- Autores: Z.P. Zholobova, I.P. Kalinin, Z.I. Archer (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Altura do arbusto, m: 1,7
- Escapes: fino, verde claro, não pubescente, durante o período de crescimento ativo - rosado no lado ensolarado
- Sai: grande, oval-alongado, ligeiramente pubescente, com uma base convexa
- coroa: grosso, redondo
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 0,9-1,2
- Forma de fruta: alongado oval-cônico, com espessamento característico na parte média e ápice pontiagudo
A madressilva Lazurnaya é uma cultura interessante, resistente e despretensiosa, famosa por seus frutos grandes e aromáticos que desprendem mirtilos doces no gosto residual. Além disso, possui uma série de outras vantagens que simplificam muito o seu cuidado.
História de criação
A colheita do meio da estação foi obtida por um grupo de funcionários do NIISS M. A. Lisavenko (Barnaul) Z. P. Zholobova, I. P. Kalinina e Z. I. Luchnik, selecionando mudas por polinização livre da variedade Start madressilva crescendo em Kamchatka. A semeadura mais produtiva das sementes foi realizada em 1965. Em 1983, foi aceita para as provas estaduais, mas não foi incluída na lista do Registro Estadual, o que, entretanto, não afetou o significativo crescimento da popularidade da planta. Por seu propósito, a cultura é universal.
Descrição da variedade
Os arbustos são de tamanho médio (até 1,7 m), espalhamento médio, espessados. A coroa é de configuração arredondada, cônica inversa. Os rebentos são finos, não pubescentes, pintados em tons de verde claro. Durante o desenvolvimento intensivo, sua cor do lado ensolarado adquire matizes rosados. As folhas são grandes, alongadas-ovais, ligeiramente pubescentes, com a base convexa. As estípulas são pequenas, localizadas no topo dos brotos.
As principais vantagens do Lazurnaya incluem:
frutífero grande;
gosto excelente;
baixo nível de desintegração da fruta.
Desvantagens:
parâmetros de baixo rendimento nos primeiros anos de frutificação.
autofecundidade parcial.
Características da fruta
Os frutos da cultura são grandes (0,9-1,2 g), alongados, de configuração oval-cónica, com algum espessamento na parte média e pontas pontiagudas. A cor dos bagos é azul escuro, com laivos azulados. A casca é firme, com um revestimento ceroso intenso. Os pedúnculos são alongados, não grossos. Copos entreabertos. A força de fixação da baga é média. A consistência é delicada, com fibras. O grau de quebra das frutas é pequeno.
Por composição química, as bagas incluem: açúcares - até 3,04%, ácidos - até 1,85%, vitamina C - até 22,7 mg%, vitamina P - até 1010,0 mg%.
Os frutos são usados frescos, são bons em compotas, compotas, vinhos e sumos.
Qualidades de sabor
No paladar, os frutos silvestres são doces, sem acidez e amargor, com um magnífico aroma de mirtilo. Pontuação de degustação em pontos - 4.5.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação inicial dos arbustos começa com 3-4 g de crescimento. Maturação precoce. Os bagos amadurecem de forma sincronizada na segunda década de junho, com uma frequência de frutificação anual. Durante a frutificação, a cultura assume um aspecto decorativo maravilhoso, decorando ricamente o local.
Produção
A safra é de alto rendimento - a colheita de frutos em média de arbustos de 6 a 7 anos é de até 2,3 kg por arbusto (7,0 t / ha), em 14 anos - cerca de 13,3 t / ha.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil em parte (até 27%). Como os melhores vizinhos polinizadores, eles usam: Cinderela, Blue Spindle, Longfrutited, Gerda, Bluebird.
Crescendo e cuidando
O aspecto principal ao plantar uma cultura é um ligeiro aprofundamento de seus arbustos no solo. Arbustos excessivamente enterrados ficarão para trás no desenvolvimento, dando menos frutos.
A distância recomendada entre os arbustos também deve ser estritamente observada. Um esquema de plantio adequado é de pelo menos 1,5-2 m. Um plantio mais saturado leva à competição entre os arbustos por água e comida, e isso afeta negativamente o nível de produção e o tamanho das bagas.
Aconselhamos você a plantar a safra perto de cercas e estruturas usadas como proteção dos ventos frios do norte. A água subterrânea não deve estar localizada a menos de 1,5 m da borda do solo. Não tolera água estagnada, portanto, a drenagem das depressões de plantio é obrigatória.
Recomenda-se comprar materiais de plantio em pontos de venda especializados. Apanhe árvores com raízes saudáveis, não mais do que 1,5 m de altura. Os colos das raízes das plantas devem estar limpos, sem manchas ou crescimentos. A cultura é plantada na primavera (meados de abril) e no outono (setembro-outubro).
Os recessos de plantio são preparados com dimensões de 0,4x0,4x0,4 me uma distância entre eles de 1,5-2 m, e entre filas - 2-3 m. A mistura de plantio inclui húmus, fosfato, cinza de madeira e sulfato de potássio. Durante o plantio, os colares das raízes são aprofundados não mais do que 5 cm. A rega pós-plantio é realizada em um volume de 8 a 10 litros de água. A cobertura morta é realizada com húmus, turfa ou solo.
A irrigação é necessária sistemática, mas moderada. A irrigação excessiva leva à podridão das raízes. A frequência ideal de irrigação é 1-2 vezes a cada 7 dias, a uma taxa de um balde de água por arbusto.
Os suplementos nutricionais para os arbustos de madressilva são administrados na primavera e no outono. Inicialmente, a matéria orgânica e os fertilizantes minerais contendo compostos nitrogenados e de potássio - húmus, húmus de cavalo, superfosfato, sal de potássio - são usados na cobertura. No outono, uma certa quantidade de cinza de madeira é adicionada ao solo. Ao mesmo tempo, o uso de aditivos nitrogenados é permitido apenas antes do início da frutificação. Depois de definir os frutos, são feitas as alterações necessárias na composição da alimentação.
Periodicamente, a safra precisa ser podada para aumentar a produtividade dos arbustos e aumentar o tamanho dos frutos. Inicialmente, os brotos são encurtados antes do plantio dos arbustos para que se ramifiquem melhor. A poda anual é realizada na primavera, durante o período de floração. Arbustos podem ser formados no outono.
Também é necessário podar os arbustos antes que apareça a primeira geada.
O procedimento de poda é realizado de forma que restem processos de 30-40 cm de comprimento. Os rebentos enfraquecidos, ressecados ou deformados são sujeitos a poda. Os galhos que crescem dentro dos arbustos também são removidos, para não engrossar os arbustos.
Resistência a doenças e pragas
Como a maioria dos tipos de madressilva, essa cultura é muito rara. É caracterizada por um alto grau de resistência a patógenos de várias doenças. Os representantes maliciosos de insetos também não dão grande importância à planta com sua atenção. Pulgões e madressilvas são um certo perigo para a cultura.No entanto, eles são relativamente fáceis de manusear com inseticidas industriais típicos. O procedimento de pulverização dos arbustos é feito após a colheita dos frutos, pois eles podem absorver substâncias que manifestamente não são úteis para o corpo humano.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Embora a cultura tenha um alto nível de resistência de inverno, os arbustos jovens devem ser cobertos antes do início do clima frio do inverno. Para este propósito, o espaço peri-caule é coberto com a ajuda de húmus de cavalo. Os arbustos jovens também são cobertos por palha e ramos de abeto conífero, que protegem as raízes de geadas severas em invernos sem neve.
Requisitos de localização e solo
A cultura não é muito exigente na composição do solo, dando preferência aos locais iluminados. No entanto, cresce de forma mais produtiva em solos leves e ligeiramente ácidos. Solos pouco podzólicos e argilosos também são adequados. Em áreas sombreadas, as propriedades aromatizantes dos frutos silvestres se deterioram, tornando-se azedos.