- Autores: Teterev F.K., Koroleva Z.A. (Estação Pavlovsk VNIIR)
- Sinônimos de nomes: Pavlovskaja
- Ano de aprovação: 2000
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: compacto
- Altura do arbusto, m: 1,5
- Escapes: grosso, reto, pubescente
- Sai: grande, verde claro ou verde amarelado, oval-oblongo com ápice e base arredondados
- Transportabilidade: Sim
- coroa: formato cônico largo
A variedade de madressilva comestível Pavlovskaya apareceu graças aos esforços da especialista soviética Maria Plekhanova. O segundo nome dessa cultura é Viola. O nome Pavlovskaya Yagoda recebeu do berçário, onde foi criado. Agora essa variedade pode ser encontrada em diferentes regiões do país.
A aparência do arbusto de baga é quase igual à de outras variedades de madressilva. Ao mesmo tempo, a cultura tem características próprias, que devem ser levadas em consideração no crescimento e no cuidado.
Descrição da variedade
O tipo de crescimento da variedade acima é de tamanho médio. Os arbustos ficam compactos e organizados, e a copa tem o formato de uma bola. A altura chega a um metro e meio, mas alguns exemplares chegam a dois metros. Os brotos maciços são pubescentes e retos.
A cor das folhas é verde claro ou verde com tonalidade amarela. Os tamanhos são grandes e a forma é ovalada alongada. O topo e a base são arredondados. No verso, faixas cinza são perceptíveis.
Características da fruta
Bagas grandes com superfície irregular ganham cerca de 1,2 gramas de peso. A forma é oval alongada padrão. A cor dos frutos maduros é azul escuro. A superfície é lisa, moderadamente densa, há um revestimento ceroso perceptível. A polpa fibrosa é formada por dentro. Devido à baixa taxa de queda, os frutos permanecem nos galhos mesmo após o amadurecimento final.
Qualidades de sabor
O aroma das bagas é fraco, mas o sabor é rico, doce e azedo. Há um amargor perceptível no retrogosto, o que indica um alto teor de ácido ascórbico na composição. Os jardineiros observam que quanto mais ácida a fruta, mais saudável é a colheita. Avaliação dos provadores - 4,6 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Os arbustos começam a florescer a partir dos primeiros dias de maio. A variedade Pavlovskaya de meia temporada dá frutos na terceira década de junho.
Produção
O rendimento médio desta variedade é de 23 centners de bagas por hectare de horta. O propósito universal permitirá que você prepare muitas guloseimas saudáveis e saborosas a partir da fruta. A comercialização e a transportabilidade estão em alta, então a safra transferirá facilmente o transporte por uma longa distância e os compradores prestarão atenção à sua aparência atraente.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Essa variedade é autofértil, então você precisará da ajuda de polinizadores para fazer a colheita. Para atingir o resultado desejado, outras variedades de madressilva são plantadas ao lado de arbustos frutíferos. Na escolha das plantas polinizadoras, é fundamental levar em consideração as datas de floração, uma vez que devem cair ao mesmo tempo.
É aconselhável plantar as seguintes espécies ao lado da variedade Pavlovskaya: Blue Bird, Tomichka, Blue Spindle. A escolha correta dos polinizadores afeta significativamente o sabor das bagas.
Crescendo e cuidando
A madressilva comestível gosta muito de umidade, então você precisa monitorar cuidadosamente para que o solo no terreno não seque. A irrigação excessiva também não deve ser permitida, caso contrário, começará a reprodução ativa de fungos, mofo e várias infecções. No território preparado para o plantio de mudas, as águas subterrâneas não devem ficar fechadas.
Após cada irrigação, é aconselhável soltar as camadas superiores do solo. Não afunde a ferramenta de jardim em mais de 3-5 centímetros. E também a terra é coberta com cobertura morta para que você não tenha que regar os arbustos com muita frequência. Isso será especialmente útil durante a estação quente.
Água fria e dura não é adequada para regar. Pode causar graves danos às plantas. É desejável estabelecer o líquido por 4-5 horas. Recomenda-se armazenar água em um recipiente amplo e amplo. A água da chuva ou água derretida é o ideal.
Os arbustos são capazes de dar frutos regularmente, mesmo sem o uso de fertilizantes regulares; no entanto, a fertilização periódica só vai melhorar a saúde das plantas e seu rendimento. Jardineiros usam minerais e orgânicos. Você pode comprar tudo o que precisa em qualquer loja de jardinagem.
Além disso, as seguintes opções são adequadas: composto, turfa, estrume ou húmus. Estes são orçamento e alimentação eficaz. O esterco fresco não deve ser introduzido no solo, pois pode danificar as raízes das plantas, deixando-as queimadas.
A poda é essencial para muitas culturas hortícolas, especialmente madressilva. Este procedimento é realizado regularmente durante os primeiros oito anos de vida do arbusto. A poda higiênica é necessária para se livrar dos galhos danificados. Aos 8-9 anos de vida, a poda tradicional cessa e somente quando necessário, a copa é liberada dos brotos velhos.
Na idade adulta, quando a madressilva atinge 20-25 anos, os ramos esqueléticos e principais precisam ser cortados. Isso irá renovar rapidamente os arbustos. Um ano após o procedimento, o rendimento melhorará visivelmente. Após a renovação, os arbustos vão deliciá-lo com uma apetitosa colheita durante 7 a 9 anos, dependendo dos cuidados.
Resistência a doenças e pragas
A variedade chamada Pavlovskaya apresenta uma alta resistência a insetos nocivos e doenças. Apesar da forte imunidade, os arbustos podem ficar doentes devido a cuidados insuficientes. Os arbustos de frutas podem ser atacados pela podridão da raiz ou doenças fúngicas infecciosas.
É aconselhável processar as plantas antes mesmo de adoecerem. A prevenção não será supérflua. Enfrentar o problema só é possível com a ajuda de medicamentos especiais. Receitas alternativas também podem dar um resultado positivo.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Se a variedade Pavlovskaya foi plantada nas latitudes meridionais, não é necessário cobri-la para o inverno. Ele suportará calmamente ondas de frio e geadas devido à estabilidade inata.
Quando cultivados em condições mais adversas, os arbustos devem ser protegidos. Os brotos devem ser cuidadosamente torcidos e fixados com arame. Sobre eles é colocado um material de cobertura ou uma malha fina. Isso protegerá os arbustos não apenas de baixas temperaturas, mas também de roedores e pássaros.
É indesejável cobrir a madressilva com muita força.O vapor acumulado causará o apodrecimento dos brotos.