- Autores: V.S. Ilyin, N.A. Ilyina (Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul)
- Tipo de crescimento: médio, vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Altura do arbusto, m: 1,6-2
- Escapes: espessura média, reta, pubescência medianamente pilosa, direção de crescimento do caule próximo à vertical
- Sai: grande, verde profundo, alongado, lanceolado
- Transportabilidade: Alto
- coroa: redondo, densidade média
- Tamanho da fruta: média
- Peso do fruto, g: 1,25-1,5
Distinguir madressilva comestível de não comestível é fácil. Os frutos não comestíveis são vermelhos e laranja, enquanto os pretos e azuis podem ser comidos. Existem muitas variedades de madressilva comestível agora. E você pode escolher não apenas uma variedade comestível, mas também uma variedade muito saborosa, por exemplo, uma variedade agridoce perfumada de Bazhovskaya, e plantá-la em seu site.
História de criação
O trabalho de criação de uma cultura foi realizado com base no Instituto de Pesquisas de Frutas e Batata dos Urais do Sul Nina Alekseevna e Vladimir Sergeevich Ilyins - criadores, autores de 80 variedades de groselha, groselha, madressilva, espinheiro e rosa mosqueta. A nova variedade foi obtida pelo cruzamento de variedades doces Kamchatka e produtivas de Altai. A variedade de madressilva Bazhovskaya é o orgulho dos criadores de Chelyabinsk.
Descrição da variedade
Bazhovskaya pertence a arbustos de propagação média que têm muitos brotos bem curvados. O arbusto pode atingir 1,5 m de altura ou mesmo crescer até 2 M. Os ramos jovens são ligeiramente pubescentes, são verdes ou roxos. As folhas são grandes, de cor verde escura, as placas das folhas estão localizadas de forma oposta no caule.
Características da fruta
Bagas azuis escuras são alongadas, sua superfície é acidentada. A fruta é bem grossa, um pouco parecida com um barril. A baga pesa 1,25-1,5 g, às vezes até 1,8 g.
Qualidades de sabor
A polpa do Bazhovskoy é suculenta, macia, tem um aroma agradável, não apresenta amargor. Os provadores deram a pontuação mais alta para as características de sabor: 4,8–5. Os frutos da composição têm muitas substâncias úteis: vitaminas, minerais. O teor de açúcar é de 7%.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação em uma safra começa 3-4 anos após o plantio, mas às vezes pode dar a primeira colheita no ano de plantio da muda. Os períodos de amadurecimento são médios. Frutifica anualmente, pode frutificar por 30 e às vezes 40 anos.
Produção
A cultura é considerada de alto rendimento. A produtividade média de um arbusto é de 1,5–2 kg. O rendimento máximo é de 3,0–3,5 kg por arbusto, ou 19 c / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é considerada autofértil; a polinização cruzada é necessária para que a cultura amadureça. Para isso, variedades de madressilva como Sineglazka, Amphora, Blue Spindle, Sorceress são ideais.
Crescendo e cuidando
A escolha de um território para o plantio de uma cultura é considerada um dos momentos mais importantes no cultivo da madressilva Bazhovskaya, porque em um lugar o mato vai crescer por pelo menos 20-25 anos. Portanto, é melhor se for um canto ensolarado no jardim, onde não haja rajadas de vento. A presença de sombra parcial é indesejável, o que reduz o rendimento.
É impossível localizar Bazhovskaya onde as águas subterrâneas correm a menos de um metro da superfície da Terra. A cultura não tem requisitos especiais de solo.Só não deve ser arenoso ou pantanoso. Se o solo for ácido no local, então a terra pode ser corrigida 1 mês antes do plantio.
A distância ideal entre os arbustos de madressilva em uma linha será de 1,5–2 m, e o espaçamento entre linhas - 2–2,5 m. Os arbustos não devem se fechar, pois isso levará ao espessamento das plantas e, consequentemente, a uma diminuição em rendimento.
A época certa para o plantio da madressilva Bazhovskaya é a primavera, depois que a neve derreteu, durante o período de expansão dos botões. Se o momento for perdido, o plantio é adiado para o período do outono, geralmente para os últimos 10 dias de setembro, para que as mudas tenham tempo de enraizar antes da primeira geada.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura é muito resistente ao inverno, podendo dar frutos mesmo após o inverno, quando as geadas caíam para -47 ° C. Foram registrados casos em que, após indicadores de temperatura mais baixa, espécimes individuais da madressilva descrita mantiveram a capacidade de dar frutos. Além disso, Bazhovskaya também é tolerante à seca.