- Autores: V.S. Ilyin, N.A. Ilyina (Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul)
- Apareceu ao cruzar: de polinização livre da variedade Smolinskaya
- Ano de aprovação: 1994
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: muito extenso
- Escapes: roxo, fino, curvo
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 0,8-2
- Forma de fruta: tuberoso alongado
- Desmoronando: fraco
A madressilva de frutos longos é uma variedade procurada pelos jardineiros com frutas suculentas e forte imunidade. Vale a pena considerar com mais detalhes as principais características da planta e as condições de seu cultivo.
História de criação
Pela primeira vez, a variedade foi incluída no Registro do Estado em 1994. O arbusto foi criado por criadores nacionais e em 1989 passou em todos os testes necessários.
Descrição da variedade
A madressilva de frutos longos é um arbusto de tamanho médio com uma copa de propagação média. Entre as principais características:
altura do arbusto - 1 m;
forma de coroa - esférica;
brotos - curvos;
as folhas são oblongas, verde-escuras.
As placas das folhas são ligeiramente pubescentes. Durante o período de floração, o arbusto emite botões em forma de funil branco-amarelo.
Características da fruta
A madressilva forma frutos grandes 2 ou 3 anos após o plantio. Características da fruta:
forma - cilíndrica, alongada;
comprimento - 3 cm;
peso - 2 g;
cor azul-escura.
A pele se destaca por sua pequena espessura e tubérculos, é caracterizada por uma cobertura cerosa. A polpa é suculenta, de cor vermelho-púrpura.
Qualidades de sabor
Os degustadores avaliam a palatabilidade dos bagos em 4,8 pontos em 5. Os bagos contêm ácidos, açúcar e vitamina C. O sabor agradável e a ausência de amargor são as principais vantagens dos frutos que atraem os jardineiros a usá-los tanto para consumo fresco quanto para preservação. ..
Amadurecimento e frutificação
As primeiras flores aparecem no arbusto de madressilva no início de maio, o que torna a variedade um grupo de plantas com um período de maturação precoce. O arbusto forma bagas mais perto dos primeiros dias de junho.
Produção
O rendimento médio atinge 1,5-2,4 kg por arbusto. Com cuidado, pode ser aumentado para 3 kg por arbusto.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A madressilva de frutos longos pertence ao grupo das variedades autoférteis. Para a formação dos frutos, é necessário cuidar do plantio de variedades polinizadoras nas proximidades. Basicamente, os jardineiros preferem Chernichka ou Sineglazka.
Crescendo e cuidando
É fácil cultivar madressilva no jardim se você abordar corretamente o plantio do arbusto e cuidar dele. Antes de iniciar o plantio, é necessário preparar o solo. Para fazer isso, cave um buraco de até 50 cm de profundidade e até 60 cm de largura. Uma camada de fertilizante de esterco podre, sal de potássio e superfosfato é colocada no fundo.
A madressilva pode ser plantada em grupos compactos devido ao seu pequeno sistema radicular. Portanto, se um jardim de arbustos for planejado, então 2 metros podem ser deixados entre as linhas e 2,5 metros afastados de edifícios e outros objetos.
Esquema de pouso.
Na véspera do plantio, a muda é colocada em um balde d'água. Se necessário, estimulantes de crescimento também são adicionados à água, o que terá um efeito positivo na imunidade e na capacidade de criar raízes.
Antes do plantio, as raízes são suavemente esticadas.Depois a muda é cuidadosamente baixada para o buraco, onde os fertilizantes foram colocados anteriormente. É importante garantir que o sistema raiz não seja danificado.
O arbusto plantado é borrifado com terra e bem regado com um balde de água previamente decantado.
A cobertura morta é realizada ao redor do arbusto com serragem.
Será possível alcançar altas safras graças ao cuidado adequado. Recomendações básicas.
Rega. A madressilva de frutos longos não gosta de alagamento, ela imediatamente começa a apodrecer. É caracterizada por rega moderada. A primeira vez que o arbusto é regado na primavera, é melhor fazê-lo em dias quentes e ensolarados. O volume médio de rega é de 1 a 2 baldes de água. Na segunda vez, o arbusto é regado quando os botões estão amarrados, reduzindo o volume de água. Após a frutificação, a rega é realizada apenas conforme necessário, se não houver chuvas regulares. A última rega é realizada em setembro.
Top dress. A planta prefere alimentação regular com fertilizantes orgânicos e inorgânicos. Compostos de potássio e fósforo são usados com mais frequência, no entanto, após o plantio e durante o período de floração, fertilizantes de estrume, cinzas e outros componentes naturais também estão em demanda.
Poda. A madressilva de frutos longos cresce rapidamente, o que requer poda regular para formar a copa e eliminar os ramos fracos. A maior parte da poda é feita na primavera ou no outono.
O cuidado cuidadoso com as plantas evitará doenças do mato, além de aumentar a produtividade.
Resistência a doenças e pragas
Entre as doenças comuns às quais a variedade está exposta, destacam-se as seguintes:
oídio;
ramularíase;
Câncer europeu.
Qualquer uma dessas doenças pode destruir rapidamente o arbusto. Para fins de prevenção, recomenda-se tratar a variedade com sulfato de cobre e outras drogas eficazes. E também, se a planta tiver sofrido alguma doença, vale a pena realizar a poda oportuna dos ramos afetados.
Pragas perigosas da madressilva:
pulgão;
ácaro-aranha;
peixinho dourado.
E também o arbusto sofre com os ataques do bug do escudo de pernas vermelhas. Uma solução com sabão o ajudará a lidar com convidados indesejados. Você também pode usar "Karbofos" - uma ferramenta especial para controle de pragas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura é caracterizada pelo aumento da resistência às geadas, portanto, mesmo nas regiões da Sibéria, não é necessário cobrir o mato. Durante o período de floração, a planta é capaz de resistir a geadas de até -7 graus Celsius, o que atrai jardineiros.
A seca tolera a variedade pior, portanto, na ausência de chuvas regulares, recomenda-se aumentar a quantidade de rega para evitar a morte da planta.
Requisitos de localização e solo
A variedade é bastante exigente quanto aos solos. Recomenda-se plantar madressilva em altitudes mais elevadas, onde o lençol freático é baixo. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de que as raízes comecem a apodrecer rapidamente. Condições adicionais:
o local deve ser protegido de correntes de ar;
o local deve ser aberto à luz solar;
ao plantar em solos argilosos e alagados, é necessário providenciar um sistema de drenagem.
E também vale a pena cuidar da disponibilidade de variedades próximas que podem polinizar a madressilva para a posterior formação dos frutos.