- Autores: Z.P. Zholobova, I.P. Kalinin, P.S. Kurochka (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Apareceu ao cruzar: Bluebird x Pollen Mix
- Sinônimos de nomes: Gerda
- Ano de aprovação: 1994
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: extenso, compacto
- Altura do arbusto, m: até 1,5
- Escapes: reto, fosco, verde claro, não pubescente
- Sai: grande, verde escuro, oblongo-oval, sem estípulas
- coroa: esférico
A madressilva de Gerda é um representante digno de uma variedade de consumo de massa, incluída no Registro do Estado, devido às suas qualidades positivas - a capacidade de suportar geadas tardias, frutificar cedo e dar uma excelente colheita de frutas silvestres no início a meados do primeiro mês de verão . A prevalência desta baga na Rússia é causada por um cuidado despretensioso, características de sabor únicas, a presença de uma grande quantidade de componentes valiosos e a decoração de um arbusto a partir do qual se podem formar sebes facilmente.
História de criação
A madressilva de Gerda pertence ao grupo das madressilvas Kamchatka, porque foi obtida da variedade Blue Bird, que também pertence a ela, mas a fonte foi polinizada com pólen de frutas semelhantes que crescem em diferentes regiões da Rússia. A criação da Gerda foi realizada por pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria. Lisavenko nos últimos anos da União Soviética. Já na Rússia independente, foi apreciado por jardineiros e cientistas, o que levou à inclusão da madressilva no registro do Centro Federal de Pesquisa de Agrobiologia. Os criadores de Barnaul a tornaram uma variedade de maturação precoce, mas em algumas fontes ela ainda é posicionada como uma baga de início médio.
Descrição da variedade
Perfeito para fruticultura, paisagismo e lotes de jardim de qualquer tamanho. Não ultrapassa um metro e meio de altura, tem uma copa arredondada que se espalha e é fácil de formar. Decorativa em qualquer época - com grandes folhas verdes escuras, salpicadas de bagas da forma original, no outono. Ao plantar madressilva de Gerd, o jardineiro recebe muitos benefícios:
variedade de excelente sabor, resistente ao gelo e com maturação precoce;
não rega bagas maduras, penduram-se nos ramos por muito tempo devido ao caule forte e durável;
na medicina popular, não apenas as bagas são usadas para o tratamento, mas também as folhas e os ramos;
a safra é colhida manualmente ou sacudida em um filme plástico pré-espalhado;
não cresce acima de 1,5 m, mas é decorativa e pode ser plantada com uma dupla finalidade - decorar qualquer território e obter uma colheita de frutos silvestres saborosos e saudáveis.
Na literatura científica, é invariavelmente mencionado que Michurin também se interessava pela madressilva e seu cultivo. Agora, as estatísticas mostram que a Rússia é o líder na prevalência de bagas no mundo. Isso é facilmente explicado - desde os tempos soviéticos, os criadores domésticos têm trabalhado na obtenção de variedades de consumo com excelente sabor. A madressilva de Gerd está invariavelmente presente na classificação da demanda, compilada de acordo com as avaliações dos jardineiros.
Características da fruta
Bagas com casca fina. Eles não toleram bem o transporte, mas podem ser transportados em uma camada, congelados e secos quando diluídos para suas próprias necessidades. A frutificação se estende no tempo, mas não há perdas de safra devido ao colmo forte. O peso não chega a um grama, portanto é considerado médio. Os frutos são de forma oval-alongada (por vezes são comparados a barricas), de tonalidade negro-azulada, quando maduros apresentam-se recobertos de uma flor azulado-azulada.
Qualidades de sabor
Os bagos são tenros, doces e azedos, de excelente sabor, com elevado teor de ácidos e açúcares de origem vegetal, vitaminas e minerais.Na medicina popular, são usados para eliminar problemas circulatórios, otimizar o estado dos vasos sanguíneos, fortalecer a imunidade e tratar a anemia. Ajuda no acidente cerebrovascular. Mas devido ao fato de a qualidade de conservação ser ruim mesmo na geladeira, apenas parte da colheita obtida é consumida fresca.
A madressilva de Gerd é perfeitamente congelada, seca, pode ser usada para fazer sucos, compotas, conservas e compotas, produtos de panificação, usados como ingrediente em preparações pré-fabricadas de inverno. O aroma e os componentes úteis são preservados com qualquer método de colheita para o inverno.
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação é indicado em meados - final de junho, um verão frio ou uma região com clima problemático pode mudar as datas, mas não por muito tempo. A partir do segundo ano de cultivo, já é possível colher os frutos silvestres, mas a verdadeira colheita começa a partir dos 3-4 anos.
Produção
A variedade tem alto rendimento. Com os devidos cuidados, obtém-se do mato em média mais de 1,6 kg, mas mesmo sem isso, pode-se contar com 1,2 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A madressilva de Gerd é registada como uma variedade auto-infértil, mas a sua polinização é fraca, por isso recomenda-se combinar o arbusto com outras variedades desta planta, meio precoces, com períodos de floração semelhantes. A madressilva não comestível não é adequada para esse propósito, pois os arbustos podem inutilizar as bagas de Gerda.
Crescendo e cuidando
Fornecendo a planta com sombra parcial, solo franco-arenoso ou argiloso, rega oportuna, você pode obter um excelente retorno pelo esforço despendido. A variedade tolera geadas, geadas no final da primavera, verões secos e frescos com igual resistência. O material de semeadura é melhor adquirido em um bom viveiro, mas deve ser plantado de meados de agosto a meados do outono. Após o fim da frutificação, o ciclo vegetativo vai abrandando gradativamente, no final do verão é uma excelente época para o plantio, com um longo período de adaptação, o que ajudará a suportar facilmente o frio invernal.
Alguns jardineiros têm certeza de que um arbusto colocado em um local bem iluminado dá os frutos mais açucarados e uma grande produção. A necessidade de adesão ao esquema de plantio, mudança de local após 2 décadas, equipamentos de drenagem e rega limitada (não mais de 10 litros por arbusto) são mencionados como condições importantes para um bom crescimento e rendimento. Os arbustos jovens precisam ser cobertos com folhas de abeto ou agulhas misturadas com húmus de cavalo na zona do círculo do tronco.