- Autores: L.P. Kuminov
- Ano de aprovação: 1998
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Escapes: médio, reto, rosa, sem pelos, fosco
- Sai: grande, verde escuro, nu, fosco, solto
- Flores: grande, amarelo
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 1,1
- Forma de fruta: alongado
A variedade de madressilva Gzhelka é considerada universal: os arbustos de crescimento ativo não só dão frutos regularmente, mas também desempenham uma função decorativa, sendo usados para formar sebes. A planta não é caprichosa e tolera perfeitamente tanto as baixas temperaturas quanto as condições climáticas instáveis.
História de criação
Uma variedade de madressilva comestível chamada Gzhelka foi o resultado da atividade de reprodução de L.P. Kuminov. Em 1998, a variedade foi reconhecida em nível estadual e incluída no Registro Estadual. A cultivar de baga recebeu o nome do rio Gzhelka, localizado na região de Moscou.
Descrição da variedade
A madressilva Gzhelka cresce como um arbusto de altura média e espalhamento médio. Seus ramos retos, cuja superfície está desprovida de canhão, são de cor rosa fosca. Ao crescer Gzhelka em uma área aberta, os brotos da planta se alongam quase até 2 metros. As instâncias que se desenvolvem em condições espessas diminuem o desenvolvimento e tornam-se atrofiadas. Este último, no entanto, não afeta em nada o rendimento da colheita. Os rebentos finos da planta são cobertos por lâminas de folhas verdes escuras bastante grandes. A floração é acompanhada pelo aparecimento de grandes botões amarelos.
Características da fruta
A variedade de madressilva Gzhelka produz frutos grandes e alongados, pintados em uma cor azul escura. Seu comprimento pode ser de cerca de 2,5 centímetros e a forma é um pouco como um casulo curvo. Uma flor azulada é freqüentemente visível na pele fina e ligeiramente pubescente. O peso de uma fruta, assentada em um caule verde de tamanho médio, pode chegar a 1,1 grama. O aroma das bagas é sutil e discreto.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta da madressilva tem sabor adocicado, sem amargor. No entanto, as colheitas antecipadas e tardias podem apresentar um ligeiro azedume. As bagas fortes são utilizadas frescas ou para fazer compotas, compotas, compotas e uma variedade de bebidas e preparações. Se o amadurecimento da madressilva ocorre em climas quentes, os frutos acumulam grande quantidade de açúcar. As bagas, cujo desenvolvimento ocorria na chuva e no frio, são mais ácidas.
Amadurecimento e frutificação
Apesar de Gzhelka pertencer às variedades de maturação média, é possível colher dos arbustos muito mais tarde do que a maioria das variedades de madressilva. Uma vantagem significativa desta variedade de madressilva é que os frutos raramente se esfarelam. A frutificação ativa em uma cultura começa a partir do terceiro ou quarto ano de vida, assim como um aumento na produção.
Produção
A variedade frutifica em abundância: de um arbusto o jardineiro consegue colher de 2,1 a 2,5 quilos de frutos.
Crescendo e cuidando
A variedade Gzhelka é resistente às flutuações de temperatura durante a floração ativa, mas não responde muito bem à falta de água ou calor em tempo hábil. Para o plantio, recomenda-se usar espécimes de 2 ou 3 anos com sistema radicular bem desenvolvido.A transferência de cultura para o campo aberto é organizada na primeira semana de março ou setembro. Se o trabalho for realizado na primavera, é necessário agir até a eclosão dos botões. Um local bem iluminado ou aquecido é escolhido para o pouso. Como alternativa, pode ser uma área perto de árvores frutíferas que fornecem algum sombreamento. É importante que o solo no canteiro do jardim seja suficientemente úmido: a madressilva não pode crescer em terras secas da mesma forma que em áreas com ocorrência próxima de água subterrânea.
Para a muda, é preparado previamente um buraco com 50 centímetros de comprimento e largura e a profundidade chega a 40 centímetros. O espaço livre entre as fossas deve ser mantido entre 1 e 1,3 metros. Em princípio, não é proibido preparar uma única vala para vários arbustos. A terra escavada é alimentada com composto e deixada por 5-7 dias. No futuro, o fundo do buraco precisará ser revestido com material de drenagem. Antes do plantio, uma muda de madressilva é retirada de raízes secas e galhos quebrados. Depois de colocar a planta com cuidado no buraco, suas raízes são esticadas.
O poço é coberto com terra, após o qual a superfície é regada e coberta com cobertura morta. Durante as primeiras semanas, Gzhelka precisará ser irrigado quase todos os dias para que a madressilva receba umidade suficiente. Ao mesmo tempo, um balde com líquido é derramado sob cada arbusto. No futuro, a cultura precisará de rega em tempo hábil, livrando-se de ervas daninhas e soltando o solo. No oitavo ano de vida, a poda da cultura já pode ser realizada.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Gzhelka tem boa imunidade, mas pode sofrer de doenças fúngicas ou virais. Entre os insetos, a madressilva é mais frequentemente atacada por pulgões, carrapatos e mosquitos das folhas. Ainda mais danos à colheita são causados pelos pássaros que comem as frutas.