma baga é de cerca de 1,49 gramas. Uma das características positivas da madressilva Princesa Diana é o grande tamanho da fruta. Sua forma pode ser cilíndrica ou oval, oblonga. A superfície é irregular e coberta por pequenos tubérculos. Essa aparência é considerada padrão para madressilva comestível.
A cor dos bagos é azul escuro, densa. Os frutos são revestidos por uma pele fina e delicada. Uma polpa moderadamente suculenta e densa é formada por dentro.
Qualidades de sabor
O sabor da sobremesa da fruta madura desempenhou um papel importante na popularidade crescente da variedade. O sabor combina harmoniosamente doçura e acidez. Um aroma suave e agradável está presente. A amargura está completamente ausente. A porcentagem de açúcares - 9,3, matéria seca - 14,7, ácidos orgânicos - 3,4. E também a composição contém muitos oligoelementos úteis.
Amadurecimento e frutificação
Os arbustos começam a dar frutos apenas por 2-3 anos. A floração ocorre no último mês da primavera. A madressilva no meio da estação frutifica do final de julho ao início de agosto.
Produção
Em média, 2 a 4 kg de bagas doces são colhidas de um arbusto adulto. Os residentes de verão experientes são aconselhados a colher as frutas uma semana depois de amadurecerem. Assim, eles adquirirão as cores mais vivas e o sabor rico. É aconselhável trabalhar com tempo seco e estável. Os frutos amadurecem quase ao mesmo tempo, portanto, toda a safra pode ser colhida em uma ou duas abordagens.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para colher uma safra rica e de alta qualidade, as plantas polinizadoras devem ser plantadas ao lado dos arbustos de madressilva Princesa Diana. Esta cultura é polinizada cruzada. É aconselhável plantar nas proximidades de duas fruteiras, o que vai ajudar na formação da safra.
Os seguintes requisitos são impostos aos polinizadores:
tamanhos grandes de baga;
mesma época de floração com a variedade principal;
altura adequada de arbustos (cerca de dois metros)
duração média da frutificação.
Crescendo e cuidando
A primeira regra para uma frutificação bem-sucedida é a escolha de um terreno adequado. Deve estar a pelo menos 5 metros de distância de edifícios altos e plantas. A fruticultura considerada prefere solos leves e férteis, por exemplo, franco e arenoso. A terra deve ser bem iluminada pelo sol. É aconselhável plantar arbustos em área protegida do vento e das correntes de ar. Se crescerem em condições confortáveis, irão agradar com uma colheita estável.
É muito fácil cultivar uma baga despretensiosa. Muitos jardineiros cometem um grande erro quando negligenciam até mesmo as regras de cuidado mais simples. As variedades cultivadas precisam de atenção regular. Esta é a melhor prevenção de doenças e a base para excelentes rendimentos. Se você seguir corretamente o procedimento de plantio, durante os primeiros dois anos as mudas não precisam de fertilização e outras medidas agrotécnicas. A rega regular será suficiente.
No terceiro ano de vida dos arbustos, devem ser observadas as seguintes condições.
Regue a madressilva três vezes ao longo da temporada. Durante os períodos de seca, as plantas precisam de mais umidade. A vazão ideal é de 10 litros de água por arbusto.
Os fertilizantes são aplicados uma vez a cada dois anos, usando fertilizantes minerais e matéria orgânica. Debaixo de um arbusto de madressilva Princesa Diana, despeja-se uma solução à base de uréia (50 gramas do produto em um balde de água decantada). Após 14 dias, adicione 200 gramas de cinzas e 10 gramas de húmus.
Os fertilizantes minerais são aplicados todos os anos antes da floração. Um complexo balanceado projetado especificamente para safras de frutas e bagas é adequado.
Os arbustos adultos com 12 anos são podados para o rejuvenescimento. Durante o procedimento, apenas a roseta raiz é deixada, o resto é removido.
A poda sanitária inicia-se no quinto ano de vida da planta e é realizada uma vez a cada 2 anos. O arbusto está livre de rebentos secos, quebrados e velhos.