- Autores: Z.P. Zholobova, I.P. Kalinina, L.I. Gostevskikh, G.A. Prishchepina, L.A. Khokhryakova, L.A. Bondarenko (NIISS com o nome de M.A.Lisavenko)
- Apareceu ao cruzar: polinização livre da variedade Selena de madressilva de Altai
- Ano de aprovação: 2005
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Altura do arbusto, m: 2
- Escapes: médio, reto, verde, pubescente
- Sai: lâmina foliar média, verde, pubescente média, fosca, coriácea
- Transportabilidade: Boa
- Flores: médio, de cor pálida
O veludo da madressilva é uma variedade incomum com caráter siberiano, apresentando rendimentos estáveis a cada ano. Apesar de a cultura dar frutos com bagas comestíveis, o arbusto também pode ser usado para fins decorativos. No entanto, o amargor presente no paladar não agrada a todos. Portanto, a planta não é para todos.
Descrição da variedade
O arbusto é vigoroso, atingindo 2 m de altura. A planta é compacta, com copa de espalhamento moderado e diâmetro de 1,5 m. Os rebentos são direitos. Nos caules jovens, a casca é lisa, de cor marrom-avermelhada. Gradualmente, o brilho é substituído por uma leve gota de cor cinza-esverdeada. A variedade possui um sistema radicular fibroso altamente ramificado, a profundidade de ocorrência é pequena.
O veludo possui características decorativas. Os caules são completamente cobertos por folhas verdes brilhantes, que mudam para uma tonalidade roxa no outono. A lâmina foliar é medianamente pubescente, oval, de tamanho médio. Antes de as flores desabrocharem, os botões lembram pequenas gotículas e, em seguida, pincéis volumosos de cor rosa pálido.
Características da fruta
Variedade de frutos grandes, o peso médio de uma baga é de 0,9-1,2 g. Formato oval alongado, com uma superfície irregular e uma ponta afiada. A pele é azul escura, com uma capa cerosa que dá brilho. No comprimento médio do caule, os frutos estão bem fixados, a separação é feita com dificuldade. Quando maduras, as bagas não se desintegram. As frutas mantêm o sabor e a apresentação por 7 a 10 dias se armazenadas em local fresco.
Qualidades de sabor
A polpa densa e suculenta tem um sabor agridoce agradável, a lembrar citrinos, com ligeiro amargor, sem aroma pronunciado. A variedade é avaliada com 4,5 em 5. Apesar de a planta ter um sabor equilibrado, muitos não gostam do amargor presente no retrogosto. Mas os frutos silvestres são ótimos para fazer recheios de confeitaria, geleias, compotas.
Amadurecimento e frutificação
Difere na maturidade precoce, com períodos de maturação intermediária. Com 2 anos de plantio, você já consegue a primeira colheita. A floração ocorre em maio, os frutos são colhidos no final de junho. O amadurecimento dos frutos é amigável, podendo ser colhidos de uma só vez.
Produção
É caracterizada por uma colheita anual estável, que praticamente não é afetada pelas condições climáticas. De um arbusto, você pode coletar de 1,9 a 2,5 kg ou 51 kg / ha.
Regiões em crescimento
As peculiaridades da variedade permitem cultivá-la praticamente em todo o país. O arbusto resistente à geada é comum nas regiões norte e noroeste. A planta despretensiosa atraiu jardineiros em regiões temperadas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A planta é autofértil.Portanto, é necessário plantar arbustos adicionais para a polinização. Quaisquer variedades com um período de floração semelhante são adequadas para isso.
Crescendo e cuidando
O importante para o cultivo bem-sucedido de Velvet é escolher um local adequado. Deve ser o mais ensolarado possível e protegido de correntes de ar, com águas subterrâneas profundas. A variedade prefere solo fértil com um nível de pH neutro.
Eles começam a plantar arbustos no final de agosto a outubro. Durante este tempo, a cultura terá tempo para criar raízes e hibernar com sucesso. O plantio de primavera é excluído devido ao fato de que a madressilva começa o fluxo de seiva precocemente. As mudas não enraizarão, ficarão para trás e podem ser suscetíveis a doenças.
Ao plantar, aderem a um esquema de 2 m entre plantas e 2,5 m entre linhas. É cavado um buraco de 50x40 cm de diâmetro, que é preparado com antecedência. O solo escavado do jardim é dividido em 2 partes. Uma parte é misturada com composto, cinza de madeira e superfosfato, a partir do qual é feito um monte em uma cova e colocada uma muda, endireitando cuidadosamente as raízes. O colar da raiz é aprofundado 5 cm abaixo do nível do solo. No final, o arbusto é regado abundantemente e o solo coberto com cobertura morta.
A madressilva precisa especialmente de umidade durante a floração e o amadurecimento dos frutos. Se durante o período de frutificação o arbusto ficar sem água, os frutos ficarão muito menores e azedos. Em média, uma planta adulta consome cerca de 30-40 litros de água.
Irrigado abundantemente perto do inverno. O solo úmido é mais lento para deixar o frio passar. É imperativo soltar e remover ervas daninhas do solo. É necessário processar o solo próximo ao tronco com muito cuidado, pois o sistema radicular está localizado próximo à superfície do solo.
Ao contrário de outras variedades, o Velvet não precisa de alimentação frequente. Após o plantio, a fertilização do solo começa no 3º ano de desenvolvimento. A cultura precisa de nutrição de primavera adicional na forma de nitrato de amônio. No inverno, a planta é alimentada com potássio e fósforo.
Resistência a doenças e pragas
O veludo praticamente não é afetado por doenças e pragas. Com tecnologia agrícola inadequada, as folhas podem ser afetadas por oídio e cercospora. Uma solução de sulfato de cobre lida eficazmente com a doença. Em climas secos e quentes, os pulgões atacam a folhagem. Os arbustos são borrifados com água com sabão.