- Autores: Vladimir Sergeevich Ilyin, Ilyina Nina Alekseevna
- Ano de aprovação: 1999
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: compacto
- Altura do arbusto, m: 1,7-1,8
- Escapes: médio, curvo, pubescente, fosco
- Sai: grande, verde escuro, ligeiramente pubescente
- coroa: Grosso
- Flores: grande, de cor clara
- Tamanho da fruta: ampla
A madressilva comestível está ganhando popularidade imensa entre os residentes e fazendeiros de verão. Isso se deve ao fato de o fruto ser muito saudável, ideal para o processamento e fácil de cultivar. A variedade Lazurite, que pode cultivar e frutificar em diferentes condições climáticas, é considerada especialmente procurada.
História de criação
O lápis-lazúli é uma variedade de meia temporada criada no Instituto de Pesquisas de Frutas, Vegetais e Batata dos Urais do Sul por meio da polinização livre de mudas de Smolinskaya. A autoria pertence aos cientistas-criadores russos N. A. Ilyina e V. S. Ilyin. Recomenda-se o cultivo de bagas em todas as regiões da Rússia. A madressilva está listada no Registro Estadual de Uso Aprovado desde 1999.
Descrição da variedade
O lápis-lazúli é um arbusto de tamanho médio que cresce em um ambiente favorável até 170-200 cm de altura. A planta é caracterizada por uma copa compacta e arredondada com um forte espessamento de folhas verdes escuras. Uma característica dos arbustos são os caules curvos com uma superfície lisa ideal e maior enrugamento da folhagem.
Os arbustos florescem na primeira quinzena de maio. Nesta altura, o arbusto torna-se decorativo e atraente, uma vez que está densamente coberto por grandes flores rosa claro que exalam um aroma adocicado.
Características da fruta
A madressilva no meio da estação pertence à classe das espécies de frutos grandes. Um arbusto adulto amadurece bagas que pesam até 2,5 gramas. A forma dos frutos é clássica - cilíndrica com uma borda bem afiada. Na fase de maturação técnica, os frutos são revestidos de uma cor clara, verde-amarelada. Os frutos maduros são uniformemente cobertos de azul escuro ou roxo profundo com uma flor azulada espessa. A casca das bagas é fina, ligeiramente acidentada. As bagas aderem a talos encurtados, parcialmente desintegrando-se com ventos fortes e quando estão maduras. A colheita é fácil - simplesmente sacudindo os galhos.
A finalidade dessa variedade de madressilva é universal - ela é consumida fresca, processada em sucos de frutas, geleias, compotas e congelada. Devido ao facto dos bagos serem muito delicados e frágeis, devem ser transportados com muito cuidado e a sua qualidade de conservação é fraca - vários dias em local fresco.
Qualidades de sabor
O lápis-lazúli tem um gosto excelente. A polpa da fruta é macia, carnuda, suculenta. O sabor é equilibrado - doçura de verão, complementada por uma agradável acidez picante e aroma de sobremesa, que não é muito pronunciado. Às vezes, uma ligeira doçura é sentida no sabor. A polpa contém alto teor de ácido ascórbico, ácidos orgânicos, além de magnésio, fósforo, ferro e potássio.
Amadurecimento e frutificação
O lápis-lazúli é uma variedade do meio da temporada. O arbusto começa a dar frutos no 3-4 ano após o plantio. Os bagos amadurecem gradualmente, pelo que a colheita é efectuada em várias fases. O amadurecimento em massa ocorre do final de junho a meados de julho. As datas podem ser alteradas sob a influência dos caprichos do clima.
Produção
O rendimento da variedade é médio. Ao cuidar do arbusto, você pode obter uma boa colheita de frutos úteis. Em média, cerca de 1,5 kg de bagas podem ser colhidas em 1 arbusto. O indicador máximo atinge 2,3 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A madressilva de lápis-lazúli, como a maioria de seus parentes, é autofértil. É por isso que se recomenda plantar variedades polinizadoras no local que florescem simultaneamente com o lápis-lazúli. Os arbustos polinizadores mais produtivos são considerados: opala de fogo, zircônia cúbica, Vlada.
Crescendo e cuidando
O plantio de uma muda de dois / três anos é realizado no outono - setembro-outubro. São plantadas, via de regra, na parte sul, a uma distância de 2 a 2,5 metros das demais plantações. A tecnologia agrícola da variedade consiste na rega regular, introdução de matéria orgânica e fertilizantes complexos a partir do terceiro ano de vida, moldagem em copa, poda de ramos, prevenção de doenças, afrouxamento e sacha do solo.
Resistência a doenças e pragas
O lápis-lazúli é altamente resistente a muitas infecções fúngicas e bacterianas, portanto, raramente sofre oídio, septoria e ferrugem. Às vezes, os arbustos são atacados por pulgões, vermes da folha, insetos cochonilhas, borrifar com inseticidas ajuda a se livrar deles.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
O lápis-lazúli é caracterizado por excelente resistência ao gelo, portanto, tolera facilmente quedas de temperatura de -30… 34 graus. Também deve ser notado que a planta não tem medo de geadas de retorno da primavera. Devido à sua alta resistência de inverno, os arbustos não precisam ser embrulhados para o inverno.
Requisitos de localização e solo
Esta cultura da baga gosta muito de calor, luz, ar, portanto, é plantada em uma área bem iluminada pelos raios solares, ao mesmo tempo que é protegida de forma confiável de ventos frios e correntes de ar. O ideal será um local onde não haja estagnação de umidade e o fluxo de água subterrânea seja profundo o suficiente. Solo nutritivo, respirável, permeável à umidade e fofo com uma acidez neutra se tornará confortável para o cultivo.