- Autores: Z.P. Zholobova, I.P. Kalinin (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Apareceu ao cruzar: 12-19 x Mistura de variedades de pólen: Blue Bird + Blue Spindle + Azure
- Ano de aprovação: 1996
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: compacto
- Altura do arbusto, m: 1,7
- Escapes: espessura média, reta, verde, na parte superior do lado ensolarado rosa, não pubescente
- Sai: grande, verde escuro, oval-alongado, na parte inferior ao longo das veias - ligeiramente pubescente, curvo
- Transportabilidade: Boa
- Tamanho da fruta: ampla
O cultivo da madressilva comestível tornou-se muito popular nos últimos anos, uma vez que essas bagas são um verdadeiro depósito de vitaminas e oligoelementos para o corpo humano. O principal é escolher uma variedade adequada que se adapte rapidamente às condições de cultivo. Uma das variedades que podem crescer em qualquer zona climática é a madressilva de Berel.
História de criação
A variedade Berel surgiu graças ao trabalho de cientistas do Instituto de Pesquisa Científica de Horticultura da Sibéria. M. A. Lisavenko há mais de 40 anos. Os autores da variedade são os criadores I. P. Kalinina e Z. P. Zholobova. Ao criar esta cultura de baga, as seguintes formas parentais foram usadas: Altai 12-19 e uma mistura de pólen de três variedades. Em 1996, após muitos anos de testes com variedades, a madressilva foi inscrita no Registro Estadual da Federação Russa. A planta pode crescer em qualquer zona climática.
Descrição da variedade
O berel é um arbusto vigoroso caracterizado por uma copa de espalhamento médio puro, que atinge 130-150 cm de diâmetro.Em um ambiente favorável, a cultura de baga cresce até 1,7 metros de altura. O arbusto tem folhagem moderada com folhas verdes brilhantes, brotos retos rosa-esverdeados sem bordas, bem como um sistema radicular semelhante a uma árvore com um grande número de pequenos brotos.
O arbusto começa a florescer no meio - em maio. Nesta época, o arbusto compacto está densamente coberto por grandes flores rosa-brancas de cheiro incrível, atraindo insetos.
Características da fruta
A madressilva Berel representa uma classe de variedades de frutos grandes. Um arbusto adulto produz frutos que pesam 1,3-1,6 gramas. O fruto tem uma forma oval-oblonga com uma extremidade pontiaguda. A cor dos bagos na fase de maturação técnica é azul escuro e, quando amadurecem, tornam-se quase pretos. Na superfície das bagas, uma flor azulada semelhante a uma cera é perceptível. A casca dos bagos é de densidade média, com tuberosidade pronunciada. Os frutos são presos com firmeza, para que não se desintegrem mesmo quando maduros.
Ao contrário de outras variedades de madressilva comestível, as frutas Berel toleram bem o transporte e também podem ser armazenadas por um longo tempo sem perda de sabor e comercialização. A finalidade da madressilva é ampla - os frutos são consumidos frescos, porque sua composição é única, são transformados em conservas e compotas, bebidas. Além disso, as bagas são utilizadas na produção de corantes alimentares naturais e também são amplamente utilizadas na medicina alternativa (frutas e folhas). Não muito tempo atrás, um vinho interessante era feito a partir de frutos de madressilva.
Qualidades de sabor
O Berel é caracterizado pelo excelente sabor e boas qualidades comerciais. A polpa do fruto é tenra, carnuda, de densidade média, bastante sumarenta. O sabor é equilibrado - doce e azedo, complementado por um amargor sutil e picante. Uma característica das bagas é a composição da polpa, que inclui muitas vitaminas (vitamina C, A, beta-caroteno, riboflavina, tiamina).
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade tem maturação precoce. O arbusto de baga começa a frutificar a partir do 3º ano de vida. As bagas estão amadurecendo juntas - primeiro no topo, depois nos ramos inferiores. O pico de frutificação ocorre no final de junho - início de julho.Tendo cuidado o arbusto frutífero, o seu ciclo de vida pode durar cerca de meio século, metade do qual dá frutos em abundância.
Produção
A colheita da baga é famosa pelo seu bom rendimento. Com tecnologia agrícola adequada e condições favoráveis, 3-4 kg de bagas úteis podem ser colhidas de 1 arbusto por temporada. O cultivo de bagas para fins comerciais, a partir de 1 ha, em média, é colhido até 6,6 toneladas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A madressilva é autofértil, por isso é recomendável cuidar do plantio de arbustos polinizadores no local. A mais adequada e eficaz é a variedade Kamchadalka, bem como outras variedades de origem Kamchatka. Para obter bons rendimentos, você precisa plantar 3-4 arbustos de madressilva.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se plantar um arbusto de baga no outono - na primeira década de outubro. Residentes de verão experientes recomendam a compra de mudas com sistema radicular fechado. O melhor local para plantar será uma área onde os vegetais (pepinos ou rabanetes) já foram cultivados. A distância entre os plantios deve ser de pelo menos 150-170 cm.
A madressilva é despretensiosa no cuidado, portanto, o cuidado consiste em procedimentos padronizados - regar, alimentar, formar um arbusto, desbaste e poda sanitária dos galhos, medidas preventivas de proteção contra vírus e insetos, capina, afofamento e cobertura do solo, preparação para o frio .
O arbusto deve ser regado com moderação, mas regularmente, uma vez que a falta de umidade pode afetar negativamente o sabor - os frutos adquirem um amargor pronunciado. Os fertilizantes são aplicados a partir do terceiro ano de crescimento. Durante a estação, eles são alimentados três vezes - antes da estação de crescimento, após a floração, no final da frutificação. A planta reage muito bem à alimentação com um complexo orgânico.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade é declarada altamente resistente à maioria das doenças e vírus. O único perigo para a cultura são os pulgões, que se alimentam da seiva das folhas e dos rebentos. Com violações significativas das regras da tecnologia agrícola, a madressilva pode ser exposta à mancha marrom e cinza claro, bem como ao oídio.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da cultura da baga é excelente, então os arbustos adultos não precisam de abrigo durante o inverno. A madeira e os botões das folhas são capazes de suportar quedas de temperatura até -43 ... 45 graus, e rizomas e flores até -35. É característico que durante o período de floração os arbustos não tenham medo das geadas recorrentes da primavera, até -8 graus. Recomenda-se embrulhar com serapilheira apenas arbustos jovens plantados há 1-2 anos.
Requisitos de localização e solo
Os arbustos de madressilva que adoram luz, sol, calor e umidade moderada precisam escolher o lugar certo para crescer. O arbusto da baga cresce melhor em solos soltos, respiráveis, nutritivos e permeáveis à umidade. Os mais confortáveis são os solos franco-argilosos férteis, argilosos e arenosos. Os arbustos precisam de proteção contra ventos frios e correntes de ar.