- Autores: Plekhanova M.N., Kondrikova A.V., VIR eles. N.I. Vavilova
- Apareceu ao cruzar: uniforme de elite nº 21-1 x Pavlovskaya
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Altura do arbusto, m: 1,5
- Escapes: médio, reto, não pubescente, densamente frondoso
- Sai: grande, verde brilhante, oval alongado, lâmina plana
- Transportabilidade: Boa
- coroa: redondo achatado, grosso
- Tamanho da fruta: ampla
A variedade Omega é considerada uma das variedades mais doces da madressilva. As bagas são utilizadas frescas e processadas: compota, sumo, geleia, compota. A planta é adequada para cultivo industrial. Um arbusto aparentemente decorativo é freqüentemente usado no paisagismo de um jardim.
História de criação
A variedade foi obtida na Estação Experimental de Pavlovsk do VIR com o nome de NI Vavilov pelos criadores MN Plekhanova e AV Kondrikova durante a polinização da forma de elite nº 21-1 e madressilva de Pavlovskaya. Incluído no Registro Estadual em 2002.
Descrição da variedade
O arbusto é de tamanho médio, até 1,5 m de altura, a copa é redonda, plana e densa. Os ramos são retos, não pubescentes, densamente cobertos de folhagem, anuais de tonalidade ligeiramente rosada. A folha é grande, alongada, oval, achatada, verde brilhante. Os botões florescem no início da primavera, quando a temperatura do ar sobe para 0 graus. O arbusto dá frutos há cerca de 30 anos.
Características da fruta
Os bagos são grandes, pesando 1 g, alongados, ovais, de topo pontiagudo e superfície acidentada, cor azul-azulada, casca espessa com forte floração cerosa. A polpa é fibrosa e de aroma delicado. Os frutos são bem transportados, mas não são armazenados por muito tempo - 2-3 dias.
Qualidades de sabor
O sabor é agridoce agridoce. A polpa contém muito açúcar - 8,8%, ácido orgânico - 2,3%, uma grande quantidade de vitaminas. Por concentração de 100 g: vitamina A - 70 μg, vitamina B1 - 3 mg, vitamina B2 - 3 mg, C - 52 mg, potássio - 70 mg, sódio - 35 mg, fósforo - 35 mg. A degustação vale 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Um arbusto jovem começa a frutificar no 3º ano após o plantio, é considerado meia-temporada em termos de maturação, a colheita começa a amadurecer de 17 a 22 de junho. O amadurecimento da safra é um tanto prolongado: pode capturar o início de julho.
Produção
Uma média de 1,7-2,8 kg é removida de um arbusto.
Regiões em crescimento
A cultura é adequada para o cultivo em todas as regiões da Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Variedade autofértil, para obter uma boa colheita, são plantadas como polinizadores das variedades: Fuso Azul, Pássaro Azul, Ninfa. É melhor plantar 4 variedades diferentes lado a lado. Para uma polinização eficaz, é recomendável plantar as plantas não em fileiras, mas em pequenos grupos. As inflorescências são repolinadas principalmente por zangões; em lotes industriais por hectare, são necessárias pelo menos 3 famílias. A polinização ocorre em temperaturas de até -8 graus sem perda de rendimento. Os ramos floridos se tornarão mais atraentes para os insetos se forem pulverizados com uma solução aquosa com a adição de mel ou açúcar: 1 colher de sopa. eu. para 5 litros de água.
Crescendo e cuidando
Para a madressilva, a melhor época de plantio é o outono. É cavado um buraco para uma muda de 50x50 cm de tamanho. No terreno do jardim, são plantadas de acordo com o esquema: 3x1 m, e nas plantações industriais, o esquema é adequado: 4x0,8 m. Terreno de composto, superfosfato e madeira cinza. Ao plantar uma muda, o colo da raiz é aprofundado em 4-5 cm, a terra é compactada, então regada e coberta com cobertura morta. Nos primeiros 5 anos, a planta se desenvolve lentamente, é alimentada no outono com superfosfato - 20-30 g, sal de potássio - 15-20 g. As ervas daninhas devem ser removidas.
O arbusto requer rega moderada, regando-se regularmente de maio a junho, altura em que os bagos começam a amadurecer. Você pode instalar a irrigação por gotejamento, desta forma, a fertilização mineral também é introduzida na forma líquida.
Na primavera, certifique-se de remover os brotos congelados, galhos doentes e quebrados. A copa de um arbusto de 5 anos deve ser cortada anualmente. Certifique-se de remover ramos velhos nos quais os ovários não se formam, ou em que há poucos deles. Isso estimula o crescimento de rebentos jovens e promissores. No outono, a poda formativa é realizada para dar a forma adequada à copa.
Resistência a doenças e pragas
A planta praticamente não é afetada por doenças fúngicas, podendo surgir oídio ou manchas foliares. Um agente profilático eficaz pulverizará na primavera e no outono uma solução de sulfato de cobre a 1%. Para o tratamento de manchas, utiliza-se Fundazol a 2%, para o oídio é borrifado com Topázio. A espécie é afetada por pragas em um grau médio - dentro de 3 pontos. Altamente resistentes a pulgões, outros insetos podem ser perigosos: mosca-serra listrada de madressilva, inseto escama, curuquerê. A partir deles, a copa e o solo são tratados com "Clorofos" e "Karbofos".
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura se distingue pela alta robustez do inverno, resiste a geadas de até -34 graus, tolera bem as mudanças de temperatura em qualquer época do ano. Para o inverno, recomenda-se cobrir o círculo do tronco com húmus ou turfa. O degelo prolongado no inverno pode desencadear a floração precoce.
Requisitos de localização e solo
A madressilva requer solo fértil, rico em componentes orgânicos e minerais. Em condições naturais, o arbusto cresce na floresta e em solos úmidos. É adequado para chernozem argiloso pesado com uma acidez de pH 5,5-6,5. Prefere áreas ensolaradas ou levemente sombreadas: a seca e o sol forte prejudicam o desenvolvimento da planta. É possível plantar próximo a bérberis, mirtilo, dogwood.
Visão geral da revisão
Na variedade Omega, os bagos são azuis e o sabor lembra um pouco o mirtilo, só que é um pouco azedo e não suja as mãos. É melhor coletá-los assim que começarem a amadurecer, caso contrário, eles amadurecem demais. Eles são imediatamente moídos com açúcar ou congelados - esta é uma baga superútil. Ele não se desintegra, mas maduro demais torna-se escorregadio por dentro.