- Autores: Universidade de Saskatchewan, Canadá
- Sinônimos de nomes: Besta Boreal, Borealis, Besta do Norte
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: vertical
- Altura do arbusto, m: 1,5
- Escapes: grosso, durável
- coroa: arredondado
- Tamanho da fruta: ampla
- Peso do fruto, g: 3,5
- Forma de fruta: amplamente oval, ligeiramente achatado nas laterais
O sabor das diferentes culturas não é tudo o que qualquer jardineiro precisa saber. Para obter um bom efeito da madressilva Boreal Best, você precisará entender as peculiaridades do cultivo e do cuidado e qual produtividade pode ser esperada. Definitivamente, vale a pena analisar as sutilezas de plantar tal planta.
História de criação
Essa cultura foi criada no Canadá. O fruto do trabalho dos criadores da Universidade de Saskatchewan não aparece no Registro Estatal Russo de Plantas. Ele tem vários sinônimos oficiais ao mesmo tempo:
Besta Boreal;
Borealis;
Monstro do Norte.
Descrição da variedade
O tipo de madressilva, de uso universal, forma arbustos de até 1,5 m de altura, característicos desses arbustos de crescimento direto. Sua coroa é um pouco arredondada. Os brotos são muito grossos. Portanto, eles são muito duráveis e confiáveis.
Características da fruta
Os frutos grandes Boreal Best pesam 3,5 gramas. Eles se parecem com uma ampla forma oval. Essas frutas são ligeiramente espremidas de todos os lados. Eles são caracterizados por cores pretas e roxas. A casca grossa é sólida.
Sua superfície é coberta por um revestimento ceroso. A parte principal da polpa é colorida em tom roxo claro. É importante notar que a safra não se desintegra. Isso é conseguido por meio de uma boa fixação aos galhos.
Qualidades de sabor
Observe o sabor agridoce na descrição oficial. É misturado com um final de boca frutado. E também a descrição oficial insiste na singularidade do perfume. Um exame de degustação deu a esta planta uma estimativa de 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Boreal Best florescerá em maio. Esta é uma planta típica de amadurecimento tardio. A colheita da baga começa no final de junho. Termina em setembro. Os horários exatos dependerão do clima atual.
Produção
A capacidade declarada de dar uma média de 5 kg por 1 arbusto. Portanto, acredita-se que esta planta tenha um nível de produtividade médio. É verdade que, ao contrário dos tipos mais férteis, mostra um resultado estável.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É impossível fazer sem a ajuda de outras plantas. Para a polinização desta cultura, é necessário aplicar:
Beleza do norte;
Nevasca do norte;
Aurora;
Tundra;
Honey Bee;
Coração do Gigante.
Crescendo e cuidando
A resistência às doenças é bastante alta. Essa planta é especialmente boa para resistir aos ataques de mofo. Os momentos específicos de desembarque são escolhidos a seu critério, levando em consideração as condições climáticas. No sul, a madressilva Boreal Best é plantada na primavera e no verão. No entanto, na faixa do meio, especialmente no norte, você terá que escolher a data mais próxima possível.
No momento do plantio, o rizoma deve ser distribuído uniformemente por todo o volume da cova. Mesmo uma pequena quantidade de cavidades de ar não deve ser deixada entre as raízes. Em seguida, o solo é compactado e a planta plantada é regada. Em condições normais, Boreal Best deve ser irrigado 1 vez por década. Mas durante os períodos de seca, a rega pode ser feita a cada 72 horas.
Do top dress, o clássico orgânico tem a melhor reputação:
excrementos de pássaros;
esterco de vaca;
composto.
Curativos minerais raramente são usados. A razão é que, por causa deles, o arbusto pode ficar mais espesso.Com a alimentação básica normal da cova de plantio, os fertilizantes começam a ser aplicados pelo menos 3 temporadas após o desenvolvimento. Logo após cada rega ou chuva, a área deve ser cuidadosamente afrouxada, evitando traumas nas raízes. A remoção de ervas daninhas é apropriada para combinar com cobertura morta.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A melhor madressilva Boreal pode sobreviver a geadas de até -28 graus. Em climas frios mais severos, a variedade necessariamente requer abrigo. Com uma versão industrial de cultivo, com os devidos cuidados, a planta será útil até mesmo nas regiões do norte da Rússia.
Requisitos de localização e solo
É aconselhável plantar essa planta em locais ensolarados. Também é necessário selecionar locais protegidos de ventos frios. A luz do sol deve atingir a coroa, mas uma sombra tênue deve ser deixada abaixo dela. Se possível, áreas arenosas ou argilosas devem ser preferidas. É ainda melhor se o solo for permeável à água e ao ar.
Em locais de baixa altitude, formam-se aterros com 30 cm de altura. Além disso, será necessária uma camada de drenagem, que é criada a partir de:
argila expandida;
luta de tijolos;
destroços, Pedregulho.