- Autores: NO. Tkacheva, N.V. Savinkova, A.P. Pavlovskaya, V.K. Gedzyuk (FSUE "Bakcharskoe", região de Tomsk)
- Apareceu ao cruzar: Turchaninova 1-21-7 x Turchaninov 1-39-23 + Roxana
- Ano de aprovação: 2004
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Escapes: médio, verde, topo suspenso
- Sai: médio, verde, ligeiramente pubescente
- Transportabilidade: Boa
- Flores: médio, amarelo claro
- Tamanho da fruta: ampla
Incluir madressilva na dieta ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e, ao mesmo tempo, aumenta a quantidade de triglicerídeos benéficos. Especialmente úteis são as variedades criadas especificamente para o cultivo em uma ampla gama de condições naturais.
A variedade despretensiosa da madressilva Chulymskaya se distingue por sua resistência especial às mudanças de temperatura, mesmo durante o período de floração, e não é suscetível à influência de doenças. Devido à sua espetacular floração e frutificação, é utilizado como elemento decorativo em projetos paisagísticos para decorar áreas locais, parques urbanos.
História de criação
Esta variedade foi cultivada na região de Tomsk por hibridização interespecífica de variedades selecionadas de madressilva de diferentes regiões (Altai e Kamchatka) em 1979. O objetivo dos criadores era obter madressilvas resistentes às difíceis condições climáticas dos Urais. A variedade foi incluída no Registro Estadual e recomendada para cultivo em todas as regiões da Rússia em 2004.
Descrição da variedade
A madressilva Chulymskaya é uma planta perene (pode frutificar até 30 anos), arbustiva com altura média de 1,2-1,4 m, casca castanha-amarronzada e ramos ligeiramente curvos nas pontas. As folhas são amendoadas, médias. Durante a floração, a planta é coberta por pequenas flores amarelo claro. Frutos de diferentes tons de púrpura são mantidos tão apertados quanto possível nos brotos, raramente se esfarelam por si próprios.
Características da fruta
Os frutos da madressilva são geralmente de formato oval e irregular com uma covinha na parte superior, ligeiramente achatada nas laterais, afinando em direção à ponta. A cor dos bagos varia do ameixa ao roxo escuro, a casca é fina, mas bastante densa e firme.
O peso médio dos frutos da madressilva Chulym é de 1,2 gramas. Eles têm um alto teor de vitamina C (33,2 mg). Também é rico em vitaminas A e P, oligoelementos (sódio, magnésio). Ao mesmo tempo, o teor de açúcar é baixo, apenas 8%. Portanto, é muito útil para pessoas mais velhas.
Qualidades de sabor
O sabor da baga é refrescantemente doce, com um ligeiro azedume. A pontuação da degustação é muito alta - 4,8 pontos. Pode ser consumido fresco, adicionado a uma variedade de bebidas e smoothies e tortas feitas. Esta variedade tolera muito bem a geada. Apresenta boa transportabilidade.
Amadurecimento e frutificação
A madressilva Chulymskaya pertence às variedades de meia temporada, as primeiras bagas começam a amadurecer na terceira década de junho (17-22 dias). O amadurecimento é gradual - dentro de 1-2 semanas. Ela começa a produzir safras na idade de 3-4 anos.
Produção
Esta variedade apresenta rendimentos muito bons. Quando plantada em condições adequadas, pode produzir 5 kg de bagas de um arbusto. O rendimento médio é de 3-4 kg.
Regiões em crescimento
A madressilva é zoneada para cultivo na Sibéria e nos Urais. Em climas mais frios, os jardineiros observaram que ela pode produzir safras mais ricas do que em uma região quente.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A polinização cruzada com diferentes variedades de madressilva é desejável para uma boa colheita.Vizinhos ideais para Chulymskaya são as variedades Gigante, Filha do Gigante, Delícia, Anão. Portanto, é melhor plantar madressilva em grupos de 3 variedades.
Crescendo e cuidando
Para a reprodução, são utilizadas estacas, que são cortadas de uma planta de 4-5 anos. Para a germinação, eles são plantados em uma mistura de turfa e areia. A melhor época para o plantio de madressilva é abril, mas as mudas em recipientes podem ser plantadas até outubro. Para o plantio no solo, um buraco é cavado até uma profundidade de 0,5 m, no qual 1-2 baldes de composto são despejados. A madressilva é bastante exigente nas condições de cultivo. Prefere áreas ensolaradas com solo fértil e bem hidratado.
A madressilva Chulymskaya não precisa de podas frequentes, mas é necessário realizar podas higiênicas com intervalos de alguns anos. Para isso, cerca de um terço do volume da coroa é cortado do arbusto.
Apesar de sua tolerância à seca, esta variedade adora regas abundantes e pulverizações regulares. A fertilização deve ser feita 2-3 vezes por temporada. Ambos os complexos de fósforo e potássio e orgânicos (excrementos de pássaros, estrume) são adequados.
Resistência a doenças e pragas
A madressilva tem forte imunidade e é resistente à maioria das doenças. Mas a prevenção é desejável. Por exemplo, os pássaros adoram frutos de madressilva, então a planta precisa de abrigo durante o período de frutificação. Os pulgões são afetados, para combater esta praga, o arbusto é tratado com uma solução (0,2%) de Actellik ou Rogora. Em condições desfavoráveis, pode doer com manchas foliares, doenças fúngicas.
Requisitos de localização e solo
O local ideal para a germinação da variedade Chulymskaya são áreas abertas e ensolaradas, onde ela dá uma colheita abundante e grande. Pode crescer parcialmente à sombra, mas nessas condições os ramos ficam fortemente esticados, o que dificulta a poda.
O sistema radicular da madressilva é altamente ramificado, por isso prefere solos soltos, respiráveis e com acidez neutra.