- Autores: Seleção canadense
- Sinônimos de nomes: Banana Azul
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Altura do arbusto, m: até 1,5
- Escapes: sublime, não inclinado
- coroa: extenso, obovado, denso
- Tamanho da fruta: muito grande
- Peso do fruto, g: 3,5-4
- Forma de fruta: oval alongado, pontiagudo nas extremidades
- Desmoronando: não desmorone
Arbustos de madressilva comestíveis são cada vez mais encontrados em chalés de verão. Isso se deve ao fato de que surgiram muitas variedades despretensiosas que se adaptam rapidamente ao clima e frutificam de forma estável. Dentre as muitas espécies, a variedade médio-tardia Blue Banana da seleção canadense merece atenção especial.
Descrição da variedade
A banana azul é um arbusto vigoroso e extenso com uma copa obovada ou abobadada que é fortemente engrossada com folhas verdes brilhantes e brotos fortes e elevados. No ambiente certo, a madressilva cresce em altura até 1,3-1,5 m, expandindo em diâmetro também até 130-150 cm.
A floração do arbusto é bastante precoce: final de abril - primeira semana de maio. Durante este período, o arbusto adquire um aspecto decorativo muito bonito, densamente coberto por flores medianamente brancas como a neve ou amareladas claras, exalando um aroma adocicado.
Características da fruta
Este tipo de madressilva pertence ao grupo das variedades de frutos muito grandes. No arbusto adulto, os bagos amadurecem com massa de até 4 gramas e comprimento de até 3 cm.O formato dos frutos é padrão - oval-alongado, com pontas pontiagudas. A madressilva madura tem uma bela cor púrpura, diluída com uma flor azulada pronunciada. A casca do fruto é moderadamente densa, não dura, com tuberosidade perceptível na superfície.
Os bagos aderem a caules curtos e espessos, secando durante a colheita. Os frutos maduros não se desintegram. Bagas colhidas podem ser transportadas em curtas distâncias. A qualidade de conservação da fruta é média, como a maioria das variedades de madressilva comestíveis.
A banana madressilva azul é caracterizada por um amplo propósito - as frutas vermelhas são consumidas frescas, processadas em geleias, conservas, sucos de frutas e congeladas. Além disso, a madressilva (folhas, caules, frutos) é usada na medicina popular.
Qualidades de sabor
A banana azul é uma das variedades mais deliciosas de madressilva. A polpa da fruta é carnuda, densa, macia, suculenta. O sabor é incomum - incrivelmente doce, até um pouco açucarado, sem amargor e enjoativo. Excelente sabor combina harmoniosamente com o verão, aroma adocicado.
Amadurecimento e frutificação
Madressilva canadense A banana azul é uma classe de cultura de maturação média-tardia. O arbusto começa a frutificar no 3º ano após o plantio. Os bagos não amadurecem ao mesmo tempo, pelo que o processo de amadurecimento é longo, podendo durar até 4-5 semanas. Não há necessidade de pressa para retirar as bagas dos arbustos, uma vez que podem ficar maduras e não se desintegrar durante 2 a 3 semanas. A fase de maturação e frutificação ativa começa na segunda quinzena de julho.
Produção
O alto rendimento é a vantagem desta variedade. Em média, até 4 kg de bagas úteis (3,5-3,6 kg) podem ser removidos de 1 arbusto por temporada. O rendimento máximo foi registrado em 4,5 kg por arbusto por temporada. De 1 hectare de plantio, pode-se obter de 11 a 14,8 toneladas de madressilva comestível.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Madressilva A banana azul precisa de polinização cruzada adicional, portanto, o plantio de variedades de doadores no local é indispensável. Plantar 2-3 variedades de polinização de uma vez é considerado o mais eficaz. Os polinizadores produtivos incluem: Coração de um gigante, Zircônia cúbica, Filha de um gigante, Aurora boreal, Honey Bee, Aurora.
Crescendo e cuidando
Você pode plantar uma muda de madressilva no final do outono (outubro-novembro) e na primavera (início de abril). É necessário planejar o plantio de forma que a distância entre os plantios seja de no mínimo 1,5 metros. Para o plantio, são adquiridas mudas de um a dois anos, que criam melhor raízes.
A tecnologia agrícola da madressilva canadense consiste em medidas básicas: irrigação conforme necessário, aplicação de fertilizantes minerais, alimentação líquida de raízes, prevenção de doenças, formação de copas, remoção de ramos sanitários e rejuvenescedores, afrouxamento, remoção de ervas daninhas e cobertura morta do solo, preparação para clima frio.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da variedade é suficiente para resistir o arbusto a muitos fungos e bactérias. Algumas doenças (oídio, ferrugem) podem ser causadas por cuidados inadequados ou clima desfavorável. A pulverização com inseticidas e fungicidas é usada como uma profilaxia confiável.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A banana azul tem alta resistência à geada, sobrevivendo a geadas severas de até -40 ... 45 graus. Botões de flores e brotos também são resistentes ao frio, portanto, o arbusto não precisa de abrigo. Os especialistas recomendam abrigar apenas mudas jovens.
Requisitos de localização e solo
A madressilva é uma cultura que ama o calor, a luz, por isso é confortável para os arbustos crescerem em uma área ensolarada, onde há proteção das correntes de ar. Um local com solo fértil, respirável, permeável à umidade, solto e com acidez neutra será o ideal. É importante que o lençol freático seja profundo, caso contrário, as raízes podem apodrecer.