- Autores: Estação experimental VIR de Pavlovsk
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: ligeiramente espalhando, compacto
- Altura do arbusto, m: 1,5-2,5
- coroa: redondo-oval, densidade média
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1-4
- Forma de fruta: alongado-cilíndrico, com base arredondada e superfície ligeiramente acidentada
- Desintegrando-se: não desmorone
- Cor de fruta: azul escuro, com uma bela flor de cera cinza
A madressilva gigante de Leningrado é uma cultura de grande frutificação com frutas silvestres muito saborosas, que pertence às variedades de elite da seleção russa. A planta é valorizada por sua despretensão, resistência à geada. Esta variedade é adequada até mesmo para cultivo em condições climáticas difíceis nas regiões do norte da Rússia.
História de criação
A planta foi criada na estação experimental Pavlovsk do VIR. O trabalho foi realizado por um grupo de especialistas sob a liderança de M.N. Plekhanova. As sementes de madressilva Kamchatka em sua forma selvagem foram usadas como matéria-prima. Isso permitiu excluir o amargor característico do sabor dos frutos, para atingir um alto grau de resistência ao frio das plantas. Hoje, o próprio gigante de Leningrado atua como uma variedade-mãe de muitas novas plantas.
Descrição da variedade
Arbustos vigorosos, com copa oval arredondada. São compactos, ligeiramente espalhados, de densidade média. A planta atinge uma altura de 1,5-2,5 m, cresce em diâmetro até 1,6 m.
Os rebentos do arbusto são de cor verde claro, púberes, tornam-se castanhos à medida que amadurecem, a casca esfolia. As folhas são oblongo-ovais, grandes, com placas verde-escuras. As inflorescências são amarelo pálido, em forma de sino. Os bagos são formados em cachos.
Características da fruta
As bagas da madressilva gigante de Leningrado são grandes, pesando de 1 a 4 g.Os frutos são cilíndricos alongados, a superfície é ligeiramente tuberosa, a base é arredondada. A casca da baga é densa, mas fina, fácil de morder e azul escura. O revestimento de cera é pronunciado, de um belo tom azulado. Os frutos não são propensos a derramamento.
Qualidades de sabor
Bagas agridoces não têm gosto amargo, têm um sabor muito agradável. A polpa tenra e densa tem uma estrutura fibrosa pronunciada. O aroma da fruta é forte.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está crescendo rapidamente. Começa a produzir safras com 2 a 4 anos de vida vegetal. Em termos de amadurecimento, o período prolongado de maturação intermediária de frutificação ocorre na 3ª década de junho - 4ª década de julho. A produtividade é mantida por 25-30 anos.
Produção
Esta madressilva é uma madressilva de alto rendimento. As taxas máximas de coleta registradas são de 3 kg por arbusto. O rendimento médio chega a 0,7-1 kg por arbusto.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para as regiões da zona frutífera do norte, onde outras safras de bagas crescem mal. No sul, a variedade pode ter tendência a florir novamente, o que afeta negativamente os rendimentos subsequentes. Além disso, em climas quentes, a deformação da fruta pode ser observada.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Essa variedade de madressilva é autofértil. Pássaro azul, Start, Gzhelka são adequados como polinizadores. Sem eles, a floração não termina com a formação de ovários. Para obter o melhor resultado, um plantio em grupo de 2-3 variedades de madressilva com tempos de floração semelhantes ao da gigante de Leningrado é recomendado.
Crescendo e cuidando
No processo de crescimento da madressilva, o gigante de Leningrado requer rega abundante regular 3-4 vezes por temporada.A cobertura não é necessária por 2 anos a partir do momento do plantio. Os fertilizantes são então aplicados anualmente para compensar o esgotamento do solo. Nenhuma poda é realizada nos primeiros 2 anos. Para este período, a sacha e o afrouxamento da zona radicular são suficientes para o arbusto. A cobertura morta também será útil, permitindo que você forneça um microclima ideal para o desenvolvimento da planta.
É importante deixar espaço suficiente para a planta durante o plantio. Eles recuam dos arbustos e árvores vizinhos por pelo menos 1,5 m. Se esta regra não for seguida, os brotos frágeis quebrarão ao dobrar. O plantio é preferível em linhas (para a formação de uma sebe), e o arbusto também pode ser usado como um exemplar no projeto paisagístico de sítios na área local. O período preferido para a transferência do mato para um novo local é o final do verão ou outono.
A partir dos 3 anos de idade, o gigante de Leningrado começa a ser isolado. Isso é necessário para desbastar a copa da planta. Todos os brotos são cortados, exceto os 5 ramos principais do esqueleto. Rebentos de raiz, galhos finos estéreis, camada inferior sombreada são removidos completamente. O procedimento é realizado no final do outono, após a queda das folhas, quando as temperaturas noturnas caem abaixo de 0 graus.
Desde a idade de 7 anos, o gigante de Leningrado tem sido recomendado poda anti-envelhecimento. Todos os caules devem ser encurtados para uma altura de 0,5 m. Na primavera, os rebentos novos aparecerão nestes ramos. Esta abordagem irá maximizar a duração da frutificação ativa do arbusto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade está bem protegida contra doenças fúngicas. O gigante de Leningrado é fracamente afetado por pragas. Para a prevenção de todas as formas de manchas, é recomendável normalizar a rega, especialmente durante os períodos de chuva, para eliminar o crescimento das raízes em tempo hábil. Os riscos de contaminação por oídio serão mínimos com o local de plantio certo.
Para prevenir a doença tuberculosa nos arbustos, você precisa desbastar regularmente a copa. Se for detectado um inchaço avermelhado nos brotos, a pulverização com produtos químicos é realizada. As áreas afetadas da coroa são cortadas.
Durante o amadurecimento das bagas, os arbustos do gigante de Leningrado são uma isca para os pássaros. As redes ajudarão a evitar a perda de safra. Dos insetos, os mais perigosos para as plantas são os pulgões, a madressilva.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Alta resistência à geada. Durante o período de retorno do tempo frio, os ovários toleram uma diminuição das temperaturas atmosféricas para -7 graus sem prejudicar a futura colheita.
Requisitos de localização e solo
Ao escolher o local de pouso, recomenda-se dar preferência às áreas iluminadas pelo sol, sem fortes ventos, não sendo necessária a instalação de cerca.O sombreamento é contra-indicado para esta variedade, pois afeta significativamente a produtividade do arbusto. O melhor solo é neutro ou ligeiramente alcalino, argiloso, bom para permeabilidade ao ar e à umidade. Solos úmidos em terras baixas não são adequados, e o nível de ocorrência de água subterrânea deve ser de pelo menos 1,5-2 m.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão falam muito bem da variedade gigante de Leningradsky. Esta madressilva é frequentemente aconselhada como polinizadora de outras plantas, plantada ao lado de apiários como uma planta de mel do norte. Nota-se que os bagos totalmente maduros revelam-se muito doces, o azedume praticamente não se faz sentir e, se colhidos com antecedência, apresentam uma aguada pronunciada. Os frutos têm tendência a dobrar, isso se deve às peculiaridades de sua formação carpal.
Cuidado, de acordo com comentários de residentes de verão, as plantas precisam do mínimo. Para muitos jardineiros, o arbusto cresce mesmo sem regar e fertilizar, uma cobertura morta é o suficiente. A desvantagem do gigante de Leningrado é o forte crescimento dos brotos, bem como a tendência da copa para engrossar. Os residentes de verão também mencionam que os bagos amadurecem de forma irregular, pelo que existem dificuldades numa avaliação objectiva do rendimento. A incapacidade de dar frutos independentemente também é considerada uma desvantagem óbvia.