- Autores: M.N. Plekhanov, A.V. Kondrikov (VIR nomeado após N.I. Vavilov)
- Sinônimos de nomes: Nimfa
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhando ligeiramente
- Altura do arbusto, m: 2
- Escapes: longo, reto, espesso, verde acastanhado, com leve coloração antocianina
- Sai: grande, verde escuro, oval-oblongo
- Transportabilidade: Boa
- coroa: redondo, densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
A madressilva Nimfa (Nimfa) é uma variedade comestível versátil, rica em vitaminas úteis. As plantas são despretensiosas, resistentes à geada e não são caprichosas em relação às condições de cultivo. A ninfa é considerada um dos arbustos frutíferos mais atraentes, esta madressilva por si só pode se tornar uma verdadeira decoração do local.
História de criação
A variedade foi criada pelos especialistas da VIR deles. N.I. Vavilova (estação Pavlovskaya) em São Petersburgo. Para sua obtenção, foi utilizado o método de polinização livre da variedade madressilva gigante de Leningradsky. Os resultados desejados foram alcançados em 1992, mas esperava-se que a nova variedade fosse incluída no Registro Estadual da Federação Russa por mais 6 anos. Inicialmente, essa madressilva se chamava Gamma, mas depois o nome foi alterado - por ele é conhecido hoje.
Descrição da variedade
Os arbustos são de tamanho médio, ligeiramente dispersos, até 2 m de altura. A coroa da variedade Nymph madressilva é redonda, de densidade média, com ramos retos. Os rebentos são longos, espessos, com a principal tonalidade verde-acastanhada da casca e tegumentar antocianina. As folhas do arbusto têm formato oval-alongado e tamanho grande.
Os rebentos da planta são púberes. Externamente, o arbusto parece muito decorativo, adequado para uso em paisagismo. Os seus rebentos são pintados de verde claro, pubescentes, é fácil distingui-los dos maduros. As inflorescências do arbusto são brancas, recolhidas num pincel, muito bonitas. Nos brotos lignificados, a casca pode descascar, essa é uma das características da variedade.
Características da fruta
Os frutos grandes desta variedade de madressilva pesam em média cerca de 1,1 g, têm forma alongada, fusiforme, tuberosa, a casca é densa, com floração cerosa de média intensidade, pintada de cor azul-azulada. A aspersão de frutos silvestres é avaliada como baixa ou média. A transportabilidade é boa.
Qualidades de sabor
Os frutos são doces, com aroma forte e polpa fibrosa agradável. A pontuação da degustação é 4,8 pontos. Acidez e adstringência picante são sentidas nas nuances do paladar.
Amadurecimento e frutificação
A ninfa começa a dar frutos aos 3-4 anos de idade. A variedade é meio cedo, começa a frutificar em meados de junho. O período de alta produtividade do arbusto é de cerca de 30 anos.
Produção
A ninfa fornece rendimentos médios. Uma média de 1,4-2,0 kg é colhida de um arbusto; quando cultivada em escala industrial, os indicadores de rendimento chegam a 46-67 c / ha.
Regiões em crescimento
A ninfa não tem restrições nas regiões de crescimento. Ele pode pousar em toda a Rússia. A variedade é especialmente popular nos Urais, no Território de Altai, na Sibéria.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A ninfa pertence às variedades de madressilva autoférteis. Ela precisa plantar vários polinizadores. Para o efeito, são adequadas as variedades de madressilva Lazurnaya, Memory of Gidzyuk, Amphora e outras, com os mesmos períodos de floração. A ninfa é considerada uma boa planta de mel e atrai ativamente as abelhas e os zangões.
Crescendo e cuidando
A madressilva cresce bem em todo o perímetro das parcelas. Os arbustos podem ser colocados em filas, distando cerca de 1,5 m entre eles, sendo o plantio recomendado no final do verão ou início do outono. Durante este período, a taxa de sobrevivência dos arbustos é a mais alta possível.
Uma atenção especial é dada à variedade Nymph somente dentro de um ano a partir do momento do plantio. Nesta fase, ela precisa de rega regular - a raiz não deve secar. O acesso aéreo máximo às raízes também é necessário. Para isso, o solo na área acima deles é solto a uma profundidade de 5-7 cm.
Uma vez que os fertilizantes são normalmente aplicados durante o plantio, apenas a fertilização com nitrogênio é necessária na primavera por 2 anos. Isso pode ser feito diretamente na neve, derramando na superfície uma solução de ureia, nitrato de amônio. Após a frutificação, as plantas adultas recebem adicionalmente uma fertilização mineral complexa e, no outono, potássio e fósforo são adicionados sob a raiz.
Deve-se ter cuidado ao cuidar dos arbustos de ninfas. Os tiros são bastante frágeis. A poda regular dos arbustos é desnecessária. Até os 15 anos, é realizado exclusivamente para fins sanitários. Aos 20 anos de idade, é necessário começar gradualmente o desbaste, removendo os ramos esqueléticos mais antigos, e então rejuvenescer, deixando os processos acima do solo não mais do que 150-200 mm.
Resistência a doenças e pragas
A avaliação geral da resistência a doenças nesta variedade de madressilva é alta. Mas é ligeiramente afetado por pulgões, sofre de cochonilhas e vermes da folha. Quando as lagartas atacam, você precisa começar a coletar e pulverizar manualmente os brotos. Entre as doenças fúngicas, o míldio verdadeiro e o míldio são especialmente perigosos para as ninfas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A ninfa é uma variedade de madressilva com alta robustez no inverno. Você não precisa cobrir o arbusto para o inverno. Ele pode suportar uma queda significativa nas temperaturas atmosféricas - até -50 graus. Durante os períodos de geadas de retorno da primavera, as flores e os ovários não se desintegram a -8 Celsius.
Requisitos de localização e solo
Solos argilosos fertilizados são adequados para plantas; em arenitos, as bagas são mais amarradas. O terreno é selecionado ensolarado, protegido de um forte vento frio. À sombra, o arbusto dá frutos um pouco piores. Terras baixas também são contra-indicadas para ele, assim como territórios onde se observa água estagnada. Na escolha do solo, prefere-se opções com boa soltura, baixo nível de acidez.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão observam que a madressilva da ninfa enraíza-se bem em muitas regiões da Rússia, é facilmente adaptada tanto no sul quanto na Bachkiria, e é cultivada até mesmo no exterior, na Ucrânia e nos Bálcãs. A avaliação do sabor também é bastante elevada. Nota-se que os frutos silvestres com ligeiro amargor são muito bons quando frescos. Devido ao seu grande tamanho, são fáceis de montar. Os residentes de verão mencionam que o sabor muda significativamente dependendo da escolha dos polinizadores.
As desvantagens da variedade incluem sua tendência a florescer novamente no outono. Em climas frios, isso levará ao congelamento dos botões, o que pode danificar gravemente o arbusto. Além disso, as plantas podem ser gravemente afetadas pelo míldio. Os residentes de verão são aconselhados a prestar atenção especial às plantas em condições climáticas adversas, mau tempo.