- Autores: DENTRO E. Putyatin, V.S. Ilin, N.A. Ilyina (Centro Federal de Pesquisa Agrária de Ural da Filial de Ural da Academia Russa de Ciências)
- Ano de aprovação: 1999
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhando ligeiramente
- Altura do arbusto, m: 2
- Escapes: médio, curvo, sem pelos, fosco, rosa
- Sai: grande, verde escuro, pubescente, fosco, coriáceo, côncavo
- coroa: esférico, com topo suspenso
- Flores: médio, de cor clara
- Tamanho da fruta: pequena
Ao planejar as plantações de frutas e bagas no local, é imperativo reservar um local para o cultivo de madressilva comestível. Variedades não caprichosas e muito saborosas incluem uma variedade de Fianit de selecção nacional, capazes de crescer em qualquer zona climática.
História de criação
Zircônia cúbica é uma madressilva saborosa e saudável obtida no South Ural Research Institute of Horticulture and Potato Growing em 1995. A autoria pertence a um grupo de cientistas - V. I. Putyatin, N. A. Ilyina e V. S. Ilin. A variedade surgiu como resultado da polinização livre da variedade Smolinskaya.
Descrição da variedade
A zircônia cúbica da madressilva é uma planta vigorosa, dotada de uma coroa esférica bem cuidada, ramos ligeiramente abertos e um espessamento moderado de folhagem verde escura. Um arbusto poderoso caracterizado por rebentos curvos de tonalidade rosada com um opaco pronunciado e um sistema radicular desenvolvido. Um arbusto adulto cresce até 2 metros de altura.
O arbusto começa a florir na primeira semana de maio. A copa do arbusto é abundantemente coberta por grandes flores amarelas claras ou cremosas, de cheiro agradável.
Características da fruta
Zircônia cúbica é uma variedade de frutos pequenos. Um arbusto saudável dá frutos que pesam 0,8-1 gramas, até 1,6 cm de comprimento, pendurados em caules encurtados. A forma do fruto é alongada ou oval-alongada com superfície lisa, sem tubérculos visíveis. Os frutos maduros são uniformemente cobertos com uma cor azul brilhante, que se dilui com uma densa floração azulada. A casca dos bagos é fina, sem pubescência.
As bagas têm um propósito universal - são consumidas frescas e também processadas em conservas, compotas, compotas e congeladas. Além disso, as bagas são amplamente utilizadas na medicina popular. Devido ao facto de os frutos da madressilva serem tenros e frágeis, não toleram bem o transporte, e também não podem ser guardados por muito tempo (vários dias no frigorífico).
Qualidades de sabor
Madressilva meio tarde tem um gosto ótimo. A polpa é caracterizada por uma textura carnuda, macia, fibrosa e moderadamente suculenta. A fruta tem um sabor harmonioso - doce e azedo, sem adstringência, amargor. O aroma é de brilho médio, mas bastante refrescante. A polpa contém 7% de açúcares e menos de 3% de ácidos, além de beta-caroteno, vitaminas A e C.
Amadurecimento e frutificação
A zircônia cúbica é uma classe intermediária. A produtividade começa no 3º ano após o plantio. As bagas são temperadas juntas. Você pode avaliar o sabor das primeiras bagas em meados de julho. O período de maturação ativa da madressilva começa no final de julho - início de agosto (dependendo da região de crescimento). Os frutos maduros não se desfazem, mas devem ser retirados com cuidado, caso contrário a separação do pedúnculo não ficará seca.
Produção
Esta variedade tem rendimento médio. Cumprindo todas as regras da tecnologia agrícola, a partir de um arbusto adulto, você pode colher de 1,1 a 1,7 kg de frutas úteis.Os agricultores que cultivam em escala industrial podem contar com uma média de 32 centners por hectare de plantações.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A zircônia cúbica, como outros tipos de madressilva, é autofértil. Para uma boa produtividade da cultura da baga, é necessário cultivar nas proximidades variedades polinizadoras com períodos de floração semelhantes. O arbusto doador ideal para Zircônia cúbica é a madressilva ânfora. A distância entre arbustos deve ser 1,5-2 metros.
Crescendo e cuidando
Plantar madressilva é recomendado no outono: final de setembro - início de outubro. É melhor comprar uma muda por 2-3 anos, uma vez que têm a maior taxa de sobrevivência.
A zircônia cúbica não é caprichosa em seu cuidado, mas exige o cumprimento de procedimentos de cuidado padrão - rega regular, aplicação de fertilizantes, especialmente fertilizantes orgânicos, formação de copas, remoção de galhos secos e danificados, prevenção de doenças, proteção contra o frio, bem como afofamento, remoção de ervas daninhas e cobertura morta do solo.
A rega é feita numa vala à volta do arbusto, não pela raiz. Os fertilizantes são aplicados a partir de 3-4 anos de plantio de um arbusto. A partir dos 15 anos de idade, realiza-se a poda rejuvenescedora, retirando os rebentos velhos da raiz.
Resistência a doenças e pragas
A resistência da planta a doenças e infestação de insetos é média. Na maioria das vezes, a variedade Zircônia é exposta ao vírus do mosaico da folha e à mancha marrom. Os insetos-praga que atacam a cultura são a mosca-dedo-da-madressilva, o falso escutelo, os ácaros-aranha e os pulgões, que podem ser eliminados com a aplicação de inseticidas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A madressilva tem excelente resistência ao gelo, sobrevivendo a quedas de temperatura para –30… 34 graus. O arbusto não precisa de abrigo, mas uma cobertura profunda da zona próxima à raiz será necessária.
Requisitos de localização e solo
Uma cultura de baga pode crescer em qualquer lugar, mas para obter uma boa colheita, você precisará de uma área limpa, iluminada e ensolarada, protegida do vento e das correntes de ar. O solo prefere madressilva solta, nutritiva, respirável, permeável à umidade, com acidez neutra. Os solos franco-argilosos e arenosos são considerados os melhores.