- Autores: Archer Z.I., Gidzyuk I.K. (fortaleza Bakcharsky da jardinagem do norte na região de Tomsk)
- Sinônimos de nomes: Kamchadalka
- Ano de aprovação: 1993
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: compacto, semi-espalhando
- Escapes: verde claro, curto, grosso, reto
- Sai: tamanho médio, verde fosco, oval alongado, dobrado ao longo da nervura central
- coroa: cônico reverso, estreito
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 0,8
Nas últimas décadas do século 20, a jardinagem russa foi enriquecida por uma cultura resistente ao inverno - a madressilva. O famoso fruticultor P. Kuzmishchev, no início do século XIX, considerava a madressilva promissora e a recomendava para cultivo em jardins do Extremo Oriente. A madressilva é uma cultura de baga relativamente despretensiosa para muitos, especialmente nas regiões do norte do país. Já se estabeleceu e continua a ganhar popularidade na jardinagem amadora e industrial na Rússia e em países estrangeiros. Portanto, a madressilva Kamchadalka foi reconhecida por seu amadurecimento muito precoce dos frutos, que ocorre em muitas regiões em junho, enquanto a maioria das outras variedades e safras amadurecem a partir de meados de julho.
História de criação
A própria madressilva é uma cultura bastante jovem. As primeiras variedades surgiram apenas na década de 30 do século XX. No entanto, tem sido demonstrado um interesse particular nas últimas 3-4 décadas. A madressilva Kamchadalka é fruto do trabalho de dois criadores soviéticos I. Gidzyuk e A. Tkacheva, mais tarde foi substituída por Z. Luchnik (reduto Bakcharsky da jardinagem do norte na região de Tomsk). A muda originou-se da polinização livre de forma seletiva da população Kamchatka. O trabalho durou várias décadas, e apenas em 1984 Kamchadalka foi submetido para verificação. Após 9 anos, eles começaram a plantá-lo ativamente. Agora, essa variedade é usada para criar novos.
Descrição da variedade
A planta é um arbusto compacto, cuja altura chega a um metro e meio. Sua coroa é espessa e estreita. Esta variedade é resistente à seca, autofértil e requer uma variedade diferente de arbusto de madressilva para a polinização. Os ramos do arbusto são regulares e relativamente longos. A folhagem é pequena, estreita, verde brilhante, mate.
Características da fruta
As bagas de madressilva Kamchadalka têm uma massa de 0,8 a 1,3 gramas. O fruto tem 2,5 centímetros de comprimento e 1 centímetro de diâmetro. Eles são cobertos por uma densa pele azul-azulada com uma leve camada de cera.
Qualidades de sabor
A carne do Kamchadalka é tenra, notam-se numerosas fibras, que, no entanto, não são sentidas ao serem consumidas. Madressilva sem amargor, doce, com leve acidez e aroma forte. Os frutos não caem dos galhos. De acordo com especialistas, a madressilva Kamchadalka está ganhando 4,5 pontos em 5 no sabor. No entanto, seu sabor também depende da região onde os arbustos são plantados. O local de pouso preferido é Tomsk.
Amadurecimento e frutificação
O período de amadurecimento dessa variedade vai até o final de junho - início de julho, ou seja, o amadurecimento do fruto é prolongado. Os frutos maduros não murcham por muito tempo, mas os frutos amadurecem de forma irregular.
Produção
Um pouco mais de um quilo de fruta pode ser colhido de um arbusto Kamchadalka. Uma grande planta às vezes dá 3 quilos. Mesmo em um verão chuvoso, a colheita de Kamchadalka será estável. Às vezes, os proprietários precisam organizar duas ou três abordagens para colher os frutos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade Kamchadalka requer polinizadores.Por tradição, para que os frutos apareçam, Cinderela, em Memória de Gidzyuk, Parabelskaya são plantados nas proximidades. Segundo as observações dos criadores, um bom polinizador é o Blue Spindle.
Crescendo e cuidando
Plantar madressilva Kamchadalka, como qualquer outra variedade, não é nada difícil. O principal é saber onde está o sistema radicular, depois mandar a muda para a cova e esperar o resultado. No entanto, como mostra a prática, alguns jardineiros produzem frutas grandes e saborosas, enquanto outros têm que se contentar com pequenas bagas amargas. Portanto, é necessário cumprir algumas regras no momento do plantio.
É importante que os arbustos tenham dois anos, antes de comprar Kamchadalka, é preciso verificar se há danos, galhos secos, as raízes estão sujeitas a inspeção. A casca pode descascar ligeiramente ao mesmo tempo, mas isso é apenas uma característica cultural.
A madressilva prefere locais abertos e ensolarados. Se você plantar a planta na sombra, a baga ficará amarga e amadurecerá mais tarde. Tem mais uma nuance: Kamchadalka realmente não gosta de ventos fortes, então ao escolher um local você deve se guiar por isso.
A madressilva Kamchadalka é uma cultura bastante despretensiosa, cresce em quase todos os solos, mas também tem as suas próprias preferências: não gosta de solos "ácidos". Se o buraco for bem temperado durante o plantio, a baga ficará mais doce. Ao cavar um sulco para uma muda, a terra pode ser dobrada sobre um substrato - um filme, uma lona, um saco aberto. Portanto, a terra escavada não ficará na grama perto do buraco. A cova deve ter 40 centímetros de largura e 45 cm de profundidade, regue bem antes de plantar.
Em seguida, você precisa preparar o terreno para Kamchadalka. Turfa, uma pequena quantidade de farinha de dolomita e alguns litros de vermiculita são adicionados ao solo selecionado. A vermiculita não penetra nas camadas profundas do solo, ao contrário da areia. Em seguida, você precisa preencher o buraco pela metade com o solo preparado. Em seguida, o solo é nivelado e regado novamente. Kamchadalka não cria raízes bem no sul, então nessas regiões é necessário adicionar fertilizantes à base de algas e farinha de ossos de peixe. Devido às bactérias, este fertilizante começará a dar resultados imediatos. Kamchadalka receberá comida por muito tempo. Duas colheres de sopa desse fertilizante serão suficientes para um arbusto. Esta variedade deve ser regada regularmente, uma vez por semana, mas apenas após o pôr do sol.
A poda de Kamchadalka nos primeiros anos é proibida. É aconselhável iniciar a realização desses procedimentos no 6º ano a partir do momento do plantio. Você só precisa podar galhos secos e podres.
Resistência a doenças e pragas
Essa variedade praticamente não adoece. O único inimigo de Kamchadalka são os insetos. No entanto, as infusões de tabaco podem proteger o arbusto de pulgões e moscas. Os produtos químicos devem ser usados estritamente até que as bagas apareçam. Às vezes, os pássaros querem se banquetear com as frutas. Neste caso, você pode instalar grades especiais.
Visão geral da revisão
De acordo com a maioria dos jardineiros amadores, a madressilva Kamchadalka é uma das plantas mais despretensiosas. É fácil de plantar, não requer cuidados especiais, praticamente não adoece. O arbusto dá frutos regularmente, embora as bagas sejam de tamanhos diferentes, elas não se esfarelam. O único aspecto negativo notado por muitos jardineiros é que a safra deve ser colhida várias vezes durante a temporada, e pode ser muito difícil separar os frutos dos galhos. Todos os proprietários de madressilva declaram unanimemente que os melhores polinizadores para Kamchadalka são Blue Spindle e Tomichka. Devido ao seu pequeno tamanho, vinte arbustos são plantados de uma vez. Kamchadalka é usada com sucesso para fazer geleias e doces, tem um sabor agridoce.