- Autores: Vladimir Sergeevich Ilyin, Nina Alekseevna Ilyina, Vladimir Ilyich Putyatin (Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul)
- Ano de aprovação: 1999
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: ligeiramente espalhando, compacto
- Altura do arbusto, m: 1,3
- Escapes: magro, curvo, púrpura, púbere
- Sai: médio, verde claro
- Flores: médio, de cor clara
- Tamanho da fruta: média
- Peso do fruto, g: 1,1
A madressilva é considerada uma baga incrível devido às suas propriedades curativas únicas. Esta baga, popular na Rússia, é cultivada em muitas regiões, desfrutando não apenas do sabor, mas também dos benefícios. Os criadores nacionais também prestaram atenção a esta fruta, criando novas variedades dela.
Uma dessas variedades é a madressilva de passa. Esta é uma baga comestível, cuja criação os especialistas russos participaram. A cultura é despretensiosa e não tem medo do frio. Graças a essas características, a variedade pode ser cultivada com segurança em regiões com clima instável e hostil.
Descrição da variedade
A altura dos arbustos de fruto de tamanho médio é de 1,3 metros. As plantas são compactas e ligeiramente espalhadas, de modo que um número maior de mudas pode ser plantado em uma pequena área. A cor dos rebentos é púrpura ou castanha com uma tonalidade púrpura. Eles são magros e pubescentes, curvos. A coroa assume uma forma cônica reversa.
As folhas são de tamanho médio, verde claro. A superfície é coberta por fibras finas. A ponta é enrolada e pontiaguda, e a placa em si é côncava. As flores são pequenas, as pétalas são claras, claras. A forma é um sino.
Arbustos saudáveis são capazes de resistir até mesmo geadas severas de até –50 graus Celsius, e durante a floração as plantas podem suportar temperaturas tão baixas quanto –8 graus.
Devido à sua aparência encantadora, especialmente durante o período de floração, os arbustos de madressilva são frequentemente usados como decoração viva.
Características da fruta
A massa de uma baga é 1,1 gramas, algumas crescem até 1,6 gramas. Os tamanhos são médios. O formato é padrão, alongado, com pequenas saliências na superfície. A cor é um azul profundo, uma flor azulada é perceptível. O comprimento varia de 1,8 a 2,7 centímetros.
A pele é lisa, sem penugem. É denso o suficiente e protege a polpa de danos com segurança. A polpa fibrosa é formada por dentro. Mesmo os frutos maduros permanecem pendurados nos galhos e dificilmente se desintegram. As frutas são consumidas frescas ou processadas. Você pode fazer geléia, suco, conservas ou geléia com eles.
Qualidades de sabor
O sabor a frutos silvestres é considerado doce, com um leve sabor amargo na boca. Polpa com estrutura fibrosa. Os provadores avaliaram o sabor da fruta em 4,8 pontos em 5. O teor de ácido - 2,2%, açúcar - 7,4%.
Amadurecimento e frutificação
Apenas no terceiro ou quarto ano de vida da planta ela dá frutos. As bagas são colhidas no último mês da primavera. A variedade está no meio da temporada. A colheita amadurece a cada ano.
Produção
Jardineiros relatam bons rendimentos. Cerca de 27 centners de frutas são colhidos em um hectare da horta, em média. O propósito das bagas é universal.
Crescendo e cuidando
Qualquer colheita de frutas, mesmo as pouco exigentes, precisa de cuidados adequados e regulares. O cumprimento das práticas agrícolas é um pré-requisito para a obtenção de uma colheita estável e de alta qualidade. Antes de começar a cultivar uma variedade em particular, você precisa saber mais sobre suas características.
A fase de crescimento ativo dos brotos de madressilva tem apenas 10 dias e termina no início de junho. A cultura da fruta Zest requer um cuidado especial durante o período acima. As plantas precisam ser regadas periodicamente ao longo da temporada, até o final da frutificação. Se nesses dias faltar umidade às plantas, o rendimento diminuirá visivelmente, assim como o sabor.
Para manter o nível certo de umidade, o solo ao redor das plantas é coberto com cobertura morta. Desempenhará várias funções ao mesmo tempo: proteger o local de pragas, manter o nível de umidade desejado, uma barreira para ervas daninhas.
Se uma grande parte dos fertilizantes foi colocada na cova de plantio, então não há necessidade de alimentar as plantas adicionalmente pelos próximos dois anos. No início da primavera, fertilizantes à base de nitrogênio são usados ativamente. As opções mais comuns são uréia e nitrato de amônio. Antes de adicionar 30 gramas da substância, dissolva em 10 litros de água. De 1 a 1,5 litros de líquido é derramado sob um arbusto.
E também os residentes de verão falam positivamente sobre excrementos de aves (na proporção de 1x10) e solução de verbasco (1x6). É importante esperar um intervalo de 2 semanas entre as mamadas. No início de julho, os procedimentos de fertilização são interrompidos.
Depois de colher as bagas, os arbustos são alimentados novamente para se recuperarem. Durante este período, use uma solução de nitrophoska ou nitroammophoska. Dissolva em um balde de 25 a 30 gramas da droga. Com o início do outono, utiliza-se a seguinte mistura: 20 gramas de cinza de madeira, 40 gramas de superfosfato duplo e 5 kg de composto por metro quadrado.
E também ao cultivar arbustos de bagas, a poda é realizada. Desempenha não apenas uma função decorativa, mas também prática. No primeiro ano, as mudas jovens são cortadas em 7 a 10 centímetros. Este procedimento é necessário para formar o esqueleto básico da madressilva. Durante a segunda e terceira temporadas, os arbustos não precisam ser podados.
Nas temporadas subsequentes, o procedimento é realizado apenas conforme necessário se a coroa for muito grossa ou danificada. É melhor diminuir o crescimento no outono. Livre-se de alguns brotos zero que crescem em linha reta. E você também precisa remover os brotos doentes, secos e muito curtos. A densidade excessiva torna difícil chegar ao solo na área do círculo próximo ao tronco para cuidar do local.
Para que os arbustos de frutas não adoeçam, eles precisam de condições confortáveis. As raízes começam a apodrecer com o excesso de umidade. Pode ser causado pelo fluxo de água subterrânea nas camadas superiores do solo ou por irrigação muito ativa. Mas a seca não deve ser permitida, ela terá um efeito negativo sobre a produção e a suculência dos frutos.
A Honeysuckle Zest não tem medo de infecções virais, mas na época de condições climáticas desfavoráveis, o risco de infecção aumenta. As plantas podem ser atacadas por oídio ou manchas. Se o clima da região é variável, é aconselhável tratar as plantas com compostos protetores.