- Autores: Z.P. Zholobova, I.P. Kalinin, Z.I. Archer (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Ano de aprovação: 1989
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: meio comprimido
- Altura do arbusto, m: 0,8-1,0
- Escapes: curvo, avermelhado, fosco, pubescente
- Sai: grande, elíptico, verde escuro com forte pubescência na parte superior
- coroa: cônico reverso
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 0,9-1,3
A variedade Blue Spindle é uma variedade muito difundida. Difere em resistência à seca e geada. O sabor da fruta depende muito das condições climáticas em que a madressilva cresce. As bagas são consumidas frescas, esfregadas com açúcar, são muito apreciadas na forma processada - compotas, geleias, compotas, sumos, vinhos, frutos secos. Adequado para a área de jardim (também para decoração como sebe) e cultivo industrial.
História de criação
A variedade foi obtida na década de 80 do século 20 com base no Instituto de Pesquisa Científica de Sistemas de Informação Lisavenko Barnaul pelos criadores Z. P. Zholobova, I.P. Kalinina, Z. I. Luchnik como resultado da polinização livre da madressilva Kamchatka Start. Incluído no Registro do Estado em 1989.
Descrição da variedade
O arbusto é de tamanho médio, até 1 m de altura, bastante compacto, a copa é cônica reversa. A casca tende a descascar após os 3-4 anos de idade. Os ramos são curvos, finos, opacos, esverdeados ao sol, adquirem uma tonalidade castanha. A folha é grande, elíptica, pontiaguda, verde-escura, dobrada no meio da lâmina foliar. A floração começa muito cedo, às vezes durante os primeiros degelos da primavera. As flores são amarelas, de tamanho médio, em forma de sino e não têm medo de geadas. As frutas são definidas mesmo em temperaturas tão baixas quanto –7 graus. O arbusto dá frutos há cerca de 20 anos. Variedade que adora umidade.
Características da fruta
Os bagos são grandes, pesando cerca de 0,9-1,3 gramas, em forma de fuso, azul-escuro com uma flor cerosa azulada, a casca é densa com uma superfície irregular, a polpa é macia. Têm um bom aspecto comercial, são guardados no frigorífico cerca de 5 dias.
Qualidades de sabor
O sabor é doce refrescante com acidez e leve amargor, que desaparece após o processamento. Conteúdo de açúcar - 7,6%, ácido cerca de 2%, ácido ascórbico - 106 mg por 100 g. Pontuação de degustação 3,7 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A madressilva começa a dar frutos no 5º ano de vida da planta, as primeiras bagas podem ser experimentadas no ano seguinte após o plantio. A variedade está no início da maturidade. Frutando anualmente, os frutos amadurecem de forma irregular em meados de junho. Em climas quentes, o amadurecimento começa no final de maio. A safra madura começa a desmoronar, cerca de 10-15% cai. Pode ser coletado mecanicamente.
Produção
Até 2,5 kg de frutas são retirados de um arbusto de 11 anos.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para plantio em toda a Rússia. Dependendo do local de crescimento, as características gustativas da fruta podem mudar: em climas quentes, a polpa torna-se doce, com a falta de umidade adquire um tom amargo.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Variedade autofértil, para obter um alto rendimento, variedades polinizadoras são plantadas nas proximidades: Azure, Cinderela, Blue Bird, Tomichka, Blue Bird, Kamchadalka, Morena, Memory of Gidzyuk.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se que as plantas com sistema de raízes abertas sejam plantadas no outono, um mês antes do início do clima frio. O plantio na primavera é indesejável, pois esta espécie começa a acordar cedo. Mudas em recipientes são plantadas durante toda a temporada. Você pode oferecer o seguinte padrão de pouso: 4x1 m.São feitas covas de plantio com 40-50 cm de profundidade, em solo argiloso um pouco mais profundo, para ainda colocar drenagem com uma camada de 10-15 cm. Normalmente são galhos, lascas, tijolos quebrados. 1 balde de composto, 300 g de cinzas, sulfato de potássio 30 g, superfosfato 100 g são adicionados ao solo do jardim retirado da cova. Um monte é despejado deste substrato no fundo, as raízes da muda são espalhadas sobre seu superfície e regada com 1 balde de água. Em seguida, eles cobrem com solo e aprofundam o colo da raiz em 5-7 cm. O solo ao redor da muda é compactado e regado com 1 balde de água. Cobertura morta com folhas caídas, turfa, serragem, húmus com uma camada de 5-7 cm. Os arbustos jovens são frequentemente regados: 2-3 vezes por semana.
Uma planta adulta precisa de rega regular, especialmente no início do verão antes da frutificação: 4-5 baldes de água são despejados em cada semana, especialmente na estação seca. O solo sob a madressilva não é solto para não danificar as raízes. Para saturar a terra com ar, ela é perfurada com um forcado em vários lugares.
A cultura requer alimentação 4 vezes ao ano. O primeiro é realizado antes que a neve derreta - meio balde de composto ou húmus misturado com cobertura morta é derramado sob cada arbusto.
Durante o período de brotamento, 1 copo de cinza de madeira é derramado sob cada planta. Após a colheita ou um pouco mais tarde - em agosto, são alimentados com cinzas. Em setembro-outubro, um sulco com profundidade de 20 cm é feito no círculo próximo ao tronco e, com a adição de 1 colher de sopa de superfosfato, é coberto com terra e regado.
A poda formativa não é necessária para a planta, ela pode ser feita se desejado, dando à árvore uma forma estética. Nos primeiros anos, o arbusto cresce ativamente para cima, então os botões superiores congelam e os brotos laterais começam a crescer. Neste momento, não é podada, retirando-se apenas galhos quebrados e frágeis. Nos anos subsequentes, recomenda-se realizar podas periódicas para que a copa não cresça demais. A cada primavera, brotos são cortados, que crescem dentro da copa, descendo até o solo, cruzando e estragando o aspecto decorativo geral. Ramos curvos são cortados em pedaços e removidos. Após 10 anos, eles começam a cortar os ramos mais antigos localizados perto do solo, geralmente crescem neles crescimentos fracos ou nem existem. Com uma poda pesada, é melhor não deixar mais do que 15 ramos do esqueleto na planta.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é muito resistente às principais doenças e pragas. Os tratamentos preventivos geralmente não são realizados. Os arbustos podem ser afetados por manchas marrons, megalosseptórios, oídio, tuberculariose. Pulverizar 3-4% de líquido Bordeaux ou preparação Skor ajuda a lidar com essas doenças. A lagarta do dedo da madressilva pode atacar as bagas, e os seguintes remédios são eficazes contra ela: "Confidor", "Inta-vir", "Decis", "Actellik".
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura se distingue pela alta robustez do inverno, sem abrigo pode suportar temperaturas de até -45 graus.É uma variedade tolerante à seca, mas deve-se observar que condições climáticas estressantes podem afetar o sabor da safra futura.
Requisitos de localização e solo
O fuso azul prefere solos ligeiramente alcalinos ou neutros, argilosos e franco-arenosos. O arbusto é colocado em áreas claras, mas pode resistir a sombras curtas, por exemplo, várias horas por dia. Normalmente plantado contra a parede sul de uma casa ou outro acessório que proteja do vento. A água subterrânea deve estar localizada a uma profundidade de 1 m, não mais perto. Em climas quentes com pouca chuva, o arbusto cresce lentamente, o que se reflete na produção.
Visão geral da revisão
Os jardineiros gostam da variedade Blue Spindle: praticamente não precisa de cuidados e hiberna sem abrigo, produz safras regularmente, outras madressilvas, por exemplo, Amphora, são plantadas nas proximidades para polinização. Para alguns, o arbusto não só dá frutos, mas também serve para decorar o local, nunca adoece e não é atingido por insetos. Bagas frescas não são muito doces, mas a geléia delas é deliciosa.