- Autores: A.K. Skvortsov, A.G. Kuklina (jardim botânico principal com o nome de N.V. Tsitsin RAS)
- Ano de aprovação: 1998
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Altura do arbusto, m: 1,9
- Escapes: pubescente, marrom claro, sem espinhos
- Sai: oval, médio, verde, fortemente pubescente, fosco
- coroa: amplamente redondo, densamente ramificado
- Flores: médio, amarelo claro, inflorescência de duas flores
- Peso do fruto, g: 0,8
A variedade Moskovskaya 23 é considerada uma das melhores variedades precoces. É adaptado para crescer no clima temperado da zona média. As bagas são consumidas frescas e utilizadas para o processamento, pois contêm uma grande quantidade de vitamina C.
História de criação
A variedade apareceu no Jardim Botânico Principal com o nome de N.V. Tsitsin da Academia Russa de Ciências com a participação dos criadores A.K. Skvortsov, A.G. Kuklin. Produzido por polinização livre de espécies de madressilva azul comestível. Incluído no Registro Estadual em 1998.
Descrição da variedade
O arbusto é de tamanho médio, até 1,9 m de altura, pouco extenso, com copa arredondada e densa. Os ramos são curtos, curvos, os rebentos jovens são castanho-claros e pubescentes. As folhas são ovais, de tamanho médio, pubescentes. As flores são amarelo claro, coletadas em inflorescências de 2 unidades. O Moskovskaya 23 é resistente ao reflorescimento em setembro-outubro. A planta apresenta uma alta taxa de crescimento.
Características da fruta
Bagas de tamanho médio, pesando até 0,8 g, em forma de pêra, ora se transformando em oval, com superfície acidentada, a cor é azul escuro, ora até preta. A pele é fina com um revestimento ceroso, a polpa é macia e com um aroma forte. As frutas são armazenadas por cerca de 3 dias na geladeira.
Qualidades de sabor
O sabor é doce e azedo, com falta de umidade pode aparecer amargor. Conteúdo de açúcar - 5,3%, ácido - 2,7%, ácido ascórbico - 59,4 mg por 100 g. Pontuação de degustação 4,1 pontos.
Amadurecimento e frutificação
O arbusto começa a dar frutos 4-5 anos após o plantio. O período de amadurecimento é precoce, a colheita começa a amadurecer na primeira quinzena de junho, mas o amadurecimento é desigual. Bagas maduras ficam penduradas nos galhos por no máximo uma semana, e recomenda-se que sejam colhidas a cada 2-3 dias.
Produção
2-4 kg são removidos de um arbusto.
Regiões em crescimento
A cultura é adequada para cultivo em toda a Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Variedade autofértil, para um alto rendimento, são necessárias variedades: Chapim, Fortuna, Ninfa, Pássaro Azul, Viola, Fuso Azul, Ânfora, Malvina.
Crescendo e cuidando
Moskovskaya 23 é considerada uma espécie despretensiosa, pouco exigente para as condições de cultivo. Isso é ideal para um pequeno jardim. Normalmente, 2 outros tipos de madressilva são plantados nas proximidades, usando um esquema de 1,5 x 1,5 m.
Os arbustos são plantados no final do verão, em agosto, ou no outono, até meados de outubro. Antes do plantio em solos argilosos, deve-se adicionar areia e turfa, em solos pobres - fertilizantes orgânicos. É cavado um buraco com 25 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade, para onde despeja água quente 2 horas antes do plantio. Despeje solo de jardim misturado com 10 kg de húmus, 300 g de cinzas, 100 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio por cima. Uma muda é colocada no topo, as raízes são esticadas e o colo da raiz é aprofundado em 3-4 cm. Após o plantio, as mudas são regadas com 10 litros de água, coberta com húmus e palha. Perto das mudas, o solo é mantido úmido.Os arbustos adultos são regados cerca de 7 vezes por estação, na estação seca - 14-15 vezes. Ao mesmo tempo, cerca de 15 litros de água são despejados. A rega não é realizada durante a estação das chuvas.
O solo é afrouxado e as ervas daninhas são removidas apenas sob os arbustos jovens, nas plantas adultas as raízes sobem à superfície e, ao se soltar, podem ser danificadas. A melhor proteção contra ervas daninhas é uma camada de feno e palha.
A madressilva é alimentada com fertilizantes orgânicos apenas uma vez a cada 3 anos: 5-7 kg sob um arbusto. No outono, fertilizar com composições de potássio e fósforo - 15 g por 1 sq. m.
No terceiro ano de vida começam a formar uma coroa, fazem-no no outono quando a temperatura do ar cai para -3 graus. Todos os ramos são removidos, deixando 4-5 os mais fortes. Certifique-se de cortar o crescimento da raiz.
Pequenos brotos secos são cortados anualmente no outono e na primavera. A cada 3 anos é necessário desbastar a copa, removendo ramos velhos e pouco promissores. Nos arbustos com mais de 7 anos, são recortados os ramos da camada inferior, que ficam no solo e dificultam a aproximação.
Plantas muito velhas são cortadas em um toco, deixando troncos de 50 cm de altura.
Resistência a doenças e pragas
A variedade se destaca pela alta resistência a doenças e ataques de pragas. Pode ser afetado por manchas oliva-avermelhadas ou oídio durante os períodos de chuva. Para prevenção, são tratados em abril e no final de outubro com o líquido bordalês. Em caso de doença, utilizam-se as preparações "Skor", "Hom". Possui boa imunidade a mosaico e manchas. De insetos, pulgões, mineiro da madressilva, mosca-serra, falso escutelo, curuquerê, mariposa da madressilva, carrapato podem atacar. Deles são eficazes os meios "Confidor", "Decis".
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura tem boa resistência de inverno: pode suportar temperaturas de até -40 graus. Tolera bem as secas de curta duração.
Requisitos de localização e solo
O arbusto requer substratos ligeiramente ácidos e neutros. Solos argilosos e argilosos com água subterrânea a menos de 1,5 metros da superfície são adequados. O local é escolhido aberto e ensolarado, protegido do vento. Áreas muito secas ou pantanosas são inadequadas para a planta.
Visão geral da revisão
A variedade é apreciada pelos jardineiros pela frutificação regular e pelo cuidado pouco exigente: é apenas regada e coberta com cobertura morta. Os bagos são saborosos, mas com uma acidez agradável, para se obter uma colheita, outra variedade de madressilva é plantada ao lado.