- Autores: Plekhanova M.N., Kondrikova A.V. (VNIIR nomeado após N.I. Vavilov)
- Apareceu ao cruzar: Turchaninova 21 - 5 x Kamchatskaya 101
- Sinônimos de nomes: Morena
- Ano de aprovação: 1995
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: esparso
- Altura do arbusto, m: 1,7
- Escapes: grosso, sem pubescência
- Sai: grande, verde brilhante, lanceolado com uma base em forma de cunha
- Transportabilidade: Boa
Uma das frutas mais úteis que reabastecem as reservas de vitaminas do corpo é a madressilva. Ao escolher uma variedade para cultivo, você deve prestar atenção a uma variedade comprovada com uma longa história que não necessita de técnicas agrícolas complexas. Morena pode muito bem se tornar tal.
História de criação
A madressilva de Morena é o resultado do trabalho dos biólogos da estação experimental de Pavlovsk VNIIR im. Vavilov. Os autores desta variedade são os criadores domésticos A.V. Kondrikova e M.N. Plekhanova. O resultado foi uma espécie pelo cruzamento de duas variedades: Turchaninov 21-5 e Kamchatskaya 101. Após muitos anos de testes de variedades, Morena em 1995 foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução. As safras de bagas podem crescer de forma produtiva em qualquer região do país.
Descrição da variedade
Morena é um arbusto atarracado de tamanho médio com uma copa arredondada, que é ligeiramente engrossada com folhagem verde brilhante. O arbusto compacto é caracterizado por rebentos espessos, ligeiramente curvos, de cor verde acastanhada, sem pubescência. Em condições favoráveis, a madressilva atinge uma altura de 150-170 cm. A largura da copa também atinge 150-170 cm. O ciclo de vida do arbusto é de 30-35 anos, mas a frutificação produtiva dura de 20-25.
O arbusto floresce no final de maio. A coroa compacta é coberta por flores amareladas e agradavelmente perfumadas. Devido à sua incrível beleza durante a floração, a madressilva Morena é decorativa e amplamente utilizada em paisagismo.
Características da fruta
A madressilva de maturação precoce é uma espécie de frutos grandes. Em um arbusto adulto, as bagas crescem pesando mais de 1-1,3 g, mas às vezes o peso chega a 3,5 gramas. O formato do fruto é alongado, em forma de jarra, com tuberosidade pronunciada na superfície. Uma característica é a unidimensionalidade das bagas. Os frutos maduros adquirem uma coloração azul-azulada. A casca das bagas é densa, mas não áspera, coberta por uma camada de cera.
Uma variedade multifuncional que faz deliciosas geleias e sucos de frutas. A safra colhida pode ser facilmente transportada e pode ser armazenada por algum tempo.
Qualidades de sabor
As bagas têm um gosto excelente. A polpa da fruta é caracterizada por uma consistência delicada, carnuda e suculenta. O sabor é harmonioso, doce e azedo, sem amargor, complementado por um aroma agradável, mas suave. Os jarros de frutas silvestres mantêm-se em caules curtos, sem se desintegrar, mesmo após a maturação completa. A vantagem da variedade é a rica composição da polpa, que apresenta o maior teor de magnésio quando comparada com outras variedades de madressilva.
Amadurecimento e frutificação
Moraine é uma madressilva de maturação precoce. A colheita inicial pode ser observada 3 anos após o plantio. O arbusto dá frutos de forma constante, anualmente. As frutas vermelhas são degustadas a partir de meados de junho. O pico de frutificação ocorre na terceira década de junho - primeira semana de julho. O período de maturação da fruta é ligeiramente prolongado.
Produção
O mato dá bons rendimentos: o indicador é avaliado como acima da média. Com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis, 1 arbusto por temporada pode produzir até 2 kg de frutos úteis. Os produtores de madressilva comerciais podem contar com 53,3 quintais por hectare de solo.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A madressilva de Morena é autofértil, portanto, precisa de culturas de doadores adicionais. Variedades que florescem ao mesmo tempo que Morena são polinizadores adequados. As melhores variedades de polinização incluem Viola e Blue Spindle. Além disso, o plantio de madressilvas Kamchadalka, Malvina, Blue Bird e Amphora nas proximidades será eficaz.
Crescendo e cuidando
Plantar madressilva é recomendado em setembro. Isso se deve ao início do período de crescimento da safra. Na primavera, até meados de março, o plantio é feito exclusivamente na região sul. A muda é selecionada com brotos elásticos e sistema radicular desenvolvido. A distância entre os arbustos deve ser de 1,5-2 metros. Para a polinização produtiva, as variedades doadoras são plantadas no lado ventoso.
A variedade não é caprichosa, portanto, não requer tecnologia agrícola intensiva, mas é preciso realizar medidas padronizadas: regar, alimentar, dar forma à copa, tirar galhos secos, afofar o solo, medidas preventivas contra doenças, preparação para geadas.
Na hora do cultivo da madressilva Morena, vale lembrar que a cultura precisa de regas regulares, principalmente se o verão for seco, e também reage positivamente à alimentação com complexos orgânicos. Para que o solo absorva bem os fertilizantes e a umidade, recomenda-se afrouxá-lo regularmente, retirá-lo das ervas daninhas e limpá-lo de detritos e ervas daninhas. A fecundação, assim como a formação da copa, é realizada a partir do terceiro ano de crescimento do arbusto. A poda antienvelhecimento (retirada anual de 2-3 rebentos velhos) começa a ser efectuada a partir do 7º ano de vida da madressilva.
Resistência a doenças e pragas
Graças à sua boa imunidade, a planta é resistente a muitas doenças e pragas. A madressilva mais vulnerável ao oídio, que ajuda a prevenir fungicidas. Além disso, a planta é atacada por curuquerê borboleta, ácaro-aranha e inseto cochonilha, que podem ser eliminados por pulverização com preparações inseticidas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A resistência à geada em safras de bagas está acima da média. É por isso que a madressilva tolera facilmente geadas, bem como geadas de retorno da primavera. O arbusto não precisa de abrigo para o período de inverno, basta fazer uma cobertura morta profunda, cobrindo a zona radicular com uma densa camada de cobertura morta (palha, folhas caídas).
Requisitos de localização e solo
Morena é uma cultura que adora sol, luz e calor, por isso deve ser cultivada na parte sul do local, onde não existe vento frio, correntes de ar e sombra forte. Morena prefere solos soltos, respiráveis, permeáveis à umidade, nutritivos e levemente ácidos, bem cheios de fertilizantes orgânicos. Quase todos os solos são adequados para o cultivo de bagas, com exceção dos arenitos, nos quais o rendimento da madressilva é reduzido.